Equacionamento do método dos elementos finitos através da álgebra linear e suas aplicações na análise estrutural

Autores

  • Renato Silva Nicoletti Universidade Federal de São Carlos
  • Adilson Eduardo Presoto Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Álgebra Linear. Elementos Finitos. Análise Estrutural.

Resumo

Na análise estrutural, o Método dos Elementos Finitos (MEF) é uma solução frente aos limitados métodos analíticos. Com base em fundamentos da Álgebra Linear e da Resistência dos Materiais, equacionou-se o MEF para vigas e aplicou-o na resolução de dois problemas. Contrastando os resultados obtidos pelos métodos, confirmou-se a eficiência do MEF na análise de qualquer estrutura e verificou-se que um software matemático dotado do método seria uma valiosa ferramenta de anteprojeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Silva Nicoletti, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Engenharia Civil. Universidade Federal de São Carlos. 

Adilson Eduardo Presoto, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto no Departamento de Matemática na Universidade Federal de São Carlos. 

Referências

ALVES, A. F. Elementos Finitos: A Base da Tecnologia CAE. São Paulo: Érica, 2003.

BEER, F. P.; JOHNSON, R. E.; EISENBERG, E. R. Mecânica Vetorial para Engenheiros. 9ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2012.

BOLDRINI, J. L.; COSTA, S. I. R.; FIGUEIREDO, V. L.; WETZLER, H. G. Álgebra Linear. 3ª ed. São Paulo: Harbra, 1986

CIMM – Centro de Informação Metal Mecânica. Disponível em: < http://www.cimm.com.br/portal/>. Acesso em 22 fev. 2016.

COELHO, F. U.; LOURENÇO, M. L. Um Curso de Álgebra Linear. 3ª ed. São Paulo: EdUSP, 2005.

REDDY, J. N. An Introduction to the Finite Element Method. 2ª ed. Singapura: McGraw-Hill, 1993.

STEINBRUCH, A.; WINTERLE, P. Álgebra Linear. 2ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

VANDERLEI, R. DIAS. Resistência dos Materiais: Notas de Aula. Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá: 2009. Disponível em: Acesso em 21 de fev. 2017.

ZIENKIEWICZ, O. C.; TAYLOR, R. L. The Finite Element Method - Basic Formulation and Linear Problems. 4ª ed. Berkshire: McGraw-Hill, 1989.

Downloads

Publicado

2026-01-19

Como Citar

Nicoletti, R. S., & Presoto, A. E. (2026). Equacionamento do método dos elementos finitos através da álgebra linear e suas aplicações na análise estrutural. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 5(3), PDF. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2852

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.