Sobre a Revista

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A RIFP não cobra taxas e não há cobrança de custos de processamento de artigos e envio de artigos (taxas de processamento de artigos (APCs) / cobranças de envio de artigos). 

 

Periodicidade de publicação

A RIFP adota a publicação em fluxo contínuo 

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

 

Foco e Escopo

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) tem como foco a divulgação de pesquisas, relatos de experiência, estudos de caso, teóricos e bibliométricos que tratem de Formação de Professores, seja inicial, continuada e/ou em atividade.

A RIFP publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos após submissão são, inicialmente, avaliados quanto ao enquadramento ao escopo da RIFP, o cadastro completo dos autores, as normas e diretrizes informados nas diretrizes aos autores e pela verificação de plágio. Caso não correspondam às diretrizes para submissão, os manuscritos são devolvidos, indicando-se as solicitações requeridas. Essa triagem é realizada pelos editores do periódico. Nosso prazo médio para esta tarefa é de 15 dias, dependendo do fluxo de artigos submetidos à RIFP.

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em duas etapas de avaliação. A primeira por membros do Conselho Consultivo Nacional e a segunda por membros do Conselho Científico Nacional ou Internacional, especialistas na temática do artigo. Na primeira, são avaliados os seguintes itens: adequação ao formato; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito no template do periódico; resumos em inglês, espanhol e português; números de páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo. Para esta segunda etapa o tempo médio é de 1 mês.

Na segunda etapa de avaliação, o artigo é distribuído aos membros do Conselho Científico Nacional ou Internacional, respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, 3 meses.

No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.

O processo de avaliação pode ter várias rodadas de avaliação, conforme as avaliações dos pareceristas e correções realizadas pelos autores.

Os artigos que forem para a segunda etapa podem ser:

  • Rejeitados. A rejeição sugerida pelos avaliadores será baseada na análise do conteúdo, com foco na metodologia e na validade dos dados, devendo também considerar a originalidade. 
  •  Aceitos para publicação. Quando existem apenas pequenas correções que não precisem de outras rodadas de avaliação.
  • Aceitos com modificações. Os artigos aprovados com modificações serão reencaminhados aos autores com as considerações dos revisores. Após as correções, o autor reenvia o artigo à revista para verificação do editor e dos revisores, caso estes últimos assim determinarem. 

Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos aprovados ficam então disponíveis para publicação em ordem de sequência.

A Revista Internacional de Formação de Professores aceita a submissão de artigos de estudantes de mestrado e doutorado, sempre que o manuscrito vier assinado por um/a professor/a doutor/a.

 

Qualis/CAPES

Qualis/CAPES (Avaliação Preliminar)/Evaluation (2017-2018)) A4

ISSN Título Área de Avaliação Classificação
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) EDUCAÇÃO A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) EDUCAÇÃO FÍSICA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) ENFERMAGEM A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) ENSINO A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) GEOGRAFIA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) HISTÓRIA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) INTERDISCIPLINAR A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) LINGUíSTICA E LITERATURA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) QUÍMICA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) SOCIOLOGIA A4

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor"
  2. O texto está formatado segundo modelo disponível no site da Revista Internacional de Formação de Professores.
  3. O arquivo submetido está em *.doc, *. O arquivo não está em PDF.
  4. A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em:http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 18. dez. 2015.
  5. Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Formação de Professores e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.
  6. Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.
  7. O artigo possui no máximo 3 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado
  8. ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

    O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

    De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução. 

    A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.

    É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP. 

  9. A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista

  10. A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor

  11. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.
  12. Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal
  13. É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados.
  14. Seção Resenha: submissão e publicação somente via convite dos editores

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

 

ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

RESOLUÇÃO Nº 510, 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde

Art. 1 o Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Parágrafo único.

Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP:

I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados;

II – pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011;

 III – pesquisa que utilize informações de domínio público;

 IV - pesquisa censitária;

V - pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual;

VI - pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica;

VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;

VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.

  • 1 Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP;
  • 2 Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP.

 

 Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.

A revista utiliza o programa CopySpider.

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.

 

Política de Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015