Dossiê “Ensino de Física no Brasil e nos países Iberoamericanos”

O “Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior - FoPeTec/IFSP Itapetininga” e o “Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM)/Unioeste/Cascavel/PR” estão organizando um dossiê na Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn).

O artigo pode ser em coautoria, com no máximo 4 autores.

Todos os trabalhos devem ser enviados pelo sistema do periódico

O link para a revista e dossiê é:

Em resumo, o título dossiê é “Ensino de Física no Brasil e nos países Iberoamericanos”. O prazo limite para submissão de artigos (via sistema da revista) é 15 de dezembro de 2024, com previsão de publicação para  março de 2025. Os temas sugeridos para os artigos giram em torno de:

Ø  formação e a ação de professores de Física;

Ø  metodologias de ensino de Física;

Ø  currículo e políticas públicas no ensino de Física;

Ø  estado da área no ensino de Física.

Organizadores:

Dr. Alexandre Shigunov Neto - Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga

Dra. Dulce Maria Strieder - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Me. Queli Ghilardi Cancian - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Chamada de Artigos:Educação inclusiva e Ensino de Ciências"

Os grupos de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS) /DTP/Universidade Estadual de Maringá”, “Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Inclusão em Educação (GEPPIE)/DTP/Universidade Estadual de Maringá” e  “Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec)/IFSP Itapetininga” estão organizando um dossiê intitulado “Educação inclusiva e Ensino de Ciências” para a Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) (Qualis B1 - ISSN: 2675-4258).

Convidamos pesquisadores a submeterem artigos que reflitam sobre as práticas pedagógicas e os processos formativos dos docentes da área de conhecimento de Educação em Ciências que contemplem os princípios de uma Educação Inclusiva.

O artigo pode ser escrito em coautoria, com no máximo 4 autores, sendo pelo menos um dos autores com titulação de Doutorado. Todos os trabalhos devem ser enviados pelo sistema do periódico. O prazo limite para submissão de artigos (via sistema da revista) é 15 de fevereiro de 2025, com previsão de publicação para julho de 2025.

Os temas sugeridos para os artigos podem contemplar: 1) História e perspectivas da formação dos professores de Educação em Ciências para a Educação Inclusiva; 2) Metodologias e práticas pedagógicas na Educação Inclusiva; 3) Currículo e políticas públicas na e para a Educação Inclusiva; dentre outras temáticas vinculadas à proposta do dossiê.

O link para a revista e dossiê é:

Organizadores:

Profa. Dra. Solange Franci Raimundo Yaegashi