Tessituras formativas

o estágio como prática pedagógica de formação

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos
  • Rosângela Rodrigues dos Santos Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Formação Docente. Estágio. Prática Pedagógica Crítica.

Resumo

Busca-se no artigo compreender o sentido da prática para os futuros professores. Partiu da questão de pesquisa: Que práticas de formação podem produzir reflexões e criar comportamentos crítico-reflexivos sobre a prática escolar? Para tanto, a pesquisa lançou mão do suporte teórico de Freire, Franco, Charlot, Lima, Nóvoa, Ghedin, Oliveira e Almeida, e Pimenta e Lima. Metodologicamente utilizou dados coletados em duas pesquisas-ações, na perspectiva da grounded theory. Os resultados indicam a necessidade de uma prática crítica de formação. Realça-se que incorporar a reflexão coletiva e crítica como inerência à prática do estágio, é uma nova forma de conceber o mundo.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Doutora - Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3867-5452

Rosângela Rodrigues dos Santos, Universidade Católica de Santos

Mestre em Educação. Estudante de Doutorado em Educação da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8107-7258

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

FRANCO, M. A. S.; SANTOS, R. R. dos. Tessituras formativas: o estágio como prática pedagógica de formação. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023011, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1136. Acesso em: 29 abr. 2024.