Education in Mozambique

trends in training teachers in natural sciences and mathematic

Authors

  • Damasco Rocha Mateus Chalenga Universidade Ruvoma
  • Emília Maria José Guiraguira Academia Militar Marechal Samora Machel
  • Vital de Melo Lopes Napapacha Universidade Rovuma
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Keywords:

Natural sciences and mathematic. Education in Mozambique. Teacher training.

Abstract

The aim of this text is to reflect on education in Mozambique and the process of training teachers in natural sciences and mathematics. This is a review of literature and official documents. It was found that education in Mozambique has undergone reforms since colonial times, to respond to contextual dynamics. Teacher training was characterized by the coexistence of models that could respond to the challenges that the education system faced. Although Mozambique has gone through several training models, with an increase in the number of teachers, there is a low level of knowledge that has been debated since the colonial era.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Damasco Rocha Mateus Chalenga, Universidade Ruvoma

Doutorando em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Mestre em Energia e Meio Ambiente. Professor da Universidade Rovuma, em Niassa, Moçambique. Coordenador do Sector de Pesquisa e Publicação na UniRovuma. Atualmente realiza Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5708-9187

Emília Maria José Guiraguira, Academia Militar Marechal Samora Machel

Doutoranda em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Mestre em Educação/Ensino de Matemática. Professora da Academia Militar Marechal Samora Machel, Nampula, Moçambique. Atualmente realiza Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID:  https://orcid.org/0009-0001-7404-4220

Vital de Melo Lopes Napapacha, Universidade Rovuma

Doutorando em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Mestre em Educação/Ensino de Informática. Professor da Universidade Rovuma, em Niassa, Moçambique. Atualmente realiza Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1168-229X

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerai. Doutor em Educação. Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Professor Visitante na Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Rovuma, em Moçambique. Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1514-6961

References

AGIBO, Júlio Miguel. Formação de professores para o ensino básico em Moçambique: análise do modelo de formação 10ͣ + 1 ano. Caso dos Institutos de Formação de Professores da Província de Nampula (2007-2016). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista. Marília, 2017.

ÁRABE, Domingos; UAME, Francisco.; TEIMOSO, Agostinho Rosário; JOÃO, António dos Santos; GOMUNDANHE, Almeida Meque. Análise da evolução do sistema educativo em Moçambique: reformas, características, constrangimentos e desafios. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14265, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14265.

BAVO, Názia Anita Cardoso Nhongo; COELHO, Orquídea. A educação de populações indígenas em Moçambique: do Período Colonial ao início da Era Pós-Independência. Revista Brasileira de História da Educação, [s. l.], v. 22, p. 1–28, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e219

BECA, Sandra Aurora Armindo. Os fundamentos de mudança de modelos de formação de professores do ensino básico em Moçambique. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), v. 3, n. 2, p. 286-301, jul./dez, 2023.

BONDE, Rui Amadeu. Políticas públicas de educação e qualidade de ensino em Moçambique. Revista Brasileira de Ergonomia, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 10, 2016. Disponível em: http://www.abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/view/106.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de Análise de Conteúdo: Ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 set/out;57(5):611-4. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/wBbjs9fZBDrM3c3x4bDd3rc/?format=pdf

FAGILDE, Sarifa Abdul Magide. Professor: a luz para um novo paradigma na Educação Matemática (Moçambique). Revista Educação e Humanidades, v V, n. 1. 2024. p. 81-101. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14144/9037

GASPERINI, Lavinia. Moçambique : educação e desenvolvimento rural. [s. l.], Edizioni Lavoro/Iscos, p. 1–10, 1989. Disponível em: https://www.iese.ac.mz/lib/PPI/IESE-PPI/pastas/governacao/educacao/ artigos _cientificos_imprensa/ah66.pdf.

INDE. Plano Curricular do Curso de Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos. 1ª Edição, 2019.

MINEDH. Plano Estratégico de edudação 2020-2029. MINEDH. Maputo, Maio de 2020.

MINEDH. Relatório do Estudo Holístico da Situação do Professor em Moçambique. Edição: MINEDH. Maputo, 2017.

MAZULA, Brazao. Educacao, cultura e ideologia em mocambique: 1975-1985 (em busca de fundamentos filosofico-antropologicos). 1993. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

MOCAMBIQUE. Lei 6/92 de 6 de Maio. Boletim da Republica: Sistema Nacional da Educação. [s. l.], v. I SÉRIE, n. Decreto Lei 28/95 de 17 de Julho, p. Número 28, 1992.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 4/83 de 23 de março de 1983. Aprova a Lei do Sistema Nacional de Educação e define os princípios fundamentais na sua aplicação. Publicada no Boletim da República, II SÉRIE- Número 12.1983a.

MOÇAMBIQUE. Lei no 18/2018 de 28 de dezembro. Estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Educação na República de Moçambique, 2018b.

MUGIME, Santa Miguel Júlio; MAPEZUANE, Mahalambe Feliciano; COSSA, José; LEITE, Carlinda. Estudos sobre formação inicial de professores em Moçambique e sua relação com as políticas de formação de professores (2012-2017). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 27 (149), 2019. https://doi.org/10.14507/epaa.27.4250.

NIVAGARA, Daniel Daniel. A contribuição da prática na formação inicial de professores: uma análise a partir da formação de professores primários em Moçambique. Revista Educação e Humanidades, v. I, n. 1. 2020, p. 371-420.

NIQUICE, Adriano Fanicela. Formação de professores primários: construção do currículo. Maputo: Texto Editores, 2005.

QUIMUENHE, Ancha. História da educação moçambicana no seculo XX: lei 4/83 e 6/92 do sistema nacional de educação. Revista Científica de Educação, [S. l.], v. 3, p. e019011, 2018. Disponível em: https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/31.

SAÚTE, Alda Romão. Escola de Halilitação de Professores Indígenas Losé Cabral, Manhiça-Alvor: subsídios para o estudo da formação da elite instruida em Moçambique (1926-1974). Maputo, PROMÉDIA, 2004.

Published

2024-06-14

How to Cite

CHALENGA, D. R. M.; GUIRAGUIRA, E. M. J.; NAPAPACHA, V. de M. L.; NUNES, C. P. Education in Mozambique: trends in training teachers in natural sciences and mathematic. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024009, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1694. Acesso em: 21 nov. 2024.