Educação científica
Palavras-chave:
educação científicaResumo
Educação científica
Downloads
Referências
AKDUR, T.E. 2009. Scientific Literacy: The development of some components of scientific literacy in basic education. VDM Verlag Dr. Müller, Saarbrücken.
ALESSO, H.P. & SMITH, C.F. 2009. Thinking on the Web - Berners-Lee, Gödel and Turing. Wiley, New York.
AMSDEN, A.H. 2009. A Ascensão do “Resto” – Os desafios ao Ocidente de economias com industrialização tardia. Ed. Unesp, São Paulo.
BACHELARD, G. 1986. The New Scientific Spirit. Beacon Press, Boston.
BARROW, J.D. 1994. Teorias de Tudo – A busca da explicação final. J. Zahar Ed., Rio de Janeiro.
BARROW, J.D. 1998. Impossibility – The limits of science and the science of limits. Oxford University Press, Oxford.
BERLINSKI, D. 2000. The Advent of the Algorithm – The idea that rules the world. Harcourt, Inc., London.
BIEHLER, R., SCHOLZ, R.W., STRÄSSER, R., WINKELMANN, B. 1993. Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. Springer, New York.
BROCKMAN, John. (Ed.). 2003. The New Humanists - Science at the edge. Barnes & Noble Books, New York.
BURKE, P. 2003. Uma História Social do Conhecimento – De Gutenberg a Diderot. Zahar Editores, Rio de Janeiro.
CALAZANS, J. (Org.). 1999. Iniciação Científica: Construindo o pensamento crítico. Cortez, São Paulo.
CASTELLS, M. 1997. The Rise of the Network Society - The information age: Economy, society and culture. Vol. I. Blackwell, Oxford.
CASTELLS, M. (Ed.). 2004. The Network Society – A cross-cultural perspective. Edward Elgar, Northampton.
CEPAL. 1992. Equidad y Transformación Productiva – Un enfoque integrado. CEPAL, Santiago.
CEPAL/OREALC. 1992. Educación y Conocimiento – Eje de la transformación productiva con equidad. CEPAL, Santiago.
COIRO, J., KNOBEL, M., LANKSHEAR, C., LEU, D.J. (Eds.) 2008. Handbook of Research on New Literacies. Lawrence Erlbaum Ass., New York.
COMPAYRÉ, G. 2009. Herbert Spencer and Scientific Education. Bibliobazaar, Charleston.
COVENEY, P. /HIGHFIELD, R. 1995. Frontiers of Complexity – The search for order in a chaotic world. Fawcett Columbine, New York.
DARDER, A., BALTODANO, M.P., TORRES, R.D. (Eds.). 2009. The Critical Pedagogy Reader. Routledge, London.
DEMO, P. 1995. Metodologia Científica em Ciências Sociais. Atlas, São Paulo.
DEMO, P. 1996. Educar pela Pesquisa. Autores Associados, Campinas.
DEMO, P. 2000. Metodologia do Conhecimento Científico. Atlas, São Paulo.
DEMO, P. 2002. Complexidade e Aprendizagem – A dinâmica não linear do conhecimento. Atlas, São Paulo.
DEMO, P. 2004. Aprendizagem no Brasil – Ainda muito por fazer. Mediação, Porto Alegre.
DEMO, P. 2005. Argumento de Autoridade X Autoridade do Argumento. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro.
DEMO, P. 2005a. Inclusão Digital - Cada vez mais no centro da inclusão social. In: Inclusão Social, Vol. 1, out./mar., p. 36-39.
DEMO, P. 2007. Aposta no Professor - Cuidar de viver e de trabalhar com dignidade. Editora Mediação, Porto Alegre.
DEMO, P. 2008. Metodologia para quem quer aprender. Atlas, São Paulo.
DEMO, P. 2008a. Salário de Docente Básico. In: Ciências Sociais Unisinos, Vol. 44, p. 186-198.
DEMO, P. 2008b. Fundamento sem Fundo. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro.
