A dimensão biográfica na formação docente continuada

transformações e complexidades

Autores

  • Guilherme José Senem Universidade da Região de Joinville
  • Allan Henrique Gomes Universidade da Região de Joinville
  • Gabriela Kunz Silveira Universidade da Região de Joinville

Palavras-chave:

Biografia. História de vida. Formação docente. Psicologia. Identidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como os professores se relacionam com suas memórias, significando e dando forma às suas experiências, construindo uma consciência de si e de seus aprendizados durante o percurso de vida e formação, por meio dos processos de biografização. Para tanto, aprofundou em conceitos pertinentes a partir de uma revisão de literatura e analisou entrevistas realizadas no projeto PERFORMA. As entrevistas fazem parte de um acervo constituído por áudios e narrativas escritas de um projeto que faz percursos formativos com professores da rede pública. Há o destaque para a não cronologia observada nas narrações, o potencial de vínculo produzido pela atividade biográfica, a temporalidade da memória e o caráter formativo da narrativa biográfica como ferramenta na formação docente. Concluímos que a dimensão biográfica na formação docente continuada é um instrumento proveitoso para entendermos diversos aspectos da vida de professores, contribuindo também como ferramenta formativa.

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Biografia do Autor

Guilherme José Senem, Universidade da Região de Joinville

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Participante do grupo de pesquisa PERFORMA vinculado ao Núcleo de pesquisa em Educação, Política e Subjetividades (NEPS) desde 2021. PTem experiência em História, com ênfase em memória e biografias. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-2666-2029

Allan Henrique Gomes, Universidade da Região de Joinville

Doutor em Psicologia. Graduado em Psicologia. Professor Adjunto na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) na graduação em psicologia e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE). Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Política e Subjetividades (NEPS) e membro do projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão Percursos Formativos Docentes e Discentes na Rede de Educação Básica (PERFORMA). Membro do GT ANPED Psicologia da Educação e GT ANPEPP Psicologia, estética e arte. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5366-8600

Gabriela Kunz Silveira, Universidade da Região de Joinville

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social e Institucional. Professora adjunta no curso de Psicologia da UNIVILLE. Coordenadora do projeto integrado ensino, pesquisa e extensão PERFORMA (Percursos de formação e trabalho docente no campo da desigualdade social). Integra o Núcleo de pesquisa em educação, política e subjetividades (NEPS/ UNIVILLE). Supervisora de estágios clínicos de psicologia, de clínica estendida e licenciatura em psicologia. Principais interesses: clínica ampliada, análise institucional, formação de professores e relações entre psicologia, psicanálise, educação e práticas sociais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2481-4450

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

SENEM, G. J.; GOMES, A. H.; KUNZ SILVEIRA, G. A dimensão biográfica na formação docente continuada: transformações e complexidades. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024015, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1639. Acesso em: 27 set. 2024.