A relação entre Educação, Política e Sociedade no Pensamento de Paulo Freire
um Contributo de Reflexão para a Educação em Moçambique
Palavras-chave:
método de depósito, problematização, conscientização, ingenuidade educação em MoçambiqueResumo
No entender de Paulo Freire (1989), o conhecimento exige que cada pessoa seja um sujeito curioso diante do mundo em que vive. Esta atitude leva a pessoa a desenvolver uma postura “transformadora sobre a realidade”, pois, esta requer uma invenção e reinvenção da situação em que cada um for a se encontrar. Reflectido criticamente sobre este posicionamento, nota–se que este entra em contradição com os ideais apresentados pelo Ministério de Educação em Moçambique, por este último se preocupar em promover a formação profissional e o combate à pobreza. Partindo deste contexto, este artigo procura reflectir sobre a educação moçambicana partindo do pensamento desenvolvido por Paulo Freire. Primeiramente, este trabalho irá apresentar as bases teóricas do pensamento de Freire, para, em seguida, apresentar a crítica que ele faz ao método tradicional (de depósito de conhecimentos). Considerando esta como a base fundacional da crítica de Freire, na terceira parte, este trabalho irá reflectir sobre como esse tipo de educação ajuda na transformação social, e partindo desta, o artigo seguirá para discutir a sua relevância para a situação de educação em Moçambique, para depois apresentar a devida conclusão.
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