Os impactos do PNE e da BNCC sobre a formação dos professores e a autonomia das escolas

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Formação docente, Políticas educacionais

Resumo

Este artigo aborda reflexões de pesquisadores que tratam dos impactos do PNE e da BNCC sobre a formação docente, realizando uma análise crítica pautada numa perspectiva de currículo no Brasil que vincula o conceito de qualidade aos resultados das avaliações em larga escala e, por conseguinte, limita a autonomia das escolas na definição dos seus projetos político-pedagógicos. Defende que os professores e demais sujeitos presentes no processo educativo sejam protagonistas nas definições curriculares, promovendo a concretização da autonomia pedagógica assegurada na legislação nacional e o resgate do papel da Didática como indutora da reflexão crítica sobre a educação em seus vários aspectos.

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Biografia do Autor

Clériston Andrade, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela SCEEEMB, Mestrando em Educação pela Universidade de Pernambuco - UPE. 

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco - UPE

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela FE-USP (2013). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Membro afiliado da SBEM, da ANPEd e das Redes CpE e IEB-CIEB. Atua como Parecerista ad-hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

Paulo César Marques de Andrade Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Professor do Pleno em Pedagogia da Universidade de Pernambuco (PE). 

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Publicado

2021-09-23

Como Citar

DA SILVA ANDRADE, C. J.; CAMPOS CUSATI, I. .; MARQUES DE ANDRADE SANTOS, P. C. . Os impactos do PNE e da BNCC sobre a formação dos professores e a autonomia das escolas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021017, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/518. Acesso em: 28 mar. 2024.

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