Supervisão pedagógica e autorregulação das aprendizagens pelos alunos

percepções de supervisores de cursos profissionais

Autores

  • Carlos Moura Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Carlos Alberto Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Palavras-chave:

Supervisão pedagógica; competências supervisor; alunos; autorregulação das aprendizagens

Resumo

O supervisor pedagógico deve ser dotado de competências para promover a autorregulação das aprendizagens dos alunos dos cursos profissionais. Daí a seguinte questão de investigação: quais as percepções de supervisores pedagógicos de cursos profissionais sobre as suas competências para a promoção da autorregulação das aprendizagens dos alunos? Para a resposta ao problema, optámos por a administração de um questionário a supervisores pedagógicos desses cursos da região norte de Portugal. Os resultados obtidos permitiram verificar que as dimensões das competências do supervisor pedagógico com médias ponderadas mais elevadas foram “inovação” (4,32), “competências profissionais” (4,02) e “orientação” (3,82). Os resultados revelam que o género, tempo de serviço docente, tempo de exercício profissional na Escola, as habilitações académicas e formação em supervisão pedagógica foram variáveis com relevância estatisticamente significativa (p<0,05).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Moura, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestre em Ciências da Educação, na especialização em Supervisão Pedagógica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-3294-3179

Carlos Alberto Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutorado em Educação/Desenvolvimento Curricular. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-1752-1796

Referências

AFONSO, A. J.; FERREIRA, C. A. Explorando a Ação Supervisiva de Coordenadores de Departamentos Curriculares no Ensino Básico Português. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v.20, nº 1, p. 99-117, 2012.

ALARCÃO, I. Escola Reflexiva e supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. In ALARCÃO, I. (Org.). Escola Reflexiva e supervisão: uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora, 2000, p. 11-23.

ALARCÃO, I. Formação e Supervisão de Professores. Uma nova abrangência. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, nº 8, p.119-128, 2009.

ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. 2ª edição. Coimbra: Almedina, 2003.

ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M.C. Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Edições Pedago, 2008.

ALARCÃO, I.; CANHA, B. Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora, 2013.

ALVI, E.; GILLIES, R. Teachers and the Teaching of Self-Regulated Learning (SRL): The Emergence of an Integrative, Ecological Model of SRL-in-Context. Education Sciences, v.10, nº 4, p. 98, 2-19, 2020.

AZEVEDO, R. Theoretical, conceptual, methodological and instructional issues in research on metacognition and sef-regulated learning: a discussion. Metacognition Learn, nº 4, p. 87-95, 2009.

BAILEY, R. Physical Education and Sport in school. A review of benefits and outcomes. Journal of School Health, nº 76, p. 397-401, 2006.

BOEKAERTS, M.; CASCALLAR, E. How far have we moved toward the integration of theory and practice in self-regulation? Educational Psychology Review, v.18, nº 3, p. 199-210, 2006.

CANALES, A.; MALDONADO, L. (2018). Teacher quality and student achievement in Chile: Linking teachers’ contribution and observable characteristics. International Journal of Education Development, nº 60, p. 33–50, 2018.

COIMBRA, M. N.; PEREIRA, A. V.; MARTINS, A. M.; BAPTISTA, C. M. Pedagogical Supervision and Change: Dynamics of Collaboration and Teacher Development. International Journal of Management Science and Business Administration, v. 6, nº 4, p. 55-62, 2020.

DEGAGO, A.; KAINO, L. Towards student-centred conceptions of teaching: the case of four Ethiopian universities. Teaching Higher Educcation, nº 20, p. 493–505, 2015.

FARIA, S. Supervisão Clínica na Enfermagem, no caminho da excelência. Portefólio Supervisão Clínica na Enfermagem. Coimbra: Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, 2007.

FERREIRA, C. A. Contributos da auto-avaliação e da auto-regulação para a aprendizagem ao longo da vida. Educare Educere, nº 20, p.141-149, 2007.

FERREIRA, C. A. Práticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico de Portugal. Educar em Revista, nº 37, p. 211-239, 2010.

GLICKMAN, C., GORDON, S.; ROSS-GORDON, J. Supervision and Instructional Leadership. A Developmental Approach.10ª edição. Nova York: Pearson, 2017.

