Diálogo entre saberes no Ensino de Ciências

Astronomia Cultural e Educação Científica Humanizadora na formação de estudantes da Pedagogia

Autores

  • Queli Ghilardi Cancian UNIOESTE
  • Deisiane De Toni Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Elza Mesquita Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal
  • Vitor Gonçalves Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança (CIEB –IPB)

Palavras-chave:

Astronomia Cultural. Educação Científica Humanizadora. Ensino de Ciências. Pedagogia.

Resumo

A valorização do saber tradicional indígena consiste, em primeira instância, no reconhecimento do seu valor social. Assim, o ensino de ciências, pautado na abordagem da Educação Científica Humanizadora, fundamentada essencialmente pelo ideário de Paulo Freire, consiste na promoção da formação reflexiva do futuro docente. Consequentemente, este estudo procura responder ao seguinte questionamento: Como é que doze estudantes de pedagogia, no ano de 2023, perceberam e diferenciaram a abordagem do saber científico e do saber tradicional indígena?  Como objetivo, se estabeleceu a investigação da eficácia da Sequência de Ensino Investigativo, embasada pela Educação Científica Humanizadora, pautada na abordagem da Astronomia Cultural. Trata-se de um estudo de caso que partiu de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, exploratória-descritiva, para analisar e discutir os dados coletados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram insights significativos, considerando a integração dos saberes indígenas no Ensino de Ciências, destacando a necessidade de um ensino que transcenda as barreiras disciplinares e valorize as culturas locais. 

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Biografia do Autor

Queli Ghilardi Cancian, UNIOESTE

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011), Bacharela em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2018), Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2022) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Doutoranda e pesquisadora em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (2021). Estágio doutoral (doutorado sandwich -PDSE), pelo Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (2024). Professora no Curso de Pedagogia e na Pós-graduação lato sensu no ensino de ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6135-1432

Deisiane De Toni Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Adventista Paranaense (FAP). Integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM - UNIOESTE), Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Qualidade da Água (GPEAgua - UNIOESTE) e Grupo de Pesquisa em Etnomatemática Indígena (GPEIND) da Universidade Federal da Grande Dourados - MS. Pesquisa e tem afinidade com as seguintes temáticas: Ensino em Ciências Naturais para Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e Superior, Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica que atuam com Ciências Naturais e Educação Escolar Indígena relacionada com a disciplina de Ciências Naturais. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-8113-8891

Elza Mesquita, Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal

Ph.D. em Estudos da Criança, pós-doutoramento em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica) e mestrado em ciências da educação. Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação e Supervisão do Instituto Politécnico de Bragança. Diretor do curso de licenciatura em Ensino Básico (2013-2021). Subcoordenador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) (2018-2021) e membro integrado do CIEB (2018-...). Membro da equipa dos seguintes projetos: “Projeto Piloto – Prevenir para melhorar Bragança” (2018-2021); “Bilinguismo e interculturalidade na fronteira entre Espanha e Portugal” (2021-2022); “As vozes das famílias e das crianças em situação de vulnerabilidade social e económica” (2022-2023); “Formação digital para jovens trabalhadores de ONG para se tornarem moderadores de apoio à deficiência para jovens com deficiência” (DISmode) (2023-2025); "Melhorar as competências de digitalização de professores recentes e futuros através do desenvolvimento de formação avançada em design instrucional de formação digital" (IM-PRO-IN-DE) (2023-2026). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5986-0839

Vitor Gonçalves, Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança (CIEB –IPB)

É professor coordenador no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). É doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2007), mestre em Tecnologia Multimédia (2002) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e licenciado em Informática de Gestão (1998) pela Universidade do Minho. Atualmente é investigador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB-IPB-Portugal), onde é sub-coordenador. É também membro colaborador do grupo de investigação da Universidade de Salamanca EDUDIG-USAL-Espanha, CI-ISCE-Portugal, GPITIC-Brasil e GPISEC-Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0645-6776

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

GHILARDI CANCIAN, Q.; DE TONI ALVES, D.; MESQUITA, E.; GONÇALVES, V. Diálogo entre saberes no Ensino de Ciências: Astronomia Cultural e Educação Científica Humanizadora na formação de estudantes da Pedagogia. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024006, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1749. Acesso em: 21 nov. 2024.