Percepções iniciais dos professores de Ciências sobre a interação CTS

implicações para a formação continuada

Autores

  • Morgana Welke Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Sinara München Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Sistema educacional. Ensino de Ciências. Condições de trabalho. CTS.

Resumo

Este estudo envolveu quatro professores de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (CNT) de uma escola pública brasileira. O objetivo foi compreender o perfil docente desses participantes, bem como apresentar um levantamento das percepções iniciais dos mesmos acerca das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pergunta central foi: "Como os professores de CNT concebem as inter-relações CTS e sua integração no planejamento e na prática pedagógica, antes de iniciarem um processo de formação continuada focado na Educação CTS?". A metodologia adotada foi a análise de conteúdo utilizando as respostas de um questionário com roteiro semiestruturado. Os resultados indicam limitações na implementação da Educação CTS, destacando a necessidade de envolver os professores em discussões sobre as relações CTS no ensino de ciências. A pesquisa também ressalta a importância de considerar as particularidades do sistema educacional brasileiro, as condições de trabalho e a formação dos professores para uma efetiva implementação da Educação CTS no país.

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Biografia do Autor

Morgana Welke, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda do programa em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5205-6757

Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6163-9308

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

WELKE, M.; MÜNCHEN, S. Percepções iniciais dos professores de Ciências sobre a interação CTS: implicações para a formação continuada. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024014, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1597. Acesso em: 27 set. 2024.