O plano nacional de formação de professores da educação básica - PARFOR da Universidade Regional do Cariri - URCA sob a lente dos egressos (CRATO-CE, 2010-2015)

Autores

  • Daniela Fernandes Rodrigues Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Luis Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Gusmão Freitas Amorim
  • Farbênia Kátia Santos de Moura

Palavras-chave:

PARFOR. Formação em serviço. Professores-alunos.

Resumo

Este estudo analisa os significados atribuídos à formação e a prática docente pelos egressos da 1ª turma do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, ofertado pela Universidade Regional do Cariri – URCA entre os anos de 2010 e 2015 no município de Crato-CE. Concluímos que a experiência foi encarada pelos alunos/docentes como um processo de valorização profissional e pessoal, apesar do reconhecimento de que a oferta do Curso não fora acompanhada de condições necessárias para a permanência e devido aproveitamento dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Fernandes Rodrigues, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/MAIE). Professora do Instituto
Federal do Ceará (IFCE). 

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do centro de estudos para
formação de professores do PPGE da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Gusmão Freitas Amorim

Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/MAIE). Professor da Rede
Estadual de Ensino do Ceará. 

Farbênia Kátia Santos de Moura

Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/MAIE). Professora da Rede
Privada de Ensino. 

Referências

ARAÚJO, Cláudio et al. Análise crítica do PARFOR enquanto propósito e realidade no Cariri Cearense. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 11, 2012, Campinas, SP. Anais... UNICAMP, Campinas, SP: Junqueira&Marin Editores, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf: Acesso em: 19 abr. 2016.

BRASIL. Portaria Normativa nº 09, de 30 de junho de 2009. Institui o Plano Nacional de

Formação dos Professores da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 1 de julho de 2009, n. 123, Seção 1.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 23 abr. 2015.

FARIAS, Isabel Sabino de Farias. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber livro, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e incerteza. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Perfil Básico Municipal: Crato. 2016. Fortaleza, CE, 2016. Disponível em: http://www.ipece.ce.gov.br/perfil_basico_municipal/2016/Crato.pdf. Acesso em: 23 dez. 2016.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. 2 ed. Natal-RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

NOVÓA, Antonio (Cord.) Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

PIMENTA. Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In: VIAGGIANI, Maria Aparecida Bicudo.; JÚNIOR, Celestino da Silva Alves (Orgs). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1996. p. 145-155.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência: uma construção ético-profissional. Campinas, SP: Papirus, 2005.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

FERNANDES RODRIGUES, D.; TÁVORA FURTADO RIBEIRO, L.; FREITAS AMORIM, G.; KÁTIA SANTOS DE MOURA, F. O plano nacional de formação de professores da educação básica - PARFOR da Universidade Regional do Cariri - URCA sob a lente dos egressos (CRATO-CE, 2010-2015). Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 342–361, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/401. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)