A formação dos professores da educação básica sob múltiplos olhares

Autores

  • Ivan Fortunato Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga
  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Regional do Cariri
  • José Anderson Santos Cruz Faculdade Anhanguera de Bauru

Palavras-chave:

-

Resumo

Nestes tempos neoliberais a educação que emana da/para a condição/relação humana, desenvolvimento e emancipação do indivíduo , que não compactua com exclusão, marginalização, violência e ataques aos direitos já conquistados, sobretudo pelos negros, pelos indígenas, pelas mulheres e pela comunidade LGBT, vem sendo excessivamente vinculada à lógica do mercado e aos interesses da classe empresarial.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga

Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP - Brasil. Coordenador do FoPeTec.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-7528

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Regional do Cariri

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor da
Universidade Regional do Cariri (URCA). ORCID: <https://orcid.org/0000-0003-3396-8205>

José Anderson Santos Cruz, Faculdade Anhanguera de Bauru

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Doutorando em Educação Escolar.
Docente de graduação e pós-graduação na Faculdade Anhanguera de Bauru. Editor Adjunto Executivo de
periódicos. Assessoria técnica e editorial. ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-5223-8078>.

Referências

ARAÚJO, O. A.; RODRIGUES, J. M. C.; ARAGÃO, W. H. Do decreto ao controle do processo pedagógico: os coordenadores pedagógicos sob a tutela das avaliações externas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 952-965,

Disponível em: < http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9827 >. Acesso em: 12 jun. 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP,

, p. 17-34.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

FORTUNATO, I.; ALVES ARAÚJO, O. H.; SANTOS CRUZ, J. A. A formação dos professores da educação básica sob múltiplos olhares. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 272–274, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/196. Acesso em: 21 dez. 2024.

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