A formação ético-deontológica, parente pobre na formação de professores?

Autores/as

  • Maria Teresa Estrela Universidade de Lisboa
  • Maria Rosa Afonso Escola básica

Palabras clave:

ética, deontologia, formação ética dos docentes, formação inicial

Resumen

Partindo do princípio da importância da formação ética e deontológica dos professores como condição do seu profissionalismo, em especial num tempo de grande pressão normativa sobre as escolas e os docentes, quisemos analisar os princípios orientadores dessa formação consagrados na legislação portuguesa pós-Processo de Bolonha, o tipo de profissionalismo que eles veiculam e o
modo como são transpostos para os planos curriculares dos mestrados de ensino de instituições de formação. Encontrámos desfasamentos evidentes em relação à legislação e grande variabilidade na transposição da legislação para os planos de formação. As maiores semelhanças dizem respeito aos objectivos – quando eles aparecem definidos. Concluímos que, de forma geral, a formação ética dos professores é uma espécie de parente pobre do processo de formação de professores, quando as preocupações legislativas se orientam para a formação nas áreas disciplinares e didácticas de ensino, sem dúvida indispensável, mas desvirtuadas pela pressão economicista de rentabilidade e competitividade do ensino e da formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Teresa Estrela, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação, pesquisadora da Unidade de Investigação em Currículo e Formação de Professores, instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Maria Rosa Afonso, Escola básica

Mestre em Ciências da Educação, professora aposentada do ensino básico

Citas

Arbaugh, F., Ball, D.L., Grossman, P., Heller, D- E., Monk, D. Deans’Corner: Views on the State of Teacher Education in 2015. Journal of Teacher Education,, 205 66 (5)435-435 , 2015. DOI: 10.1177/0022487115602314

ALMEIDA, S. e LOPO, T. T. Tendências da organização curricular da formação inicial de professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico. In Formação inicial de docentes: instituições, classificações e tendências de organização curricular. Lisboa, Conselho Nacional de Educação, p.

-139. 2015.

AMADO, J. Questionários abertos e Composições. In J. Amado (Coord.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação (2ª edição). Coimbra: Imprensas da Universidade de Coimbra, 2014.

BEYER, L. E. The Moral Contours of Teacher Education. Journal of Teacher Education, v. 48, nº 4, p. 45-254, 1997.

CAETANO, A. P. e FREIRE, I. Multiple Voices to the Development of a Critical and Responsible Citizenship, SISYPHUS journal of education, volume 2, nº 3, p. 100-119, 2014a.

CAETANO, A. P. e FREIRE, I Identités et pratiques culturelles dans un projet d’éducation communautaire. In L. Basco (Dir.), Construire son identité culturelle. Paris: L’Harmattan, , p. 181-202 2014b.

COCHRAN-SMITH M. Toward a theory of teacher education for justice.. In. A. Hargreaves, A. Liberman, M. Fuller e D. Hopkins. Second International Handbook of Education Changes. Springer (pp. 445-467), 2010.

COCHRAN-SMITH M.; SHAKMAN, K.; REAGAN, E. M. E. Teacher education for social justice: Critiquing the critiques. In W. Ayers, T. Quinn, & D. Stovall (Eds.), The Handbook of Social Justice in Education (pp. 625–639). Philadelphia: Taylor and Francis 2009 Acedido em 06/04/2015.

CNE. Formação Inicial de Professores. Lisboa: Publicações CNE, 2015

CONKLIN, G. C. & HUGHES, H. E. (2016). Practices of Compassionate, Critical, Justice-Oriented Teacher Education. Journal of Teacher Education, January/February 67 p. 47-60. 2016. DOI: 10.1177/0022487115607346

CORTINA, Adela. Ética Mínima. Madrid: Ediciones Tecnos, 1986.

ESTRELA, M. T. e AFONSO, M. R. Em defesa da necessidade de definição de uma política de formação ético-deontológica de professores. Revista ELO, v. 22, p.101-109, 2015.

ESTRELA, M. T. e CAETANO, A. P. (Orgs.). Ética profissional docente, do pensamento dos professores à sua formação. Lisboa: Educa, 2010.

ESTRELA, M. T., AFONSO, M. R. CAETANO, A. P. Os dilemas de acção e a sua função formativa. In M. T. ESTRELA. E A. P.CAETANO (Orgs). Ética profissional docente, do pensamento dos professores à sua formação. Lisboa: Educa, p.55-71. 2010

ESTRELA, M. T.. A Ética Docente na Universidade, entre o Real e Ideal . In F. Almeida, A. Seixas, P .Gama, P. Peixoto, D. Esteves, Fraude e Plágio na Universidade. A urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior, p. 193-152. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.

