Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submeter um original para publicação, é essencial que o autor proponente esteja cadastrado com papel de autor. Isso pode ser feito clicando na aba "página do usuário" e, em seguida, em "editar meu perfil".
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O sistema não está enviando comprovante de submissão. Os editores, em hipótese alguma, emitem declarações e/ou certificados de submissão ou aprovação de trabalhos. Favor não insistir!
  • O texto está fonte Times New Roman tamanho 12, com espaço entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado, recuo da primeira linha do parágrafo de 1,25cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  • É expressamente proibido alterar a formatação do template, sob pena de arquivamento da submissão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A Revista publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês.
  • Cada artigo pode ter no máximo três autores, sendo que pelo menos um deles deve possuir o título de doutor(a).
  • Os autores deverão submeter seus artigos somente no formato disponibilizado no site da Revista Internacional de Formação de Professores, no cabeçalho da página MODELO DE ARTIGO. Artigos que forem submetidos fora do modelo serão arquivados.

  • PREENCHIMENTO DOS METADADOS DE SUBMISSÃO

    Ao se cadastrar e submeter o manuscrito, solicitamos atenção para o preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos três idiomas na revista (português / inglês /espanhol), os dados desses idiomas deverão também ser preenchidos nestes idiomas.
    Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.
    Não colocar o texto em caixa alta, bem como as palavras-chave.
    Adicione informações adicionais para sua submissão, no caso as palavras-chave. Pressione 'Enter' depois de cada termo.
    Os metadados e exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:
    o Título: Se o título do livro começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA.

    o Resumo: Incluir o resumo em português e inglês com até 100 palavras.

    o Área do Conhecimento*: Insira a área de conhecimento da temática (Educação).

    o Palavras-chave*: Inclua até 5 palavras-chave. Inicial de cada uma em maiúsculo (Separadas. Por. Ponto. Máximo. Cinco.).

    o Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Ex.: FAPESP – Processo n.2020/000000).
  • A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em:http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 18. dez. 2015.
  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Formação de Professores e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.
  • Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.
  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista
  • A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.
  • A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.
  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.
  • ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

    O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

    De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução. 

    A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.

    É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP. 

    É obrigatório incluir em documentos suplementares o documento de aprovação da pesquisa pelo CEP.


  • É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados. 

    Importante frisar que os autores devem incluir o orcid com a seguinte configuração
    https://orcid.org/0000-0000-0000-0000
  • Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados, em qualquer idioma, deverão arcar com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação. O artigo após aprovação deverá ter revisão profissional ortográfica, gramatical e de normas da ABNT realizada por profissional de revisão e formação em Letras, e ser inserido em documento suplementar (para baixar o modelo, clique aqui).
    (para baixar o modelo, https://docs.google.com/document/d/1ylrQqGtqxaMU1lcVZQISeDuSQHBz7W2L/edit?usp=sharing&ouid=109818212586345770808&rtpof=true&sd=true
  • O tamanho do artigo, contado a partir do primeiro título de seção até a última palavra da última seção, deve estar entre 4000 e 7000 palavras. Na contagem não entram as referências.
  • É proibido utilizar referências nas considerações finais do texto
  • ATENÇÃO. O sistema está com problemas e não está enviando nova senha. Por isso guarde bem seus dados de acesso, pois se perder terá que criar um novo cadastro utilizando outro login e email.
  • Obrigatório incluir declaração de que o artigo é inédito e que não está em avaliação por nenhum outro periódico, livro e anais de congresso. Todos os autores deverão assinar declaração, por meio de assinatura em meio digital a partir da conta gov.br
  • OS AUTORES DEVEM AVALIAR 1 ARTIGO NO ANO SUBSEQUENTE AO MOMENTO DA SUBMISSÃO. EM "COMENTÁRIOS AO EDITOR" OS AUTORES DEVEM INFORMAR QUE SE COMPROMETEM A AVALIAR ARTIGO QUANDO SOLICITADO.

Diretrizes para Autores

Artigo discute algumas questões importantes sobre a ética nas pesquisas da área de Educação e Ensino

O artigo “Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo professor Ivan Fortunato e pelo coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Publicado na seção temática "Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica", no vol. 41 (2023) da revista Horizontes (Webqualis/CAPES A2); trata-se de um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação, avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

Aborda o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino, mencionando a importância basilar da Resolução CNS 510/2016. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em  relação  às  suas  pesquisas  com  seres  humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta  de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não  há  o  cuidado  da  submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação  dos  registros  de consentimento e  assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos  de  técnicas  estatísticas. Quanto aos periódicos, há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.
Os autores são editores dos periódicos do IFSP, campus de Itapetininga, os quais adotam o sistema CEP/CONEP como condição indispensável para submissão de artigos que envolvam pesquisas com seres humanos. 

 

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

  • O texto está formatado segundo modelo disponível no site da Revista Internacional de Formação de Professores. 
  • A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) tem como foco a divulgação de pesquisas que tratem de Formação de Professores, seja inicial, continuada e/ou em atividade. Não aceitamos artigos das áreas de Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática

 

  • O arquivo submetido está em *.doc, *. Proibido enviar arquivo em PDF.

 

 

  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Formação de Professores e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.

 

  • Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.

 

  • O artigo possui no máximo 3 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado.

 

  • O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

 

  • A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

 

  • A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.

 

  • A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

 

  • É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados.

 

  • Seção Resenha: submissão e publicação somente via convite dos editores.

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

 

ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

 

 Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.

A revista utiliza o programa CopySpider.

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.