https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/issue/feedRevista Internacional de Formação de Professores2025-02-18T14:59:15+00:00Alexandre Shigunov Netoshigunov@ifsp.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) é uma publicação de fluxo contínuo da Coordenaria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), que tem por objetivo estimular e promover a produção e a veiculação do conhecimento produzido na área de Formação de Professores por pesquisadores nacionais e internacionais.</p> <p>A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) adota a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. </p> <p>A Revista aceita artigos em português, espanhol e inglês. </p> <h3>Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2017-2020) A4</h3>https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/2157Revisão Integrativa sobre Ensino de Psicologia na Formação Inicial Docente no Brasil2025-02-18T14:59:15+00:00Pablo Mateus dos Santos Jacinto pablo.jacinto@Uesb.edu.brHellen Mara Moreira Cardosohellenmmarac@gmail.com<p>A psicologia educacional influenciou a formação docente no Brasil desde as Escolas Normais, passando pela regulamentação profissional em 1962 e os currículos das licenciaturas atuais. Este estudo busca compreender as contribuições da psicologia na formação inicial docente, analisando disciplinas e conteúdos psicológicos nas licenciaturas. Utilizou-se uma revisão integrativa qualitativa, com estudos publicados entre 2013 e 2023 nas bases Periódicos Capes e Scielo. Após critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 estudos, com análise temática realizada nos softwares Parsifal e MaxQDA. Os resultados destacam as contribuições da psicologia em aspectos teóricos e metodológicos, com teorias como Vigotski, Piaget e Rogers, que aprofundam a compreensão do desenvolvimento humano, aprendizagem e diversidade cultural. Questões como bullying e altas habilidades ilustram a relevância psicológica nos desafios educacionais. Apesar de avanços, persiste o debate sobre seu papel emancipatório ou utilitarista na educação.</p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Formação de Professoreshttps://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1942Formação continuada de professores pós-pandemia de covid-192024-11-18T14:48:02+00:00Manuel Bandeira dos Santos Netomanuel.bandeira@uece.brEliane de Jesus Araujoelianejesusdearaujo@gmail.com<p>Este estudo aborda a importância da formação inicial e continuada de professores, com o objetivo de analisar as evidências deixadas pela crise pandêmica da COVID-19 e discutir de que forma elas podem auxiliar no processo de formação continuada no contexto pós-pandemia. Nesse viés, para responder à questão central desta pesquisa, a saber: como as evidências deixadas pela crise pandêmica da COVID-19 podem contribuir para o aprimoramento da formação continuada de professores no pós-pandemia? Realizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica com análise das publicações entre 2020 e 2022 que discutem os impactos da pandemia na educação. O estudo conclui que, apesar dos desafios enfrentados durante o ensino remoto, a pandemia também proporcionou oportunidades de aprendizado sobre tecnologias educacionais, as quais podem ser incorporadas nas práticas pedagógicas. A pesquisa oferece contribuições para repensar a formação de professores no pós-pandemia, com ênfase no desenvolvimento de práticas formativas flexíveis e adaptáveis, preparadas para os desafios da educação contemporânea.</p>2025-01-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Formação de Professores