Dificuldades específicas de aprendizagem

análise de artigos publicados na revista educação especial e revista brasileira de educação especial de 2012 e 2022

Autores

  • Lucilia Vernaschi de Oliveira Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Elaine Tótoli de Oliveira Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Jair Garcia dos Santos Instituto Federal do Paraná - IFPR

Palavras-chave:

transtornos de aprendizagem; dislexia; discalculia; TDAH.

Resumo

A aprendizagem é um processo complexo e compreende vários fatores relativos ao estudante, como estimulação, motivação e organização cognitiva, dentre outros.  A temática dificuldades de aprendizagem é um assunto que preocupa professores, famílias e outros profissionais da área. Nesse sentido, o presente texto teve como objetivo mapear e apresentar estudos sobre dificuldades específicas de aprendizagem, publicados entre 2012 e 2022, na Revista Educação Especial e Revista Brasileira de Educação Especial, com o intuito de verificar a tendência dos estudos publicados nos referidos periódicos. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo estado da arte. Inicialmente, discutimos os principais tipos de dificuldades específicas de aprendizagem (DEA) presentes na literatura. Na sequência, na seleção dos artigos nos mencionados periódicos, aplicamos os critérios de inclusão e exclusão, com isso, identificamos e apresentamos 14 artigos, sendo que dois deles trazem em seu título a terminologia “dificuldades de aprendizagem” e os 12 outros apresentam as expressões “dislexia”, “TDAH” ou “discalculia”, as quais dizem respeito à temática. Os textos foram, respectivamente, organizados em quatro Quadros, apresentando o título, ano de publicação, objetivo e autoria. Logo após, apresentamos sinteticamente os estudos. De forma geral, concluímos que, diante da problemática, o número de publicações é baixo, a temática é densa e precisa fazer parte das ementas e discussões de cursos que formam professores, e que refletir sobre o assunto contribui com a compreensão do processo de educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente na área de Educação Especial na Educação Básica Técnica e Tecnológica, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1356-537X

Elaine Tótoli de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professora de Libras no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2737-7564

Jair Garcia dos Santos, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestrando em Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Umuarama em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Técnico em Assuntos Educacionais e Coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Cnapne).  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2028-770X

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

OLIVEIRA, L. V. de; OLIVEIRA, E. T. de; SANTOS, J. G. dos. Dificuldades específicas de aprendizagem: análise de artigos publicados na revista educação especial e revista brasileira de educação especial de 2012 e 2022. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023016, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/902. Acesso em: 21 dez. 2024.