The biographical dimension in continuing teacher education

transformations and complexities

Authors

  • Guilherme José Senem Universidade da Região de Joinville
  • Allan Henrique Gomes Universidade da Região de Joinville
  • Gabriela Kunz Silveira Universidade da Região de Joinville

Keywords:

Biography. Life story. Teacher education. Psychology. Identity.

Abstract

The aim of this article is to understand how teachers relate to their memories, signifying and shaping their experiences, building an awareness of themselves and their learning throughout their life journey and formation, through the processes of biographical reflection. To this end, it delved into relevant concepts through a literature review and analyzed interviews conducted as part of the PERFORMA project. The interviews are part of a collection made up of audio recordings and written narratives from a project that carries out formative courses with public school teachers. The non-chronological nature of the narratives is highlighted, as is the potential link produced by biographical activity, the temporality of memory and the formative nature of biographical narrative as a tool in teacher education. We conclude that the biographical dimension in continuing teacher education is a useful tool for understanding various aspects of teachers' lives, and also contributes as a formative tool.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Guilherme José Senem, Universidade da Região de Joinville

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Participante do grupo de pesquisa PERFORMA vinculado ao Núcleo de pesquisa em Educação, Política e Subjetividades (NEPS) desde 2021. PTem experiência em História, com ênfase em memória e biografias. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-2666-2029

Allan Henrique Gomes, Universidade da Região de Joinville

Doutor em Psicologia. Graduado em Psicologia. Professor Adjunto na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) na graduação em psicologia e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE). Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Política e Subjetividades (NEPS) e membro do projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão Percursos Formativos Docentes e Discentes na Rede de Educação Básica (PERFORMA). Membro do GT ANPED Psicologia da Educação e GT ANPEPP Psicologia, estética e arte. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5366-8600

Gabriela Kunz Silveira, Universidade da Região de Joinville

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social e Institucional. Professora adjunta no curso de Psicologia da UNIVILLE. Coordenadora do projeto integrado ensino, pesquisa e extensão PERFORMA (Percursos de formação e trabalho docente no campo da desigualdade social). Integra o Núcleo de pesquisa em educação, política e subjetividades (NEPS/ UNIVILLE). Supervisora de estágios clínicos de psicologia, de clínica estendida e licenciatura em psicologia. Principais interesses: clínica ampliada, análise institucional, formação de professores e relações entre psicologia, psicanálise, educação e práticas sociais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2481-4450

References

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FERREIRA, Márcia Santos. Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2016, v.1, p. 29-50.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BOCK, Ana Mercês Bahia. A psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz; BÔAS, Lúcia Villas. Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epidêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018, v.1, p. 65-81.

CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In: LANE, Silvia T. M.; CODO, Wanderley (orgs). Psicologia Social: O homem em movimento. 8.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

DELORY-MOMBERGER, Christine. As histórias de vida. Da invenção de si ao projeto de formação. Natal: UFRN; Porto Alegre: PUCRS; Salvador: UNEB, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

FLORES, Maria Assunção. A formação de professores e a construção da identidade profissional. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SIMÃO, Ana Margarida Vieira da Veiga. Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, p. 93-111.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: UFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan-abr. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 26 out. 2023.

LIMA, Aluísio Ferreira de. Dependência de drogas e psicologia social: um estudo sobre o sentido das oficinas terapêuticas e o uso de drogas a partir da teoria de identidade. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 20, n. 1, pp. 91-101, abr. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000100010. Acesso em: 17 jun. 2021.

LIMA, Aluísio Ferreira de. História oral e narrativas de história de vida: a vida dos outros como material de pesquisa. In: LIMA, Aluísio Ferreira de; JUNIOR, Nadir Lara. Metodologias de pesquisa em psicologia social crítica. 1. cap. Porto Alegre: Editora Sulina, 2014.

LOWENTHAL, David.; HADDAD, Lúcia.; MALUF, Mariana. COMO CONHECEMOS O PASSADO. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 17, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11110. Acesso em: 29 jul. 2024.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 03 jun. 2022.

PEREIRA, Marcos Villela. Sobre histórias de vida e autoformação: um enfoque ético e estético. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.) (Auto)Biografia e Formação Humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, p. 123-138.

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte.; CAMARGO, Jaqueline Almeida.; GOMES, Allan Henrique. Percursos formativos na educação: experiências estéticas, memórias e narrativas. Dialogia, São Paulo, n. 41, p. 1-15, e21215, maio/ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5585/41.2022.21215. Acesso em: 9 set. 2022.

PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

SANTOS, Juliana Testoni dos. Professoras atuantes no atendimento educacional especializado e suas histórias de vida: um estudo sobre identidade docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2016.

SILVA, Daniele Nunes Henrique; SIRGADO, Angel Pino; TAVIRA, Larissa Vasques. Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 32, n. 88, p. 263–283, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002. Acesso em: 9 set. 2022

TENÓRIO, Jeferson. Professores: a última trincheira contra a barbárie. GaúchaZH, Porto Alegre, 23 dez. 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/jeferson-tenorio/noticia/2020/12/professores-a-ultima-trincheira-contra-a-barbarie-ckj0hh86u0003019w09ct3rfk.html. Acesso em: 21 nov. 2021.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes (org.). Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil. São Paulo: Edições Vértice, 1988.

Published

2024-09-23

How to Cite

SENEM, G. J.; GOMES, A. H.; KUNZ SILVEIRA, G. The biographical dimension in continuing teacher education: transformations and complexities. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024015, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1639. Acesso em: 21 nov. 2024.