Proposta de Dossiês

Diretrizes para Dossiê temático

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) pretende, com a publicação de dossiês temáticos, reunir pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação e/ou áreas afins do país e pesquisadores internacionais que realizem pesquisas no campo da Formação de Professores.

Cada dossiê temático, visando ao atendimento da política da Revista, deverá seguir as seguintes diretrizes gerais.

A proposta inicial do dossiê deverá conter um título, ementa, com justificativa da pertinência científica para a educação brasileira e a temática da formação de professores, ser organizado por três pesquisadores vinculados a diferentes Programas de Pós-Graduação da área de Educação ou Ensino.

As propostas devem ser encaminhadas para avaliação dos editores da RIFP shigunov.ifsp.edu@gmail.com com o título “Dossiê temático RIFP”, cabendo, unicamente, a eles as decisões sobre o assunto.

Apresentar, no mínimo, dez e no máximo quinze artigos.

Os artigos deverão apresentar diversidade regional e serem todos resultantes de pesquisa sobre a temática da Formação de Professores, sendo, pelo menos, um dos artigos de autoria de pesquisador estrangeiro.

Os artigos devem, obrigatoriamente, ser de Programas de Pós-Graduação diferentes, sendo que do total de artigos de cada Dossiê apenas 2 artigos podem ser oriundos do mesmo Programa.  

Cada artigo deverá ter no máximo 3 autores, sendo um deles, obrigatoriamente, docente de Programa de Pós-Graduação em Educação e/ou Ensino.

Os artigos deverão guardar estreita relação com a temática do dossiê de modo a contribuir para o aprofundamento do tema.

Todos os artigos deverão ser escritos segundo as Diretrizes para Submissão da RIFP.

Serão aceitos artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Artigos escritos em espanhol ou inglês deverão, obrigatoriamente, ser de pesquisadores naturais desses países.