Compósito ecológico com fibra foliar da grama
Palavras-chave:
Fibra. Grama. Reciclagem. Transformação.Resumo
Árvores e gramados estão presentes nos mais diversos cenários, porém pouco se faz de suas folhas e podas. A poda da grama não é exceção, sendo tratada como resíduo vegetal. O objetivo deste trabalho é fazer ensaios com a fibra, utilizando metodologia baseada na fabricação artesanal de papel, de modo a investigar suas características e identificar novos usos. O resultado obtido apresentou potencial para ser usado, por exemplo, como componente de compósitos, gerando um material leve e de baixo custo.
Downloads
Referências
WELKER, Cassiano Aimberê Dorneles; LONGHI-WAGNER, Hilda Maria. A família Poaceae no Morro Santana, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Geociências, v. 5, n. 4 (2007).
Website Fluminense. Disponível em: <http://www.fluminense.com.br/>. Acesso em: 01/07/17,
Website Royal Grass. Disponível em: <http://www.royalgrass.com.br/>. Acesso em: 10/07/17.
KLOCK, U.; ANDRADE, A.S.; HERNANDES, J.A. Polpa e papel. 3 ed. Curitiba: UFPR; 2013. 117 p.
Website Celulose Riograndense. Disponível em: <http://www.celuloseriograndense.com.br/produtos>. Acesso em: 13/07/17.
MACHADO, A., Morfologia e citologia bacteriana. Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: <http://www.ufjf.br/microbiologia/files/2012/12/Morfologia-e-Citologia-bacteriana-final2.pdf>. Acesso em: 14/07/2017.
STEPHENS et al., Virologia. Cap. 2, Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. FIOCRUZ. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/cap2.pdf>. Acesso em: 14/07/2017.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.