Invariante cultural, senso comum e inovação pedagógica
Palavras-chave:
Pedagogia. Invariante Cultural. Inovação Pedagógica.Resumo
A partir de uma descrição sumária do paradigma fabril, em torno do qual as escolas se foram configurando a partir do séc. XIX, o artigo revê os conceitos de Invariante Cultural e de Inovação Pedagógica, com um viés crítico, procurando mostrar como o conceito de Inovação Pedagógica tem pouco a ver, na perspetiva do autor, com o senso comum.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. e PASSERON, J.A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977
BROWN, J., COLLINS, A. e DUGUID, P. Situated cognition and the culture of learning. In EducationalResearcher, 1, 18, pp. 32-42, 1988
FINO, C. N. Inovação e invariante (cultural). In RODRIGUES, L.&BRAZÃO, P.(Org.). Políticas educativas: discursos e práticas (pp.259-278). Funchal:Grafimadeira. 2009.
__________ Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 13-22, jan./abr. 2016.
__________ A revolução digital e a sua “pedagogia” hegemónica. in FRAGA, N.(Org.). O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis (pp. 57-69). Funchal: CIE-Uma, 2019
GIMENO SACRISTÁN, J. La pedagogia por objetivos: obsesión por la eficiencia. Madrid: Morata, 1985.
HAMILTON, D. The pedagogic paradox (or why no didactics in England?), in Pedagogy, Culture & Society, 7:1, 135-152., 1999.
KELLY, A. O currículo: teoria e prática. S. Paulo: Harbra, 1980.
LAVE, J. Cognition in Practice. Cambridge MA: Cambridge University Press 1988.
LAVE, J. e WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge USA: Cambridge University Press, 1991.
TOFFLER A. Future shock. New York: Random House, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.