O trabalho Docente na e para a Escola
relações entre a Jornada Extraclasse e o Desenvolvimento Profissional
Palavras-chave:
Trabalho Docente. Desenvolvimento Profissional. Jornada Extraclasse. Formação Docente. Educação.Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa sobre as relações entre o trabalho docente e a jornada extraclasse, desenvolvida em duas escolas no interior da Bahia. A pesquisa teve como pressupostos teóricos a filosofia da linguagem bakhtiniana e os conceitos de desenvolvimento profissional. Além da revisão bibliográfica, foram realizados Círculo de Vozes Entrelaçadas (CVE), com professores efetivos das escolas para compreender a circulação das vozes docentes no processo discursivo, estabelecido em 72 encontros tematizando a jornada extraclasse. Os resultados apontaram uma cobrança para cumprir um programa, quase sempre, desarticulado daquilo que se deseja desenvolver; o trabalho docente subjugado a uma rotina, sem valorizar a experiência docente; o trabalho docente é dinâmico, autoral, contínuo, adaptativo e multisapiente; necessário redimensionamento do trabalho docente por meio de ações que valorizem a criatividade e a autoria; a jornada extraclasse deve propiciar discussões e planejamento das ações pedagógicas. Um plano de desenvolvimento profissional, no âmbito da jornada extraclasse, reconfigura o trabalho na e com a escola, objetivando a formação continuada docente.
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