DEMO, P. 2009. Educação Hoje - "Novas" tecnologias, pressões e oportunidades. Atlas, São Paulo.
DEMO, P. 2009a. Qualidade Humana. Autores Associados, Campinas.
DEMO, P. 2009b. Saber Pensar é Questionar. LiberLivro, Brasília.
DEMO, P. 2009c. Aprender Bem/Mal. Editora Autores Associados, Campinas.
DUDERSTADT, James J. 2003. A University for the 21st Century. The University of Michigan Press, Ann Arbor.
DUFOUR, R. & EAKER, R. 1998. Professional Learning Communities at Work – Best practices for enhancing student achievement. National Education Service, Bloomington, Indiana.
FEYERABEND, P. 1977. Contra o Método. Francisco Alves, Rio de Janeiro.
FLICK, L.B. & LEDERMAN, N.G. 2006. Scientific Inquiry and Nature of Science: Implication for teaching, learning, and teacher education. Springer, New York.
FOUCAULT, M. 2000. A Ordem do Discurso. Loyola, São Paulo.
FOUCAULT, M. 2004. A Hermenêutica do Sujeito. Martins Fontes, São Paulo.
FRASER, B.J. & TOBIN, K. 1998. International Handbook of Science Education. Springer, New York.
FRIEDMAN, T.L. 2005. O Mundo é Plano - Uma breve história do século XXI. Objetiva, Rio de Janeiro.
GADAMER, H.-G. 1997. Verdade e Método – Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Vozes, Petrópolis.
GALIAZZI, M.C. 2003. Educar pela Pesquisa – Ambiente de formação de professores de ciências. Editora UNIJUÍ, Ijuí.
GALLOWAY, A.R. & THACKER, E. 2007. The Exploit – A theory of networks. University of Minnesota Press.
GEE, J.P. 2003. What Video Games Have to Teach Us about Learning and Literacy. Palgrave, New York.
GEE, J.P. 2007. Good Video Games + Good Learning. Peter Lang, New York.
GIERE, R.N. 1999. Science Without Laws. The University of Chicago Press, Chicago.
GRIBBIN, J. 1998. The Search for Superstrings, Symmetry, and the Theory of Everything. Little, Brown and Company, New York.
GROSSI, E. P. 2004. Por aqui ainda há quem não aprende? Paz e Terra, Rio de Janeiro.
HAACK, Susan. 2003. Defending Science within reason – Between scientism and cynicism. Prometheus Books, New York.
HABERMAS, J. 1989. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro.
HARDING, S. 1998. Is Science Multicultural? Postcolonialisms, feminisms, and epistemologies. Indiana University Press, Bloomington and Indianapolis.
HARDING, S. (Ed.). 2004. Feminist Stand Point - Theory Reader. Routledge, New York.
HARDING, S. 2006. Science and Social Inequality - Feminist and postcolonial issues. Univ. of Illinois Press, Illinois.
HARGREAVES, A. 2004. O Ensino na Sociedade do Conhecimento – Educação na era da insegurança. ARTMED, Porto Alegre.
HASSAN, R. 2008. The Information Society. Polity Press, Cambridge.
HILLIS, W.D. 1998. The Pattern on the Stone – The simple ideas that make computers work. Basic Books, New York.
HORGAN, J. 1997. The End of Science – Facing the limits of knowledge in the twilight of the scientific age. Broadway Books, New York.
HUFFMAN, J.B. & HIPP, K.K. 2003. Reculturing Schools as Professional Learning Communities. ScarecrowEducation, Toronto.
IOSCHPE, G. 2004. A Ignorância Custa um Mundo - O valor da educação no desenvolvimento do Brasil. Francis, São Paulo.
KNYAZEVA, H. 2003. O Pensamento Complexo Não Linear e sua Aplicação nas Atividades de Gestão. In: Carvalho, E.A. & Mendonça, T. (Orgs.). 2003. Ensaios de Complexidade 2. Editora Sulina, Porto Alegre, p. 95-116.
