Muito Amor, Pouca Estima e (quase) Nenhum Reconhecimento

0 reconhecimento do trabalho dos professores de ensino superior e médio sob a perspectiva de Axel Honneth

Autores/as

  • Mariana Jacinto Figueiredo
  • Kelly Prudencio Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Professores. Plano de carreira. Reconhecimento. Estima. Amor e Direito

Resumen

O trabalho propõe uma análise comparativa sobre os pontos divergentes dos Planos de Carreira dos
professores de ensino médio e os professores de ensino superior no estado do Paraná, sob o viés da Teoria do
Reconhecimento abordada por Axel Honneth. O autor afirma que para que haja reconhecimento é necessário que
o processo perpasse pela esfera do amor, do direito e da estima. Neste sentido, o trabalho faz uma breve abordagem
inicial de como a figura do professor transita nessas esferas de formas diferentes. Por fim, fazemos uma análise do
reconhecimento de ambos os cargos dos professores, utilizando como objeto empírico o plano de carreira de
ambos.

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Biografía del autor/a

Mariana Jacinto Figueiredo

Mestranda em Comunicação Política - Universidade Federal do Paraná.

Kelly Prudencio, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação Participação Política

Citas

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http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=328294. Acesso em: 07 ago. 2017.

Publicado

2022-07-27

Cómo citar

FIGUEIREDO, M. J.; PRUDENCIO, K. Muito Amor, Pouca Estima e (quase) Nenhum Reconhecimento: 0 reconhecimento do trabalho dos professores de ensino superior e médio sob a perspectiva de Axel Honneth. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 88–98, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/681. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos