Sobre a Revista

Foco e Escopo

ISSN 2359-232X

A Revista Brasileira de Iniciação Científica é uma publicação da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), que tem por objetivo promover a divulgação da produção acadêmica de alunos envolvidos em Progamas de Iniciação Científica.

A Revista tem como público-alvo alunos participantes de Programas de Iniciação Científica de instituições de ensino.

Mas também aceita trabalhos feitos por alunos de ensino técnico e de graduação, desde que orientados por professor

 
A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) passará a adotar a partir de 2021 a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Esta questão já vinha sendo analisada há algum tempo pelos editores, no sentido de agilizar a publicação dos artigos aprovados. Esperamos, que juntamente com outras medidas possamos elevar a nossa classificação perante o Qualis.

A publicação em fluxo contínuo é um tendência em revistas digitais e visa dar maior agilidade ao processo de publicação e difusão dos artigos aprovados.

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material, o que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações

 
 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista tem como público-alvo alunos participantes de Programas de Iniciação Científica de instituições de ensino.

Mas também aceita trabalhos feitos por alunos de ensino técnico e de graduação, desde que orientados por professor

A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) passará a adotar a partir de 2021 a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Esta questão já vinha sendo analisada há algum tempo pelos editores, no sentido de agilizar a publicação dos artigos aprovados. Esperamos, que juntamente com outras medidas possamos elevar a nossa classificação perante o Qualis.

A publicação em fluxo contínuo é um tendência em revistas digitais e visa dar maior agilidade ao processo de publicação e difusão dos artigos aprovados.

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material, o que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações

Os artigos encaminhados para a Revista Brasileira de Iniciação Científica serão avaliados por dois membros do Conselho Editorial e por três consultores ad hoc através do sistema double blind review, não sendo conhecidos os autores dos trabalhos, bem como os avaliadores em nenhuma fase da avaliação. Ao Conselho é reservado o direito de sugerir aos autores ajustes nos textos avaliados; de recusar qualquer artigo ou trabalho que julgar inadequado para a veiculação, bem como o direito de publicação exclusiva dos textos aprovados. Os trabalhos serão avaliados e julgados quanto a sua relevância, inovação, clareza na linguagem, profundidade da pesquisa e sua contribuição para a evolução da ciência; lembrando que o conteúdo dos textos, as opiniões e conceitos emitidos são de inteira responsabilidade dos autores.

 

Diretrizes para submissão

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final.

O número total de autores é quatro, incluindo o professor/orientador. 

Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. 
 
Todos os autores do artigo devem ser identificados no ato da submissão. Em NENHUMA hipótese serão acrescentados nomes após o início da avaliação. A inclusão ou exclusão de autores depois da primeira submissão é motivo para rejeição e arquivamento do artigo .
 
Será respeitado o prazo de 12 meses  para que seja publicado outro artigo do mesmo autor.  

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A RIBC não cobra taxas e não há cobrança de custos de processamento de artigos e envio de artigos (taxas de processamento de artigos (APCs) / cobranças de envio de artigos). 

 

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

 

ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução. 

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.

É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP. 

 

RESOLUÇÃO Nº 510, 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde

Art. 1 o Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Parágrafo único.

Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP:

I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados;

II – pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011;

 III – pesquisa que utilize informações de domínio público;

 IV - pesquisa censitária;

V - pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual;

VI - pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica;

VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;

VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.

  • 1 Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP;
  • 2 Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP.

 

 

Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.

A revista utiliza o programa CopySpider.

A Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.