Inscrições temporais e perpetuações imagéticas nas séries fotográficas
Palavras-chave:
Série Fotográfica. Fotonovela. Tempo Denegado. Tempo Inscrito. Tempo Decomposto.Resumo
Apresentamos neste trabalho uma trajetória histórica das séries fotográficas, as principais manifestações de sequencialidade fotográfica na modernidade e as referências centrais de articulação e justaposição de imagens a partir de diferentes modalidades de temporalidade. Para tanto, pontuamos ao longo do presente artigo a crença e os valores ligados à ideia da verdade fotográfica, destacando os paradigmas cientificistas até meados do século XX. A partir do fortalecimento da arte conceitual na década de 70, novas possibilidades de transposição da realidade foram abraçadas, ressignificando os modelos de temporalidade e sequencialidade.
Downloads
Referências
AMIGA E NOVELAS. Capa da revista Sétimo Céu. 1975. Disponível em:< http://revistaamiga-novelas.blogspot.com/2012/03/revista-setimo-ceu-serie-amor-nr-31.html>. Acesso em 20 set. 2018.
BOSI, Ecléa. Cultura de massa e cultura popular: leituras operárias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BRISOLARA, Valéria Silveira; MEDINA, Roberto. Poesia e autoria: a voz que fala no eu-lírico. In: SEMANA DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 10, 2014, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: SEPESQ, 2014, p. 1-8. Disponível em: <https://www.uniritter.edu.br/uploads/eventos/sepesq/x_sepesq/arquivos_trabalhos/2966/495/682.pdf> Acesso em: em 1 nov. 2018.
BRITO, Leomar Jesus Ferreira de. A Temporalidade na Imagem Fotográfica. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 9, 2008, Guarapuava, PR. Anais. São Paulo: INTERCOM, 2008, p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2008/resumos/R10-0449-1.pdf> Acesso em 29 out. 2018.
CAPA, Robert. Guerra civil espanhola. 1936. 1 fot.: p&b. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/08/23/ult574u9604.jhtm>. Acesso em 12 out. 2018.
CATANHO, Fernanda Jansen Mira. A edição fotográfica como construção de uma narrativa visual. Revista Discursos fotográficos, Londrina, PR, v.3, n.3, p. 81-96, 2007. Semestral. E-ISSN: 1984-7939. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1494>Acesso em: em 2 nov. 2018.
CREWDSON, Gregory. Sem título (girl in window). 1999. 1 fot.: color. Disponível em: <https://www.widewalls.ch/editions/gregory-crewdson-untitled-girl-in-window-from-twilight/>. Acesso em: 25 out. 2018.
_____. Small town America. 2005. 1 fot.: color. Disponível em: < http://suburbia119.rssing.com/chan-14423820/all_p1.html >. Acesso em: 13 mai. 2020.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1999.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. Trad. Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. Revista Galáxia, São Paulo, v. 9, n. 14, p. 29-46, dez. 2007. ISSN 1982-2553. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/download/1485/956> Acesso em 2 nov. 2018.
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Barcelona, ES: Gustavo Gili, 2010.
HAAS, Ernest. NY. 1952. 1 fot.: color. Disponível em: <http://www.ernst-haas.com/site/new-york-3.html>. Acesso em 03 out. 2018.
_____. Motion crosswalk II. 1970. 1 fot.: color. Disponível em: <http://www.ernst-haas.com/site/new-york-2.html>. Acesso em 03 out. 2018.
MICHALS, Duane. Chance meeting. 1970. 1 sequenc. fot.: p&b. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/fotosdotheo/5031161005>. Acesso em 30 set. 2018.
_____. Andy Warhol. 1972. 1 sequenc. fot.: p&b. Disponível em: <https://www.saturdaysnyc.com/magazine/duane-michals>. Acesso em 30 set. 2018.
_____. Dr. Heisenberg’s magic mirror of uncertainty. 1998. 1 sequenc. fot.: p&b. Disponível em:< https://www.theguardian.com/artanddesign/2015/feb/26/duane-michals-best-photograph-french-vogue-quantum-physics-heisenberg >. Acesso em 30 set. 2018
MUYBRIDGE, Eadweard. Study of a horse at full gallop. 1887. 1 sequenc. fot.: p&b. Disponível em: <https://www.allposters.com/-sp/Photographer-Eadweard-Muybridge-s-Study-of-a-Horse-at-Full-Gallop-in-Collotype-Print-Posters_i3598055_.htm>. Acesso em 25 out. 2018
OLIVEIRA, Débora Soares; OLIVEIRA, Kamila Nogueira de; PORTO, Bruno Carrijo. A arte após o advento da fotografia. Revista Eletrônica de Comunicação. Franca, SP, v. 6, n. 1, p. 1-10, 2011. ISSN: 18099696. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rec/article/view/467> Acesso em 1 nov. 2018.
PIERCE, Charles S. Semiótica. 2. ed., São Paulo: Perspectiva, 1999.
PINTEREST. Fotografia post mortem do período vitoriano. s.d. 1. fot.: p&b. Disponível em:< https://br.pinterest.com/pin/440156563562068517/?lp=true>. Acesso em 22 out. 2018.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Trads. Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. São Paulo: Senac, 2009.
SFMOMA. Fonte. s.d. Disponível em:< https://www.sfmoma.org/read/discussion-questions-marcel-duchamp-fountain/>. Acesso em 15 out. 2018.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: SENAC, 2010.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
WARHOL, Andy. Marilyns. 1967. 1. sequenc. fot.: color. Disponível em:. Acesso em: 12 mai. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.