HORNBY, G. Eight Key evidence-based teaching strategies for all levels of education. Australian Educational Leader Articles, V. 40, nº 4, p. 28-31, 2018.

KANG, M. M.; IM, T. T. (2013). Factors of learner-instructor interaction which predict perceived learning outcomes in online learning environment. Journal of Computer Assisted Learning, v.29, nº 3, p. 292–301.

MOTEGI, H.; OIKAWA, M. The effect of instructional quality on student achievement: Evidence from Japan. Japan and the World Economy, nº 52, p. 100961, 2019.

NOLAN, J.; HOOVER, L. Teacher Supervision and Evaluation. Theory into Practice. 3ª edição. Hoboken: W. Jossey-Bass, 2011.

OATES, S. The importance of autonomous self-regulated learning in primary initial teacher training. Frontiers Education, V. 4, nº 102, p. 1-8, 2019.

PANADERO, E. A Review of Self-Regulated Learning: Six Models and Four Directions for Research. Frontiers in Psychology, nº 8, p. 422.

PINTRICH, P. R. The role of goal orientation in self-regulated learning. In BOECKAERTS, P.; PINTRICH, R.; ZEIDNER, E. (Eds.). Handbook of self-regulation. Cambridge: Academic Press, 2003, p. 451-502.

SALGUEIRO, S. Perfil do supervisor pedagógico do 1º CEB: um estudo de caso. Tese de Mestrado. Santarém: Escola Superior de Educação, 2014.

SÁ-CHAVES, I. Formação, conhecimento e supervisão: contributos nas áreas da formação de professores e de outros profissionais. 3.ª edição. Universidade de Aveiro, 2011.

SIMÃO, A. M. V. Reforçar o valor regulador, formativo e formador da avaliação das aprendizagens. Revista de Estudos Curriculares, v. 3, nº2, p. 265-289, 2005.

TADESSE, T.; ASMAMAW, A.; GETACHEVE, K.; FEREDE, B.; MELESE, W.; SIEBECK, M.; FISHER, M. R. (2022). Self-Regulated Learning Strategies as Predictors of Perceived Learning Gains among Undergraduate Students in Ethiopian Universities. Education Sciences, v. 12, nº 7, p. 468, 2-17.

VERMUNT, J. D.; DONCHE, V. A learning patterns perspective on student learning in higher education: state of the art and moving forward. Educational Psychology Review, v. 29, nº 2, p. 269–299, 2017.

VIEIRA, F. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação & Sociedade, v.30, nº106, p. 197-217, 2009.

VIEIRA, F.; MOREIRA, M. A. Supervisão e Avaliação do Desempenho Docente. Para uma Abordagem de Orientação Transformadora. Lisboa: Ministério da Educação- Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2011.

VILELAS, J. Investigação- O processo de construção do conhecimento. 3ª edição. Lisboa: Edições Sílabo, 2020.

WIYONO, B. B.; RASYAD, A. The Effect of Collaborative Supervision Approaches and Collegial Supervision Techniques on Teacher Intensity Using Performance-Based Learning. SAGE Open, v. 11, nº 9, p. 1-9, 2021.

YOT-Dominguéz; C.; MARCELO, C. University student’s self-regulated learning using digital technologies. International Journal of Educational Technology in Higer Education, V. 14, nº 1, p. 14-38, 2017.

ZIMMERMAN, B. Attaining self-regulation: asocial cognitive perspective. In: BOECKARTS, M.; PINTRICH, P. R.; ZEIDNER, M. (Ed.). Handbook of self-regulation. Cambridge: Academic Press, p. 451-501, 2000.

ZEPEDA, S. Instructional Supervision. Applying Tools and Concepts. 4ª edição. Londres: Routledge, 2017.

ZIMMERMAN, B. J. Theories of self-regulated learning and academic achievement: An overview and analysis. In ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. (Eds.). Selfregulated learning and academic achievement: Theoretical Perspectives. Londres: Routledge, 2009, p. 1-38.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

MOURA, C.; FERREIRA, C. A. Supervisão pedagógica e autorregulação das aprendizagens pelos alunos: percepções de supervisores de cursos profissionais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023021, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1342. Acesso em: 22 nov. 2024.