O "Jardim da Ciência" como contexto de educação e investigação interdisciplinar

Uma trajetória para a Smart Knowledge Garden

Autores

  • Suliane Porto Universidade de Aveiro
  • Valentina Piacentini Universidade de Aveiro
  • Rui Vieira Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Educação formal e não formal. Unidade/Centro de investigação em educação. Interdisciplinaridade. Crianças/Alunos. Formação de professores

Resumo

Em um mundo cada vez mais volátil é fulcral uma abordagem holística do conhecimento que contemple a reconceitualização dos espaços de ensino e aprendizagem. Os avanços do “Smart Knowledge Garden” (SKG) – projeto de uma unidade de investigação em educação que funciona como ambiente aberto e integrado de investigação, formação e disseminação – vão neste sentido. Destaca-se o processo de reconfiguração do “Jardim da Ciência” (JC) – espaço de educação não formal em ciências – numa perspetiva interdisciplinar. Apresentam-se um exemplo de atividade interdisciplinar e relativo guião, ações de articulação de cursos do ensino superior, assim como propostas de estudos futuros, para o SKG-JC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suliane Porto, Universidade de Aveiro

Mestra em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica. Afiliação: Universidade de Aveiro, CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7402-5217.

Valentina Piacentini, Universidade de Aveiro

Licenciada em Biologia (“La Sapienza”, Roma) e Doutorada em Educação. Afiliação: Universidade de Aveiro, CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8075-8169.

Rui Vieira, Universidade de Aveiro

Professor Associado com Agregação. Doutorado em Educação, Didática das Ciências. Afiliação: Universidade de Aveiro, CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0610-6896.

Referências

ARAÚJO E SÁ, M. H.; AMBRÓSIO, S. (org.). (H)À educação: rubricas de 2018. 1ª edição. Aveiro: UA Editora, 2019.

ARAÚJO E SÁ, M. H.; AMBRÓSIO, S. (org.). (H)À educação: rubricas de 2019. 1ª edição. Aveiro: UA Editora, 2019.

ARAÚJO E SÁ, M. H.; AMBRÓSIO, S. (org.). (H)À educação: rubricas de 2020. 1ª edição. Aveiro: UA Editora, 2021.

CLEMENTE, M. R. Paisagem Linguística Urbana: o caso de Aveiro e sua relevância educativa. Dissertação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Aveiro, Portugal, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/22801. Acedido em 10 fev. 2023.

GONÇALVES, N. M. S. Recursos didácticos de cariz CTS para a educação não-formal em ciências. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências no 1.º ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro, Portugal, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/1389. Acedido em 10 fev. 2023.

LARANJEIRO, D. Open Education Smart Campus – technological development of an educational platform. In: 2022 INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIEE), 2022, Coimbra. Portugal: Conference Proceedings IEE, 2022, p. 1-4, DOI: https://doi.org/10.1109/SIIE56031.2022.9982359.

MARTINS, G. d’O. et al. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral da Educação, 2017. Disponível online em: http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. Acedido em 20 fev. 2023.

MARTINS, I. et al. Jardim da Ciência - para uma cultura científica nos primeiros anos de escolaridade. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2007, Vila Real. Portugal: Actas UTAD, 2007, p. 391-394. Disponível em: https://blogs.ua.pt/isabelpmartins/bibliografia/Atas_nac_28_jardim_da_ciencia_2007.pdf. Acedido em 13 fev. 2023.

MENESES, A.; GUO, M.; TORRES, R.; SANTOS, S. Proposta de percurso da sustentabilidade do Smart Knowledge Garden: criando conexões entre espaços e disciplinas. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO, 2022, Leiria. Portugal: Livro de atas do VI ENJIE, 2022, p. 72-81. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/7746/4/VI_ENGIE_DOI.pdf#page=74. Acedido em 28 fev. 2023.

NOGUEIRA, S. R. M. Exploração matemática de módulos interativos de ciências: um estudo de caso no "Jardim da Ciência" em articulação com a sala de aula com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Dissertação (Doutoramento em Didáctica e Formação) - Universidade de Aveiro, Portugal, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/13814. Acedido em 15 fev. 2023.

NSANZUMUHIRE, S.; GROOT, W. Context perspective on University-Industry Collaboration processes: A systematic review of literature. Journal of Cleaner Production, v. 258, 120861, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.120861.

OLIVEIRA, D.; RODRIGUES, A. V. Centro Integrado de Educação em Ciências: Um conceito inovador de ensino formal e não formal de ciências. Revista APEduC Journal, v.1, n. 1, p. 72–86, 2020. Disponível em: https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/61. Acedido em 15 fev. 2023.

ORION, N. A model for the development and implementation of field trips as an integral part of the science curriculum. School Science and Mathematics, v. 93, n. 6, p. 325-31, 1993.

PIACENTINI, V.; SIMÕES, A. R.; VIEIRA, R. M. Abordagem holística no sistema educativo português para desenvolver a(s) Literacia(s) das Ciências integradas com o Inglês. Indagatio Didactica, Portugal, v. 8, n. 1, p. 1975-1992, 2016. DOI: https://dx.doi.org/10.34624/id.v8i1.12417.

PIACENTINI, V.; SIMÕES, A. R.; VIEIRA, R. M. What students tell teachers about practices that integrate Subjects with English in a lower secondary school in Portugal. e-TEALS, v. 9, s. 1, p. 57-76, 2018. DOI: https://doi.org/10.2478/eteals-2018-0013.

POMBO, O. Epistemologia da Interdisciplinaridade. Ideação – Revista do Centro de Educação e Letras, v. 10, n. 1, p. 9-40, 2008. DOI: https://doi.org/10.48075/ri.v10i1.4141.

RODRIGUES, A. V. Perspetiva Integrada de Educação em Ciências: Da teoria à prática. Aveiro: UA Editora, 2016.

TRESS, B.; TRESS, G.; FRY, G.. Defining concepts and the process of knowledge production in integrative research. In: TRESS; TRESS; FRY; OPDAM. From landscape research to landscape planning: Aspects of Integration, Education and Application. Wageningen UR Frontis Series: Springer, 2005, p. 13-26.

VIEIRA, R. M. et al. Explorando o jardim da ciência: ÁGUA - Guião Didático para Professores. Aveiro: Universidade de Aveiro, CIDTFF, 2011.

VIEIRA, R. M.; PEREIRA, S.; COSTA, A.S. Explorando o jardim da ciência: LUZ - Guião Didático para Professores. Aveiro: Universidade de Aveiro, CIDTFF, 2011.

VIEIRA, R. M.; RAMOS, D.K.; BROIETTI, F. C.D. Professional Development of Higher Education Teachers: An Agenda for its Sustainability in Brazil and Portugal. In: GUERRA; FRANCO; SEABRA. Sustainable pedagogical research in higher education: The political, institutional and financial challenges. Oxfordshire, UK: Routledge, 2021, p. 101-112.

VIEIRA, R. M.; SÁ, P.; GONÇALVES, N. Explorando o jardim da ciência: FORÇAS E MOVIMENTO - Guião Didático para Professores. Aveiro: Universidade de Aveiro, CIDTFF, 2011.

Downloads

Publicado

2023-03-20

Como Citar

PORTO, S.; PIACENTINI, V.; VIEIRA, R. O "Jardim da Ciência" como contexto de educação e investigação interdisciplinar: Uma trajetória para a Smart Knowledge Garden. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023005, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/904. Acesso em: 29 mar. 2024.