Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está fonte Times New Roman tamanho 12, com espaço entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado, recuo da primeira linha do parágrafo de 1,25cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A Revista publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês.
  • Cada artigo pode ter no máximo três autores, sendo que pelo menos um deles deve possuir o título de doutor(a).
  • Os autores deverão submeter seus artigos somente no formato disponibilizado no site da Revista Internacional de Formação de Professores, no cabeçalho da página MODELO DE ARTIGO. Artigos que forem submetidos fora do modelo serão arquivados.

  • PREENCHIMENTO DOS METADADOS DE SUBMISSÃO

    Ao se cadastrar e submeter o manuscrito, solicitamos atenção para o preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos três idiomas na revista (português / inglês /espanhol), os dados desses idiomas deverão também ser preenchidos nestes idiomas.
    Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.
    Não colocar o texto em caixa alta, bem como as palavras-chave.
    Adicione informações adicionais para sua submissão, no caso as palavras-chave. Pressione 'Enter' depois de cada termo.
    Os metadados e exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:
    o Título: Se o título do livro começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA.

    o Resumo: Incluir o resumo em português e inglês com até 100 palavras.

    o Área do Conhecimento*: Insira a área de conhecimento da temática (Educação).

    o Palavras-chave*: Inclua até 5 palavras-chave. Inicial de cada uma em maiúsculo (Separadas. Por. Ponto. Máximo. Cinco.).

    o Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Ex.: FAPESP – Processo n.2020/000000).
  • A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em:http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 18. dez. 2015.
  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Formação de Professores e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.
  • Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.
  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista
  • A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.
  • Os autores deverão realizar ou providenciar uma acurada revisão gramatical do artigo no idioma, bem como a normalização das citações e referências bibliográficas, que deverão ser atestadas por meio do envio de uma declaração digitalizada (como documento suplementar), de acordo com o modelo de declaração de revisão e declaração de normalização, disponível em Diretrizes para Autores.
  • A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.
  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.
  • ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

    O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

    De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução. 

    A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.

    É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP. 

    É obrigatório incluir em documentos suplementares o documento de aprovação da pesquisa pelo CEP.


    RESOLUÇÃO Nº 510, 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde

    Art. 1 o Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Parágrafo único.

    Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP:

    I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados;

    II – pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011;

     III – pesquisa que utilize informações de domínio público;

     IV - pesquisa censitária;

    V - pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual;

    VI - pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica;

    VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;

    VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.

    1 Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP;
    2 Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP.
  • É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados. 

    Importante frisar que os autores devem incluir o orcid com a seguinte configuração
    https://orcid.org/0000-0000-0000-0000

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

  • O arquivo submetido está em *.doc, *. O arquivo não está em PDF.

 

 

  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Formação de Professores e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.

 

  • Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.

 

  • O artigo possui no máximo 3 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado.

 

  • O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

 

  • A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

 

  • A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.

 

  • Os autores deverão realizar ou providenciar uma acurada revisão gramatical do artigo no idioma, bem como a normalização das citações e referências bibliográficas, que deverão ser atestadas por meio do envio de uma declaração digitalizada (como documento suplementar), de acordo com este modelo de declaração revisão  e declaração de normalização
  • A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

 

  • É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados.

 

  • Seção Resenha: submissão e publicação somente via convite dos editores.

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

 

ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

 

 Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.

A revista utiliza o programa CopySpider.

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.

 

Artigos

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