KOSKO, B. 1999. The Fuzzy Future – From society and science to heaven in a chip. Harmony Books, New York.
KUBRUSLY, R.S. 2003. Uma Viagem Informal ao Teorema de Gödel ou (o preço da matemática é o eterno matemático). In: Carvalho, E.A. & Mendonça, T. (Orgs.). 2003. Ensaios de Complexidade 2. Editora Sulina, Porto Alegre, p. 140-158.
KUHN, T.S. 1975. A Estrutura das Revoluções Científicas. Ed. Perspectiva, São Paulo.
LESH, R.A., HAMILTON, E., KAPUT, J.J. (Eds.). 2007. Foundations for the Future in Mathematics Education. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, London.
LIH, A. 2009. The Wikipedia Revolution. Hyperion, New York.
MACLLUM, A.B. 2009. The Scientific Spirit in Medicine. Bibliobazaar, Charleston.
MASON, R., RENNIE, F. 2008. E-Learning and Social Networking Handbook - Resources for Higher Education. Routledge, London.
MEDAWAR, P.B. 2005. Os Limites da Ciência. Ed. Unesp, São Paulo.
MORIN, E. 1995. Introdução ao Pensamento Complexo. Instituto Piaget, Lisboa.
MORIN, E. 1996. Ciência com Consciência. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro.
MORIN, E. 2002. La Méthode - 5. L’humanité de l’humanité. L’identité humaine. Seuil, Paris.
O’NEIL, M. 2009. Cyber Chiefs - Autonomy and authority in online tribes. Pluto Press, New York.
PERKOWITZ, S. 2004. Digital People - From bionic humans to androids. Joseph Henry Press, Washington.
PLAUT, W. 1962. Judaism and the Scientific Spirit. Union of American Hebrew Congregations, Cincinnati.
PNUD. 1990/2009. Relatório do Desenvolvimento Humano. ONU, New York.
POPPER, K.R. 1959. The Logic of Scientific Discovery. Hutchinson of London, London.
POPPER, K.R. 1967. El desarrollo del conocimiento científico - Conjeturas y refutaciones. Paidos, Buenos Aires.
PRIGOGINE, I. 1996. O Fim das Certezas – Tempo, caos e as leis da natureza. Ed. UNESP, São Paulo.
PRIGOGINE, I./STENGERS, I. 1997. A Nova Aliança. Ed. UnB, Brasília.
RATCLIFFE, M. & GRACE, M. 2003. Science Education for citizenship: Teaching socio-scientific issues. Open Univ. Press, London.
ROTH, W.-M. 2004. Rethinking Scientific Literacy. Routledge, London.
SANTOS, B.S. 1995. Toward a New Common Sense – Law, science and politics in the paradigmatic transition. Routledge, New York.
SANTOS, B.S. 2004. Conhecimento Prudente para uma Vida Decente – “Um discurso sobre as Ciências” revisitado. Cortez, São Paulo.
SANTOS, B.S. (Org.). 2009. As Vozes do Mundo. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro.
SANTOS, B.S. & MENESES, M.P. (Orgs.). 2009. Epistemologia do Sul. Almeida, Portugal.
SAVIN-BADEN, M., WILKIE, K. 2006. Problem-Based Learning Online. Open University Press, London.
SCIENCE EDUCATION. 2009. http://en.wikipedia.org/wiki/Science_education
SOUZA, P.R. 2004. A Revolução Gerenciada – Educação no Brasil 1995-2002. Pearson/Prentice Hall, São Paulo.
SUNSTEIN, C.S. 2006. Infotopia - How many minds produce knowledge. Oxford Univ. Press, New York.
TAPSCOTT, D. & WILLIAMS, A.D. 2007. Wikinomics - How mass collaboration changes everything. Penguin, London.
ULANOWICZ, R.E. 2009. A Third Window – Natural life beyond Newton and Darwin. Templeton Foundation Press, West Conshohcken (Pennsylvania).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.