EVETTS, L. The Management of professionalism. A Contemporary Paradox. In Sh Geritz, P. Mahoney, I. Hextall e A. Cribb, Changing Teacher Professionalism, pp. 19-30. London: Routledge, Taylor and Francis Group,. 2009.

FEIO, M. A Formação Ética de Professores no Cruzamento com a Formação Ético-moral de Alunos. O papel da Investigação-Acção. Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Educação, policopiada, 2015.

FERREIRA; J. M. C. A Educação para Uma Sociedade Cosmopolítica, In AFIRSE, Deontologia, Ética e Valores em Educação. Utopia e Realidade. Actas do XVIII Colóquio da AFIRSE, Secção Portuguesa. Lisboa: EDUCA. ISBN: 9789898272 19 9. CD, 2011

GALVEIAS, M. F. Concepções éticas e morais de professores no contexto da interacção pedagógica: um estudo exploratório. Dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1996.

GARCIA, A. M. e RUIZ, C. M. La idea de universidad en el espacio europeo de educación superior: Pros y contras de uno modelo. Itinerários de Filosofia de Educacão, nº 4, pp.101-112, 2008

GILLIGAN, C. Teoria psicológica e desenvolvimento da mulher. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

GORSKI, P. C. Justice measures: social justice as a Teacher Education Outcomes. Teaching and teacher education, v. 25, p. 309 -318, 2009.

HADDAD; G. (2014). Ne pas rester entre initiés. Pluralité et complexité. In L Marmoz e R. Marmoz, La recherche en éducation, pp.49-56. Paris : L’Harmathan HOWARD, R. Preparing moral educators. In Era of standard based reform. Teacher Education. Quarterly Fall, 2005, p. 43-58.

JONAS, H. Pour une éthique du future. Paris, Editions Payot, 1998.

JORDAN , W.J. Defining Equity : Multiple Perspectives to Analysing the Performance of Diverse Learners. Review of Research on Education , vol 34, p. 142-178 Education, 2010

LÉVINAS, E. Totalidade e Infinito. Edições 70, Lisboa, 1989.

MACINTYRE, A. Tras la virtud. Editorial Crítica, Barcelona, 1984.

MARQUES, J.F. B. Uma Experiência de Formação Ética de Educadores de Infância. Estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Educação, apresentada ao Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, policopiado

Maxwell, B,;Tremblay-Laprise; B.,Filion, M., Boon, H. e outros (A Five-Country Survey on Ethics in Preservice Teaching Programs. Journal of Teacher Education, 67:135-151, 2016. DOI: 10.1177/0022487115624490

MIRRA, N.; MORREL, E. Teachers as Civic Agents: Toward a Critical Democratic Theory of Urban Teachers Development. Journal of Teacher Education, Vol. 62, nº 4, p. 408-421, 2011.

OLIVEIRA, L.A. e AFONSO, J. L. A ética como objeto de ensino. In F. ALMEIDA, A. SEIXAS, P. GAMA, P. PEIXOTO & D. ESTEVES, Fraude e Plágio na Universidade. A urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 145-152, 2016.

PACHECO, M. I. S. G. A formação de professores para a diversidade cultural e inclusão escolar. Um estudo escolar de investigação-acção. Tese de Doutoramento em Educação, apresentada à Universidade de Lisboa. Lisboa, Instituto de Educação, fotocopiada, 2014.

RICOEUR, P. Soi-même comme un autre. Paris, Editions du Seuil, 1990.

RAWLS, J. Uma teoria da justiça, Lisboa, Editorial Presença, 1993.

SEIÇA, A. Labirintos da justiça na escola: representações e práticas de alunos e professores. Tese de Doutoramento em Educação, apresentada à Universidade de Lisboa. Lisboa: Universidade de Lisboa, policopiado, 2014.

TAYLOR, CH. O multiculturalismo. Lisboa. Instituto Piaget, 1989

FEIO, M. A Formação Ética de Professores no Cruzamento com a Formação Ético-moral de Alunos. O papel da Investigação-Ação. Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Educação, policopiada, 2015.

Oliveira, L. A. e Afonso, J. L. (2016). A ética como objeto de ensino. In F. Almeida, A. Seixas, P. Gama, P. Peixoto, D. Esteves, Fraude e Plágio na Universidade. A urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior, pp145-152. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016

ZEICHNER, K. M.. Formação de professores para a justiça social em tempos de incerteza e de desigualdades crescentes. In E. Diniz-Pereira e K. M. Zeichner (org.). Justiça Social. Desafio para a formação de professores, Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2008, p.11-34.

Publicado

2016-03-18

Cómo citar

ESTRELA, M. T.; AFONSO, M. R. A formação ético-deontológica, parente pobre na formação de professores?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 1, p. 10–34, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1869. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos