Perspectivas de um curso de formação de professores de Ciências no contexto prisional

Autores

  • Adriana Oliveira Lima Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Gabriel Adonai do Nascimento Mata Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Elisa Prestes Massena Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino de Ciências. Educação na prisão.

Resumo

O ensino de Ciências enfrenta desafios no contexto prisional dada a singularidade deste ambiente. A formação permanente de professores de Ciências é crucial devido à escassez de oportunidades de atualização profissional. Analisou-se as perspectivas de um curso de formação para professores de Ciências em um Conjunto Penal no interior da Bahia, utilizando-se os princípios de uma proposta de reconfiguração curricular. As videogravações dos encontros foram transcritas e analisadas pela Análise Textual Discursiva da qual obtivemos uma categoria emergente, a saber: Reconfigurando o currículo no Contexto prisional: promovendo transformações sociais a partir da formação permanente de professores. Os resultados destacam uma visão positiva quanto à implementação da proposta de reconfiguração curricular, ressaltando-se o papel do professor como agente de mudança e transformação no ambiente prisional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Oliveira Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda do PPGECM/UESC. Professora da Educação Básica da rede pública SEC/BA. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-1351-4314

Gabriel Adonai do Nascimento Mata, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando do PPGECM/UESC. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-7283-7602

Elisa Prestes Massena, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Docente Plena na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7670-0201

Referências

ANDRADE, I. S.; MESSEDER NETO, H. S. Privados de ciência: dificuldade de professores para ensinar nos presídios. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76619. Acesso em: 19 dez. 2023.

BARBOSA, A.K. M.; SANTOS, S. dos. Discutindo a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (eja) para os sistemas prisional e socioeducativo. Revista Educação e Ciências Sociais, Salvador, v. 3, n. 4, p. 84–96, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7782. Acesso em: 4 mar. 2024.

BOMFIM, R. C.; GUIMARÃES, T. S.; TEXEIRA, P. M. M.; MASSENA, E. P. Limites e possibilidades do trabalho colaborativo no ensino de ciências: uma experiência de pesquisa-ação em escola pública. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 153–179, 24 nov. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91376. Acesso em: 19 dez. 2023.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em 4 de março de 2024.

BRASIL, Ministério da Justiça. INFOPEN (2017). Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias Atualização - Junho de 2016. Organização, Thandara Santos. Colaboração, Marlene Inês da Rosa [et.al.]. Brasília. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional, 2017. 65p. Disponível em: http://www.justica.gov.br/news/ha-726-712-pessoas-presas-nobrasil/relatorio_2016_junho.pdf. Acesso em 4 de março de 2024.

CORDEIRO COSTA, J.; MASSENA, E. P. Uma revisão sobre a educação prisional no Brasil: o que (não) há sobre o Ensino de Ciências. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 31, n. 1, p. 77–94, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.62093. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/62093. Acesso em: Acesso em: 19 dez. 2023.

COSTA, J. C.; MASSENA, E. P. O trabalho docente e as experiências dos professores de Ciências dentro da realidade prisional. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 20, p. 10396, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10396. Acesso em: 4 mar. 2024.

Diretriz da OMS sobre Intervenções de Autocuidado para Saúde e Bem-Estar, Revisão de 2022. https://www.who.int/publications-detail-redirect/9789240052192. Acesso em 4 de março de 2024.

FERNANDES, H. F. G.; ANDRADE. A. I. Formação de professores para a justiça social: uma revisão de estudos empíricos. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 36, e223663, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1590/0102-4698223663. Acesso em: 4 mar. 2024.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. 36.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GLATZ, E. T. M. de M.; YAEGASHI, S. F. R.; MILANI, R. G. Saúde mental, qualidade de vida e bem-estar: vicissitudes e percepções de pós-graduandos em educação. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023002, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/864. Acesso em: 24 ago. 2024.

GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 01, p. 01-22, abr. 2012. Disponível em < http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 mar. 2024.

GIROUX, H A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, H A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 157-164.

GRECO, R. Sistema Prisional: Colapso atual e soluções alternativas. 3.ed. Niterói: Impetus, 2016.

GUIMARÃES, T. S.; MASSENA, E. P. Cenário integrador: uma experiência colaborativa no estágio supervisionado na interface universidade-escola. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 123–135, 2022. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/589. Acesso em: 12 set. 2023.

GUIMARÃES, T. S.; MASSENA, E. P. Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320210049. Acesso em: 12 set. 2023.

GUIMARÃES, T. S.; PIMENTA, S. S.; MASSENA, E. P. Planejamento de Cenários Integradores: diálogos em uma comunidade de prática. In: PEREIRA, L. S.; NEVES, P. A. P. F. G.; WARTHA, E. J.(org.) A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Currículo e Formação de Professores em Química. Belém: Editora RFB, 2023. p. 89-117.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: Novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

JESUS, J. S.; RODRÍGUEZ, A. S. M.; MASSENA, E. P. Compreensões de currículo e poder a partir da proposta curricular cenário integrador. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76525. Acesso em: 19 dez. 2023.

