Formación Profesional en Salud y Prácticas Integrativas y Complementarias

Autores/as

  • Sheila Karina Lüders Meza Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciana Oliveira de Fariña Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dartel Ferrari de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palabras clave:

Política Nacional de Prácticas Integrativas y Complementarias. Enseñanza universitaria. Universidades públicas.

Resumen

El creciente panorama de interés por las Prácticas Integrativas y Complementarias de Salud (PICS) en Brasil es observado en las más diversas áreas del conocimiento, incluida la educación en Ciencias de la Salud. Las PICS están compuestas por recursos terapéuticos reconocidos por la Organización Mundial de la Salud y que aportan una gran importancia, cuyo enfoque es humanizado, de autoconocimiento, integrado con la naturaleza, para promover el equilibrio entre cuerpo, mente y espíritu. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo identificar cursos universitarios en el área de la salud, en Instituciones Públicas de Educación Superior del estado de Paraná, que aborden las técnicas reconocidas en la Política Nacional de Prácticas Integrativas y Complementarias vigentes en Brasil. A partir de la evaluación de investigaciones científicas y documentales, presentamos aproches que apoyan y promueven reflexiones sobre la inclusión de las PICS en los cursos universitarios en Ciencias de la Salud, que cumplen con lo establecido por directrices sobre salud en Brasil.

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Biografía del autor/a

Sheila Karina Lüders Meza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Farmácia Bioquímica. Especialista em Acupuntura. Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desde 2001, no Curso de Farmácia. Atua como responsável técnico da Farmácia Escola da Unioeste, desde 2003. Realiza atendimento clínico na área de Práticas Integrativas e Complementares, desde 2008. Áreas de interesse: Educação em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7194-5149

Luciana Oliveira de Fariña, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico CNPq – DT2 (2024-2027). Técnico em Laticínios. Graduação em Farmácia. Mestrado. Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professora associado nível C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE do curso de Farmácia (desde 2002). Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE Campus Marechal Cândido Rondon, de caráter interdisciplinar. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão (2013-2015). Coordenadora do Programa ALFA III (2012-2015) Universidades Estratégicas para o Desenvolvimento Regional Sustentável envolvendo países da América Latina e da Comunidade Europeia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5466-4887

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Fisioterapia. Doutorado em Medicina Preventiva. Mestre em Engenharia Biomédica. Residência de Fisioterapia Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos: CEP-Unioeste.  Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3633-9458

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Física. Mestrado em Educação. Doutorado em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, atuando na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) da UNIOESTE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e cultura científica. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4495-6664

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Publicado

2024-05-28

Cómo citar

MEZA, S. K. L.; FARIÑA, L. O. de; LIMA, D. F. de; STRIEDER, D. M. Formación Profesional en Salud y Prácticas Integrativas y Complementarias . Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024004, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1684. Acesso em: 3 jul. 2024.