Docência universitária

a construção da professoralidade

Autores/as

  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Carla Hollweg Powaczuk Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

docência universitária – professoralidade – processos formativos

Resumen

Diante do reconhecimento do papel do professor para a inovação dos processos educativos nas Instituições de Ensino Superior (IES), a formação do professor desse nível de ensino muito vem sendo discutida. A ênfase tem incidido sobre a ausência de uma preparação específica para a atuação na docência. A reflexão que ora se propõe debruça-se sobre o processo de construção da professoralidade universitária, discutindo-a a partir das temáticas: aprendizagem docente, construção de conhecimento compartilhado e rede de interações e mediações destacando-os como elementos constitutivos da professoralidade universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino/CE e Coordenadora do Programa de Pós – Graduação da Universidade Federal de Santa Maria

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria

Citas

AUSTRIA, Verônica Cardoso. Processos constitutivos da docência superior: saberes e práticas de professores de Fisioterapia. Projeto de Dissertação. PPGE/ CE/ UFSM, 2008.

BOLZAN, Doris P. V. A Construção do Conhecimento Pedagógico Compartilhado: um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamental. 2001. (Tese Doutoramento). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2001.(268p).

BOLZAN. Doris Pires Vargas. Formação de Professores: construindo e compartilhando conhecimento. Porto Alegre: Mediação, 2002, 2 ed 2009.

BOLZAN. Doris Pires Vargas. Formação de professores/as: reflexões sobre os saberes e fazeres na escola. In: ANTUNES, Helenise Sangoi (org.). Práticas educativas: repensando o cotidiano dos(as) professores(as) em formação. Santa Maria: UFSM. Pró-reitoria de Graduação, 2005.

BOLZAN. Doris Pires Vargas. In: MOROSINI, M (org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário vol.2. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

____________Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. Projeto de pesquisa Interinstitucional e integrado CNPq/PPGE/CE/UFSM, 2007.

____________Pedagogia Universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. livro 1. (org.). Edla Eggert [ et al]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008

BOLZAN. Doris Pires Vargas e ISAIA. Silvia. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação. PUC, Porto Alegre RS, ano XXIX, nº 3 (60), p. 489-501, set/dez. 2006.

_____________. O conhecimento pedagógico compartilhado no processo formativo do professor universitário: reflexões sobre a aprendizagem docente. In: ANAIS V Congresso Internacional de Educação- Pedagogias (entre) lugares e saberes, São Leopoldo, UNISINOS, 2007.

DAVIDOV, V & MARKOVA, A. El desarrolo del pensamiento en la edad escolar. In: La psicologia evolutiva e pedagogica en la URSS. Antologia. Editorial Progresso. Moscou, 1987.

FERRY, G. Pedagogia de la formación. Buenos Aires: UBA. FFyl. Ediciones Novedades Educativas, 1997.

GARCIA, Carlos Macedo. Formação de professores – Para uma mudança educativa. Porto Editora. Porto. Portugal. 1999.

IMBERNON. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6 ed. São Paulo, Cortez, 2006.

ISAIA. Silvia. Ciclos de vida profissional de professores do ensino superior: um estudo sobre as trajetórias docentes. Projeto de pesquisa interinstitucional e integrado, CNPq/PPGE/CE/UFSM, 2003.

___________. O professor do Ensino Superior: no entrelaçamento da trajetória pessoal com a profissional. In Seminário Internacional: Pessoa Adulta, Saúde e Educação. PUCRS, Porto Alegre, 2005.

____________. Desafios à educação superior: pressupostos a considerar (p.63-84) In: RISTOFF, Dilvo e SEVIGNANI, Palmira.(org.). Docência na Educação Superior: Brasília 1º e 2º de dezembro de 2005. (org.). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. XXp – ( Coleção Educação Superior em Debate. vol.5).

___________Verbetes. In: CUNHA, M. I; ISAIA, S. de A. Professor da Educação superior. In: MOROSINE, M. (Ed) Enciclopédia da pedagogia universitária: Glossário. Brasília. V. 2. 2006.

ISAIA. Silvia e BOLZAN. Doris Pires Vargas. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Revista Educação. V.29, n2, p. 121-133. UFSM. Santa Maria/RS, 2004.

_____________. Aprendizagem Docente no Ensino Superior: construções a partir de uma rede de interações e mediações. In: UNIrevista. Vol.1, n.1. IV Congresso Internacional de Educação. UNISSINOS. São Leopoldo. 2005.

______________. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, Maria Isabel (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.

JOSSO, Marie- Chiristine. Experiência de vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004

LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1988.

LEONTIEV, A.N. Actividad, conciencia y personalidad. Editorial Cartago de México, S.A. Cerrada de San Antonio Nº 22, 1984.

LUCARELLI, E. Pedagogia Universitária e Inovação. In: CUNHA, Maria Isabel (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.

MARQUES, Mario Osório. A formação do profissional da educação. 5ª Ed. Ijuí- Ed. Unijuí, 2006.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolleti. In: Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. – jul. 2005-2006. http://www.pucsp.br/ecurriculum

NOVOA, António (org.). A formação continua entre a pessoa-professor e a organização-escola. In Inovação. Vol. 4, Nº 1. 1991

NOVOA, António. Os professores e as histórias de vida. IN: NOVOA, Antonio (org).Vidas de professores. Porto Editora. Portugal,1992.

PEREIRA. M. Nos supostos para pensar a formação e auto formação: a professoralidade produzida no caminho da subjetivação. In: LINHARES, Célia; CANDAU, V. et al (org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio: DP&A, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido e ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002 (coleção Docência em Formação. Vol.1).

POWACZUCK , Ana Carla Hollweg e BOLZAN, Doris Pires Vargas. Docência em caráter substitutivo: lugar de aprendizagem docente no ensino superior. Políticas Educativas, Campinas, v. 1, n. 2, p.62-74, jul. 2008.

POWACZUK, Ana Carla Hollweg. A docência em caráter substitutivo e a construção da professoralidade do professor do ensino superior. Projeto de Tese. PPGE/CE/UFSM, 2008.

SANTOS, Eliane Galvão. Projetos de extensão: tecendo relações, construindo aprendizagens docente. Projeto de Tese. PPGE/CE/UFSM, 2008.

SCHÖN. Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In NOVOA, Antonio.(org.). Os professores e sua formação. Portugal: Dom Quixote. 1992.

TARDIF. Maurice. Saberes Docente e a Formação Profissional. Petrópolis/ RJ, Vozes, 2002.

VYGOTSKI, L. A. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZABALZA, M. O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

Publicado

2016-12-10

Cómo citar

BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Docência universitária: a construção da professoralidade. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 1, p. 160–173, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1306. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARQUEOLOGIA DO SABER