LIMA, A. O.; FIGUEIREDO, J. M.; MATA, G. A. N.; ALMEIDA, A. L. D.; NASCIMENTO, F. S.; SILVA, B. L.; MASSENA, E. P. Reflexões sobre o processo de elaboração de um curso de formação para professores de ciências do contexto prisional. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93430. Acesso em: 19 dez. 2023.

MIRABETE, J. F. Execução penal: comentários à Lei n. 7.210, de 11-07- 84. São Paulo: Atlas, 2008.

MORAES, L. F. da S.; ONOFRE, E. M. C. Formação continuada de professores para as escolas em unidades de privação de liberdade. Educação, [S. l.], v. 46, n. 1, p. e35/ 1–22, 2021. DOI: 10.5902/1984644461420. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/61420. Acesso em: 4 mar. 2024.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

OLIVEIRA, A. M. de; PRATA, R. V. Comunidade de Prática em revisão: a formação de professores de Ciências em pesquisas no Brasil e em Portugal. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 25, e42604, 2023. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172023000100313&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 4 mar. 2024.

ONOFRE, E. M. C. A escola na prisão: caminhos e ousadias na formação de professores. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 169–181, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9285 Acesso em: 24 mai. 2022.

ONOFRE, E. M. C. Desafio histórico na educação prisional brasileira: ressignificando a formação de professores ... Um quê de utopia? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 205–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640048. Acesso em: 4 mar. 2024.

ONOFRE, E. M. C. O Exercício da Docência em Espaços de Privação de Liberdade. Comunicações, Taquaral, v. 18, n. 2, p. 37-46, 2011.

ONOFRE, E. M. C.; MENOTT, C. C. Formação de professores e educação na prisão: construindo saberes, cartografando perspectivas. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 8, n. 15, p. 149-162, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.146. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/146 Acesso em: 4 mar. 2024.

PIMENTA, S. S.; GUIMARÃES, T. S.; SILVA, N. A. da; RODRÍGUEZ, A. S. M.; MASSENA, E. P. Cenário Integrador: A Emergência de uma Proposta de Reconfiguração Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, n. u, p. 1031–1061, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u10311061. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/19943. Acesso em: 19 dez. 2023.

PIMENTA, S. S.; RODRÍGUEZ, A. S. M.; MASSENA, E. P. Reconfigurando o currículo e discutindo questões étnico-raciais em um curso técnico. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias: Góndola, Ens Aprend Cienc, Bogotá, v. 16, n. 1, p. 175-191, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14483/23464712.15810. Acesso em: 19 dez. 2023.

RIBEIRO, E. M. M. Comunidades de prática na formação de professores: a compreensão do interesse dos estudantes por aulas de Química. Joinville: Clube de Autores, 2019.

ROLDÃO, M. C. Colaborar é preciso: questões de qualidade e eficácia no trabalho dos professores. Revista Noesis, Lisboa, nº 71, p. 24-29, 2007.

SACRISTÁN, G. J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SILVA, N. A. da; MASSENA, E. P. A Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: uma abordagem a partir de uma proposta curricular no contexto do Sul da Bahia. Revista Ponto de Vista, Viçosa, v. 12, n. 3, p. 01–20, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15458. Acesso em: 19 dez. 2023.

Silva, N. A.; PIMENTA, S. S.; RODRÍGUEZ, A. S. M.; MASSENA, E. P. Cenário Integrador: a escolha de temas para a reconfiguração curricular no ensino de ciências. In: Brancher, V. R.; Drehmer-Marques, K. C.; Nonenmacher, S. E. B. (org.) Práticas e Metodologias no Ensino de Ciências. Santo Ângelo: Metrics, 2021. p.67-92.

VAN DER BROOCKE, B. M. S. Corte Interamericana de Direitos Humanos e a crise no sistema carcerário brasileiro: entre o litígio estratégico e o litígio estrutural. In: ALVES, V. H. M.; NEVES, R. T. S.; RESQUE, J. D. D. (Orgs.) Direitos Humanos e(m) tempos de crise. Porto Alegre: Editora Fi, 2019.

VERSOLATO, M. S.; ALVES, A. P. M.; IZIDORO, E. Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 122–138, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16659. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16659. Acesso em: 4 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-17

Como Citar

OLIVEIRA LIMA, A.; ADONAI DO NASCIMENTO MATA, G.; MASSENA, E. P. Perspectivas de um curso de formação de professores de Ciências no contexto prisional . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024017, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1781. Acesso em: 21 nov. 2024.