Análise de atividades experimentais presentes em teses e dissertações em ensino de física (2001-2019)

Autores

  • Bruno Xavier Duarte Universidade Estadual de Campinas
  • Juliana Rink Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Atividades experimentais, Ensino de Física, Pesquisa educacional

Resumo

Considerando a importância do caráter investigativo e da autonomia para a formação científica dos indivíduos, realizamos um estudo de estado da arte cujo objetivo foi analisar as atividades experimentais, presentes em dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Física, defendidas em programas de pós-graduação nacionais entre 2001 e 2019. A partir de buscas no banco de teses e dissertações do CEDOC-UNICAMP, selecionamos 218 trabalhos e neles identificamos 992 experimentos. A análise aponta para um baixo teor investigativo nas atividades, sendo que 62% dos experimentos apresentam roteiros de caráter fechado, dificultando uma ação autônoma por parte dos alunos

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Biografia do Autor

Bruno Xavier Duarte, Universidade Estadual de Campinas

Físico, licenciado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestrando do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM - UNIACMP).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6622-482X

Juliana Rink, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação.  Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3491-8306

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-25

Como Citar

Xavier Duarte, B., & Rink, J. (2023). Análise de atividades experimentais presentes em teses e dissertações em ensino de física (2001-2019). Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023029. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1239