Conhecimentos para/na/da prática

Apontamentos sobre a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional na formação inicial

Autores

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Formação Inicial, Aprendizagem da Docência, Desenvolvimento Profissional da Docência

Resumo

O presente ensaio teórico se localiza no campo de estudos e pesquisas de formação inicial de professores. Entendendo que o momento formativo inicial é também espaço para a aprendizagem da docência e para o processo de desenvolvimento profissional, o texto de natureza qualitativa, baseado na literatura especializada, discute três entendimentos sobre a categoria de aprendizagem da docência, relacionando-as com o desenvolvimento profissional e a constituição das identidades dos sujeitos. Nesse sentido, a discussão sobre a etapa inicial de formação contribui para a reflexão crítica das orientações para as práticas educativas.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada Aposentada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2021-04-13

Como Citar

CORRÊA DEROSSI, C.; LOPES CHEQUER SARAIVA, A. C. Conhecimentos para/na/da prática: Apontamentos sobre a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional na formação inicial. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021012, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/22. Acesso em: 30 abr. 2024.

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