Producciones lúdicas en la enseñanza de las ciencias

una mirada a las ponencias de la VIII a la XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)

Autores/as

  • Julien Berry Minerbo Universidade de São Paulo
  • Michel Pereira Campos Silva Universidade de São Paulo
  • Valéria Dias Silva Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Actividad Lúdica. Ludicidad. Motivación. Investigación Cualitativa.

Resumen

Presentamos los resultados de un estudio exploratorio sobre el juego, consistente en una investigación bibliográfica realizada en cinco ediciones de la ENPEC. El objetivo fue sistematizar los conceptos de juego presentados; los tipos de actividades consideradas lúdicas; los niveles de enseñanza enfocados y las contribuciones a los procesos de enseñanza y aprendizaje. El análisis de contenido realizado sobre 38 trabajos seleccionados reveló que el término lúdico, ludicidad o actividad lúdica aparecía sin definición conceptual en 28 de ellos. En nueve trabajos, lo lúdico aparecía como una característica intrínseca de los recursos o sujetos. La ludicidad como experiencia subjetiva interna del sujeto sólo apareció una vez. El 53% de los estudios estaban dirigidos a secundaria y la motivación era la principal contribución que se esperaba del juego, seguida del significado, el desarrollo de habilidades sociales y la comprensión de contenidos conceptuales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julien Berry Minerbo, Universidade de São Paulo

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente é mestrando em Ensino de Ciências – PIEC/USP. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-5148-1726

Michel Pereira Campos Silva, Universidade de São Paulo

Licenciado em Física pelo IFSP. Mestre em Ensino de Astronomia pelo IAG/USP. Doutorando em Ensino de Física pelo PIEC/USP. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0208-4944

Valéria Dias Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação para a Ciência pela UNESP. Docente da Universidade de São Paulo e orientadora no PIEC/USP. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8786-5642

Citas

BARBOSA, Márlon Herbert Flora. O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BROUGÈRE, Gilles. Des jeux et des sociétés. Sciences du jeu, Villetaneuse, n. 14, 2021.

BROUGÈRE, Gilles. Lúdico na educação: novas perspectivas. Tradução: Antônio Villar Marques Sá. Linhas Críticas, Brasília, v. 8, n. 14, jan./jun. 2002.

CAMPANINI, B. D.; ROCHA, M. B. Ciência e Arte: contribuições do teatro científico para o ensino de ciências em atas do ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

CAMPANINI, B. D.; ROCHA, M. B. O uso do teatro na formação de professores para trabalhar questões científicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

CASANOVA, M. P.; ALVES, J. M. Teatro e Ciências: a aprendizagem como produção de sentidos subjetivos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

CRESPO, L. C.; GIACOMINI, R. As atividades lúdicas no ensino de química: uma revisão da revista química nova na escola e das reuniões anuais da sociedade brasileira de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

CUNHA, A. L. R. S.; ALVES, J. M. Ludicidade e subjetividade em pesquisas no ensino de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

EIRAS, W. C. S. A Brincadeira na Educação em Ciências no Ensino Fundamental: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

FARIA, R. L.; SHUVARTZ, M. Possibilidades lúdicas em um espaço de educação não formal. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

FERNANDES, H. L.; GUERRA, V. T.; SAITO, R. M. Histórias em Quadrinhos e Formação de Professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

FERREIRA, K. A. A.; GIRALDI, P. M. Histórias em quadrinhos e ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

FERREIRA, Mariane Grando. O lúdico no ensino de ciências e sua inserção no livro didático para os anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática). Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.

FLOR, T. O. et al. Uma revisão integrativa sobre o uso do cinema no ensino de ciências e saúde. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

FONSECA, C. V.; CARDOSO, K. A. Jogos didáticos e pesquisa em ensino de Ciências da Natureza: estudo documental em edições do ENPEC (2007-2015). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

FREITAS, M. R. V. et al. Importância da categorização dos erros no processo de ensino e aprendizagem de reações orgânicas a partir do uso de jogo didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOI, M. E. J.; ELLENSOHN, R. M. Experimentação e Jogos Lúdicos na formação continuada de professores de Ciências da Natureza. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

GUIMARÃES, R. S.; SILVA, C. S. As implicações do Teatro Científico como prática educativa na perspectiva da educação não formal. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

GURGEL, Ivã. Reflexões Político-Curriculares sobre a Importância da História das Ciências no Contexto da Crise da Modernidade. Cad. Bras. Ens. Fís., Florianópolis, v. 37, n. 2, p. 333–350, 2020.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida [org.]. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 8.ed., São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras no Brasil. Espacios en blanco, Buenos Aires, v. 24, p. 81–105, 2014.

LEITE, M. R. V. et al. Histórias em Quadrinhos para abordar a História e Filosofia da Ciência: uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC e ENEQ. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

LOPES, Conceição. Design de ludicidade. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 25-46, 2014, jul./dez. 2014.

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, 2014, jul./dez. 2014.

LUPETTI, K. O. Teatro e divulgação científica: encontro ciência em cena. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

LUPINETTI, J. M.; OLIVEIRA, A. M. A música como Metodologia de Ensino: Uma análise de 2009 à 2017 dos anais do Enpec. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

MACEDO, Rodolfo Alves. O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem. ID on Line, Crato, v. 14, n. 52, 2020.

MEDEIROS, D. M. S.; HAYDU, V. B. TICs e a função da gamificação na Educação em Ciências a partir de uma visão analítico- comportamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

MELLO, R. V. M.; ARAUJO NETO, W. N. Cinema e Educação: Diálogos entre a Linguagem Cinematográfica e o Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. Ludicidade na Perspectiva Sociocultural: Contribuições para o Ensino e a Aprendizagem dos Conceitos Científicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

MESTANZA, Paulo Enrique Cuevas. Desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de Bioquímica. Dissertação (Mestrado em Bioquímica). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

MINEIRO, Márcia; D’ÁVILA, Cristina. Ludicidade: compreensões conceituais de pós-graduandos em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v.45, e208494, p. 1-21, 2019.

MORAES, Maria Cândida. Ludicidade e transdisciplinaridade. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 47-72, jul./dez. 2014.

MORAES, F. A.; SOARES, M. H. F. B. Jogos no Ensino de Biologia: uma análise sobre os trabalhos presentes no ENPEC (1997-2015). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

NASCIMENTO, L. G.; MOURA, F. S.; FREITAS, L. M. O ensino de biologia através de jogos didáticos nas teses e dissertações nacionais (2005-2014). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

NUNES, F. R.; RODRIGUES, A. Q.; PEDREIRA, A. J. A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências da Natureza por professores da rede pública do DF. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

OJA-PERSICHETO, Aline Juliana. Perspectivas lúdicas para o ensino de Ciências no início da Educação Fundamental. Doxa: Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, v. 19, n. 2, p. 355-370, jul./dez. 2017.

PASSOU, A. S. et al. Fatores que influenciam na utilização de filmes como recurso didático pelos docentes de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

PINHEIRO, A. R.; CARDOSO, S. P. O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia. Rio de Janeiro, v. 3, n. 1. p. 57-76, jan./abr. 2020.

REZENDE, F. A. M.; SOARES, M. H. F. B. Jogos no ensino de Química: um estudo sobre a presença/ausência de teorias de ensino e aprendizagem à luz do V Epistemológico de Gowin. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

REZENDE, M. P. D.; SOARES, M. H. F. B. Elaboração de jogos de biologia por estudantes do ensino médio: O favorecimento do ambiente lúdico à interação aluno/professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

ROCHA, J.; GOIS, J. Aproximações entre as concepções de jogos e a Teoria da Ação Mediada no Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

SANTOS, J. J. A. et al. Jogos digitais no contexto escolar: percepção dos estudantes sobre jogo e o ato de jogar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

SANTOS, V. J. R. M.; GARCIA, R. N. A pesquisa sobre o uso dos quadrinhos no ensino das Ciências da Natureza apresentadas nos ENPECs de 1997 a 2015. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

SILVA, L. A et al. Uso dos Jogos digitais em disciplinas científicas do nível superior: teorias e argumentos para sua implementação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

SILVA, R. M. L; et al. Ludicidade e Ciência: Produção e Divulgação de Jogos Sobre Ciências em um Espaço de Ensino Não-Formal. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

SILVA, T. M. F.; MESQUITA, N. A. S. O uso de jogos em contexto de Educação a Distância: caracterização do lúdico digital. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

SOUZA, I.. B. S.; SIMÕES NETO, J. E. Análise de Tendências sobre a Utilização da Música como Recurso Didático no Ensino de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

SOUZA FILHO, L. A.; LAGE, D. A. O ensino lúdico nas Atas do VII-XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

VALLE, L. A.; FLÔR, C. C.; MENEZES, P. H. D. A música, a poesia e o teatro no contexto da educação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

VIDOTTO, T.; SOUZA, R. F.; ANDRADE, M. A. B. S. Jogo didático e Estratégias Evolutivamente Estáveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

VIEIRA, E. F.; ABIB, M. L. V. S. Histórias em Quadrinhos e Formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

WIPPEL, M.; GEBARA, M. J. F. Ciência e Arte: Uma pesquisa bibliográfica nas Atas do ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2024-10-11

Cómo citar

BERRY MINERBO, J.; PEREIRA CAMPOS SILVA, M.; DIAS SILVA, V. Producciones lúdicas en la enseñanza de las ciencias: una mirada a las ponencias de la VIII a la XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024016, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1738. Acesso em: 21 nov. 2024.