Práticas pedagógicas inclusivas utilizadas com alunos com Transtorno do Espectro Autista
uma análise dos trabalhos apresentados no XVI EDUCERE (2023)
Palavras-chave:
Autismo; XVI Educere; Educação Especial; Inclusão Escolar; PUC/PR.Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por alterações no neurodesenvolvimento infantil, com prejuízo na comunicação, interações sociais e comportamento. Nesse sentido, este estudo objetivou investigar o que tem sido produzido sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes com TEA. Para tanto, foram analisados os trabalhos publicados nos anais XVI Educere (2023). Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo. Verificou-se que, no total, há 60 trabalhos disponibilizados nos anais do eixo pesquisado, dos quais nove deles (15%) compõem o presente texto. Dos nove trabalhos analisados, cinco (55,6%) tratam de questões da educação infantil, três (33,3%) são sobre os anos iniciais do ensino fundamental e um (11,1%) se refere ao TEA no ensino superior. Os resultados mostram que nas publicações sobre TEA, foram encontradas as seguintes temáticas: estimulação precoce da linguagem, comunicação e interação social; inclusão escolar de crianças com TEA; a importância da contação de histórias para o neurodesenvolvimento infantil atípico; tecnologias assistivas e estratégias pedagógicas inclusivas para crianças com TEA; alfabetização de crianças com TEA; e, o estudante com TEA no ensino superior, dentre outros. Concluiu-se que os estudos sobre práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes com TEA ainda são escassos no Brasil, especialmente quando voltados para o ensino médio e ensino superior. Ademais, não foram encontrados estudos específicos que envolvam conteúdos de matemática e ciências. Todavia, essas lacunas existentes indicam espaços nos quais será possível ampliar as investigações.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-5. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5.ed. Porto Alegre: ARTMED.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 abr. 2024.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf´. Acesso em: 15 abr. 2024.
BRASIL. Resolução nº. 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação especial, Brasília: MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 28 jul. 2024.
BUENO, Sávio.; STREIECHEN, Eliziane Manosso; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro. Inclusão de crianças com transtorno do espectro autista: a contação de histórias como alternativa. Anais Educere 2023. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 19 fev. 2024.
CAMPOS. Eri Cristina dos Anjos. A importância da interação social na educação infantil para o neurodesenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista-TEA. Anais Educere 2023. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 19 fev. 2024.
CORDEIRO, Irismar de Fátima.; UJIIE, Nájela Tavares. Retrato do transtorno do espectro autista na educação infantil na base Scielo: uma revisão de literatura. Anais Educere 2023. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 19 fev. 2024.
DOMINGUES, Pamela.; SILVA, Sandra Salete de Camargo.; BUENO, Sávio. A inclusão da criança do transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil. Anais Educere 2023. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 19 fev. 2024.
GOMES, Bárbara Couto. Tecnologia assistiva na educação inclusiva: uso de aplicativo para
um aluno com TEA. Anais Educere 2023. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 19 fev. 2024.
GONÇALVES, Claudia Cristine Souza Appel.; GONÇALVES, Alex Oleandro. Transtorno do espectro autista (TEA): estratégias pedagógicas inclusivas. Anais Educere 2023. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 19 fev. 2024.
LEAL, Daniela.; MARTINS, Ângela Karina.; DAVILA, Cintia de Souza Klein. Significando as práticas pedagógicas adotadas na escola regular para crianças com TEA. Anais Educere 2023. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 19 fev. 2024.
OLIVEIRA, Lucilia Vernaschi de.; ABRANTES, Terezinha dos Anjos. Estudantes com TEA no ensino superior: o que dizem as pesquisas stricto sensu presentes na Capes? Anais Educere 2023. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 19 fev. 2024.
SCOS, Josemary.; SMANIOTTO, Giselle Cristina. Transtorno do espectro autista (TEA) e o processo de alfabetização. Anais Educere 2023. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 19 fev. 2024.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Michael Cole et. al. (et al). Tradução de José Cipolla Netto, Luiz Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.