Saberes docentes de professores iniciantes graduados em Ciências Biológicas
Palavras-chave:
Identidade docente, Biologia, Trabalho docenteResumo
Resumo: Este artigo parte da problemática em torno dos anos iniciais da carreira docente e teve por objetivo investigar os saberes docentes de professores de Ciências e/ou Biologia, em início de carreira, das redes públicas estadual e municipal do interior de Mato Grosso do Sul. Para a coleta de dados, foram empregadas entrevistas semiestruturadas junto a quatro professores iniciantes, considerando-se até quatro anos de exercício da docência. Após, as entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo. Percebe-se que estes docentes consideram os denominados saberes pedagógicos e os saberes experienciais como importantes para o início da carreira, isto é, os saberes aprendidos durante a graduação são base para a prática, mas aperfeiçoam tais conhecimentos durante o exercício da profissão. Discute-se a necessidade de reformulação dos cursos de formação inicial e continuada de professores, bem como o investimento na carreira docente, sobretudo em seu período inicial.
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