A dimensão biográfica na formação docente continuada

transformações e complexidades

Autores

  • Guilherme José Senem Universidade da Região de Joinville
  • Allan Henrique Gomes Universidade da Região de Joinville
  • Gabriela Kunz Silveira Universidade da Região de Joinville

Palavras-chave:

Biografia. História de vida. Formação docente. Psicologia. Identidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como os professores se relacionam com suas memórias, significando e dando forma às suas experiências, construindo uma consciência de si e de seus aprendizados durante o percurso de vida e formação, por meio dos processos de biografização. Para tanto, aprofundou em conceitos pertinentes a partir de uma revisão de literatura e analisou entrevistas realizadas no projeto PERFORMA. As entrevistas fazem parte de um acervo constituído por áudios e narrativas escritas de um projeto que faz percursos formativos com professores da rede pública. Há o destaque para a não cronologia observada nas narrações, o potencial de vínculo produzido pela atividade biográfica, a temporalidade da memória e o caráter formativo da narrativa biográfica como ferramenta na formação docente. Concluímos que a dimensão biográfica na formação docente continuada é um instrumento proveitoso para entendermos diversos aspectos da vida de professores, contribuindo também como ferramenta formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme José Senem, Universidade da Região de Joinville

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Participante do grupo de pesquisa PERFORMA vinculado ao Núcleo de pesquisa em Educação, Política e Subjetividades (NEPS) desde 2021. PTem experiência em História, com ênfase em memória e biografias. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-2666-2029

Allan Henrique Gomes, Universidade da Região de Joinville

Doutor em Psicologia. Graduado em Psicologia. Professor Adjunto na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) na graduação em psicologia e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE). Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Política e Subjetividades (NEPS) e membro do projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão Percursos Formativos Docentes e Discentes na Rede de Educação Básica (PERFORMA). Membro do GT ANPED Psicologia da Educação e GT ANPEPP Psicologia, estética e arte. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5366-8600

Gabriela Kunz Silveira, Universidade da Região de Joinville

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social e Institucional. Professora adjunta no curso de Psicologia da UNIVILLE. Coordenadora do projeto integrado ensino, pesquisa e extensão PERFORMA (Percursos de formação e trabalho docente no campo da desigualdade social). Integra o Núcleo de pesquisa em educação, política e subjetividades (NEPS/ UNIVILLE). Supervisora de estágios clínicos de psicologia, de clínica estendida e licenciatura em psicologia. Principais interesses: clínica ampliada, análise institucional, formação de professores e relações entre psicologia, psicanálise, educação e práticas sociais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2481-4450

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FERREIRA, Márcia Santos. Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2016, v.1, p. 29-50.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BOCK, Ana Mercês Bahia. A psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz; BÔAS, Lúcia Villas. Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epidêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018, v.1, p. 65-81.

CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In: LANE, Silvia T. M.; CODO, Wanderley (orgs). Psicologia Social: O homem em movimento. 8.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

DELORY-MOMBERGER, Christine. As histórias de vida. Da invenção de si ao projeto de formação. Natal: UFRN; Porto Alegre: PUCRS; Salvador: UNEB, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

FLORES, Maria Assunção. A formação de professores e a construção da identidade profissional. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SIMÃO, Ana Margarida Vieira da Veiga. Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, p. 93-111.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: UFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan-abr. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 26 out. 2023.

LIMA, Aluísio Ferreira de. Dependência de drogas e psicologia social: um estudo sobre o sentido das oficinas terapêuticas e o uso de drogas a partir da teoria de identidade. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 20, n. 1, pp. 91-101, abr. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000100010. Acesso em: 17 jun. 2021.

LIMA, Aluísio Ferreira de. História oral e narrativas de história de vida: a vida dos outros como material de pesquisa. In: LIMA, Aluísio Ferreira de; JUNIOR, Nadir Lara. Metodologias de pesquisa em psicologia social crítica. 1. cap. Porto Alegre: Editora Sulina, 2014.

LOWENTHAL, David.; HADDAD, Lúcia.; MALUF, Mariana. COMO CONHECEMOS O PASSADO. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 17, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11110. Acesso em: 29 jul. 2024.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 03 jun. 2022.

PEREIRA, Marcos Villela. Sobre histórias de vida e autoformação: um enfoque ético e estético. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.) (Auto)Biografia e Formação Humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, p. 123-138.

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte.; CAMARGO, Jaqueline Almeida.; GOMES, Allan Henrique. Percursos formativos na educação: experiências estéticas, memórias e narrativas. Dialogia, São Paulo, n. 41, p. 1-15, e21215, maio/ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5585/41.2022.21215. Acesso em: 9 set. 2022.

PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

SANTOS, Juliana Testoni dos. Professoras atuantes no atendimento educacional especializado e suas histórias de vida: um estudo sobre identidade docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2016.

SILVA, Daniele Nunes Henrique; SIRGADO, Angel Pino; TAVIRA, Larissa Vasques. Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 32, n. 88, p. 263–283, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002. Acesso em: 9 set. 2022

TENÓRIO, Jeferson. Professores: a última trincheira contra a barbárie. GaúchaZH, Porto Alegre, 23 dez. 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/jeferson-tenorio/noticia/2020/12/professores-a-ultima-trincheira-contra-a-barbarie-ckj0hh86u0003019w09ct3rfk.html. Acesso em: 21 nov. 2021.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes (org.). Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil. São Paulo: Edições Vértice, 1988.

Downloads

Publicado

2024-09-23

Como Citar

SENEM, G. J.; GOMES, A. H.; KUNZ SILVEIRA, G. A dimensão biográfica na formação docente continuada: transformações e complexidades. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024015, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1639. Acesso em: 21 nov. 2024.