https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/issue/feedRevista Internacional de Formação de Professores2025-04-09T00:42:53+00:00Alexandre Shigunov Netoshigunov@ifsp.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) é uma publicação de fluxo contínuo da Coordenaria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), que tem por objetivo estimular e promover a produção e a veiculação do conhecimento produzido na área de Formação de Professores por pesquisadores nacionais e internacionais.</p> <p>A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) adota a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. </p> <p>A Revista aceita artigos em português, espanhol e inglês. </p> <h3>Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2017-2020) A4</h3>https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/2246Pedagogia Histórico-Crítica e progressão acadêmica: contribuições de um grupo de estudos (2018-2022) 2025-04-09T00:42:53+00:00Lilian Késia Muniz de Souzalilian.munizks@gmail.comAna Paula Vitaliannavitali@hotmail.comSolange Franci Raimundo Yaegashisolangefry@gmail.com<p>Este artigo discute o impacto da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) na formação acadêmica de membros de um grupo de estudos do Paraná, Brasil. O estudo objetivou investigar como os princípios e práticas da PHC influenciam a formação e o aperfeiçoamento profissional dos participantes. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se em uma abordagem bibliográfica e documental, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que a PHC contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia intelectual e o engajamento acadêmico dos integrantes do grupo. Além disso, a participação contínua no grupo de estudos mostrou-se essencial para a construção de uma base teórica sólida e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. O estudo evidenciou que a PHC desempenha um papel central no crescimento acadêmico e profissional dos participantes, incentivando-os à busca contínua por novos conhecimentos.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Formação de Professoreshttps://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/2217Os programas de formação docente são eficazes?2025-03-27T12:30:30+00:00Christian Boyerapprentissage@me.comSteve Bissonnettesteve.bissonnette@teluq.ca<p>O estudo compara a eficácia dos programas de formação docente longos e curtos diante da escassez de professores. Algumas pesquisas questionam a superioridade dos programas longos, apontando a falta de avaliação de seu impacto e a presença de mitos pedagógicos. Estudos sugerem que programas curtos podem ser tão eficazes quanto, se não mais, com base no desempenho dos alunos. Os autores pedem uma avaliação rigorosa de todos os programas de formação docente e o abandono de equívocos educacionais.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Formação de Professoreshttps://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/2157Revisão Integrativa sobre Ensino de Psicologia na Formação Inicial Docente no Brasil2025-02-18T14:59:15+00:00Pablo Mateus dos Santos Jacinto pablo.jacinto@Uesb.edu.brHellen Mara Moreira Cardosohellenmmarac@gmail.com<p>A psicologia educacional influenciou a formação docente no Brasil desde as Escolas Normais, passando pela regulamentação profissional em 1962 e os currículos das licenciaturas atuais. Este estudo busca compreender as contribuições da psicologia na formação inicial docente, analisando disciplinas e conteúdos psicológicos nas licenciaturas. Utilizou-se uma revisão integrativa qualitativa, com estudos publicados entre 2013 e 2023 nas bases Periódicos Capes e Scielo. Após critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 estudos, com análise temática realizada nos softwares Parsifal e MaxQDA. Os resultados destacam as contribuições da psicologia em aspectos teóricos e metodológicos, com teorias como Vigotski, Piaget e Rogers, que aprofundam a compreensão do desenvolvimento humano, aprendizagem e diversidade cultural. Questões como bullying e altas habilidades ilustram a relevância psicológica nos desafios educacionais. Apesar de avanços, persiste o debate sobre seu papel emancipatório ou utilitarista na educação.</p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Formação de Professoreshttps://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1942Formação continuada de professores pós-pandemia de covid-192024-11-18T14:48:02+00:00Manuel Bandeira dos Santos Netomanuel.bandeira@uece.brEliane de Jesus Araujoelianejesusdearaujo@gmail.com<p>Este estudo aborda a importância da formação inicial e continuada de professores, com o objetivo de analisar as evidências deixadas pela crise pandêmica da COVID-19 e discutir de que forma elas podem auxiliar no processo de formação continuada no contexto pós-pandemia. Nesse viés, para responder à questão central desta pesquisa, a saber: como as evidências deixadas pela crise pandêmica da COVID-19 podem contribuir para o aprimoramento da formação continuada de professores no pós-pandemia? Realizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica com análise das publicações entre 2020 e 2022 que discutem os impactos da pandemia na educação. O estudo conclui que, apesar dos desafios enfrentados durante o ensino remoto, a pandemia também proporcionou oportunidades de aprendizado sobre tecnologias educacionais, as quais podem ser incorporadas nas práticas pedagógicas. A pesquisa oferece contribuições para repensar a formação de professores no pós-pandemia, com ênfase no desenvolvimento de práticas formativas flexíveis e adaptáveis, preparadas para os desafios da educação contemporânea.</p>2025-01-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Formação de Professores