Challenging opposite disorder in the early years of elementary school I

some notes

Authors

  • Maria Helena Sgargetta-Cardoso Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM

Keywords:

Defiant Opposition Disorder. Diagnosis. Pedagogical practices

Abstract

This study aimed to analyze the didactic-pedagogical challenges in relation to the insertion of students with Oppositional Defiant Disorder (ODD) in the common classroom, in the early years of Elementary School I. For that, we supported the analysis of documents related to public policies, studies carried out by scholars in the area and, in a semi-structured interview carried out with a teacher and an educational advisor who work with a student with ODD, which were analyzed. The categorization of the responses given by the research subjects was carried out through content analysis, which comprises the pre-analysis phase, material exploration and treatment of results. The results showed that the inclusion of the disorder in inclusive public policies is essential, as education professionals still feel unprepared to deal with this specificity in the classroom, so the student does not have their needs met, denoting that research is essential to provide greater awareness of the topic in order to better support pedagogical interventions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Helena Sgargetta-Cardoso, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Especialista em Educação Especial e Transtorno Global do desenvolvimento e Artes - Técnicas e Procedimentos pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1326-9418

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0436-6718

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

References

AGOSTINI, V. L. M. L; SANTOS, W. D. V. dos. Transtorno Desafiador de Oposição e

suas comorbidades: um desafio da infância à adolescência. Psicologia. pt., Porto, Portugal, p. 1-30, 2018. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1175.pdf . Acesso em: 10 out. 2022.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de

Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRAGA, J. C. F. et al. Trastorno desafiador opositor (TDO) considerando as relações

família/escola. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, Málaga, Espanha, out. 2019.

Disponível em: https://www.eumed.net/rev/cccss/2019/10/trastorno-desafiador-opositor.html.

Acesso em: 05 dez. 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil:

promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no

394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação Inclusiva: a

fundamentação filosófica / coordenação geral SEESP/MEC; organização Maria Salete Fábio

Aranha. Brasília: 2004. 28 p. 2004. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/fundamentacaofilosofica.pdf. Acesso: 20 fev.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: 2008a. Disponível

em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 21 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 30 dez. 2022.

CAPONI, S. N. Dispositivos de segurança, psiquiatria e prevenção da criminalidade: o

TOD e a noção de criança perigosa. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 27, n. 2, p. 298-

, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v27n2/1984-0470-sausoc-27-02-

pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (DUDH). Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: http://www.ouvidoria.defensoriapublica.pr.gov.br/arquivos/File/Legislacao/declaracao.pdf . Acesso em: 25 out. 2022.

DECLARAÇÃO DE JOMTIEN. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas

de aprendizagem. Aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos.

Jomtien, Tailândia - 5 a 9 de março de 1990. Disponível em:

https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-

de-jomtien-1990. Acesso em: 23 out. 2022.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre princípios, política e práticas na área das

necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 10 de junho de 1994.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 06

fev. 2022.

DECLARAÇÃO DE GUATEMALA. Convenção interamericana para a eliminação de

todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência.

Aprovado pelo Conselho Permanente da OEA, na sessão realizada em 26 de maio de 1999.

Promulgada no Brasil pelo Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/guatemala.pdf. Acesso em: 06 fev. 2022.

GREVET, E. H. et al. Transtorno de oposição e desafio e transtorno de conduta:

os desfechos no TDAH em adultos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v.56, supl 1, p. 34-38, 2007. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/r6ch5vnP8pYZVMCMR3ST4QM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2022.

MONTEIRO, F. M. M; MELO, L. L. M. de. Transtorno Opositor Desafiador e processo de

ensino aprendizagem: um grande desafio. In: Congresso Brasileiro sobre 18 Letramento

e Dificuldades de Aprendizagem, 2, 2018, Campina Grande. Anais II CONBRALE. Campina

Grande: Realize, 2018, s/p. Disponível em:

https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43615. Acesso em: 19 out. 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. ICD-11 Reference Guide. Genebra: OMS, 2019. Disponível em inglês em: https://icd.who.int/browse11/l-m/en. Acesso em 27 dez. 2022.

PARANÁ. Instrução nº 016/2011 – SEED/SUED. Estabelece critérios para o atendimento

educacional especializado em Sala de Recursos Multifuncional Tipo I, na Educação Básica –

área da deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do

desenvolvimento e transtornos funcionais específicos. Secretaria de Estado da Educação.

Superintendência da Educação. Curitiba: 2011. Disponível em:

http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-

/Instrucao162011.pdf. Acesso em: 21 nov. 2012.

PAULO, M. M. de; RONDINA, R. C. Os principais fatores que contribuem para o

aparecimento e evolução do Transtorno Desafiador Opositor (TDO). Revista Científica

Eletrônica de Psicologia, Garça, n. 14, s/p, mai. 2010. Disponível em:

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/115154. Acesso em: 10 dez. 2022.

RODRIGUES, A. P. N; LIMA, C. A. de. A história da pessoa com deficiência e da

educação especial em tempos de inclusão. Revista Interritórios, Caruaru, v. 3, n. 5, p. 21-

, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/234432.

Acesso em: 05 mar. 2022.

SERRA-PENHEIRO, M. A. et al. Transtorno desafiador de oposição: uma revisão de

correlatos neurobiológicos e ambientais, comorbidades, tratamento e prognóstico.

Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 273-276, 2004. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/rbp/v26n4/a13v26n4.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.

SILVA, T. C. G. da. Transtorno Opositor Desafiador - como enfrentar o TOD na escola.

Monografia (pós-graduação lato sensu) – especialização em Educação Especial e

Inclusiva - Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, p.48. 2017. Disponível em:

https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/53309.pdf. Acesso em:

dez. 2022.

TEIXEIRA, G. O Reizinho da Casa: manual para pais de crianças opositoras,

desafiadoras e desobediente. 1 ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.

YAEGASHI, S. F. R.; CAETANO, L. M.; BATISTA, T. L. A.; PEIXOTO, J. P. O Atendimento Educacional Especializado no contexto da Educação Infantil: um estudo sobre a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista. A Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE, Rio de Janeiro, v.8, n.3, p.774 – 796, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/69643/44072. Acesso em: 30 dez. 2022.

YAEGASHI, J. G. A responsabilidade civil como instrumento de tutela da personalidade em face do bullying e cyberbullying escolar. Orientador: Cleber Sanfelici Otero. 2023. 186f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) – Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Maringá, 2023.

Published

2022-12-21

How to Cite

SGARGETTA-CARDOSO, M. H.; ALENCAR, G. A. R. de; YAEGASHI, S. F. R. Challenging opposite disorder in the early years of elementary school I : some notes. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022016, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/815. Acesso em: 15 may. 2024.