Coisas que gostaria de trabalhar na formação de professores de ciências e matemática, mas não sei como

Autores

  • Ivan Fortunato

Palavras-chave:

Formação de Professores. Professor Formador. Ensino de Ciências e Matemática.

Resumo

Este texto é um ensaio a respeito de diversas inquietações colocadas pelos desafios da atuação como professor formador de professores de ciências e matemática. Trata-se de escarafunchar alguns elementos do cotidiano vivido que não têm sido trabalhados nas aulas voltadas para a construção de práticas e saberes da profissão docente. Em essência, é um exame de si e das vicissitudes de lecionar diante um contexto bastante complexo, no qual sobre pouco tempo e espaço para temas tido como pouco relevantes, como meditação, autoconhecimento e curiosidades emergentes da experiência de viver. Ao final, espera-se, na partilha dessas elucubrações, criar meios para que esses temas, paulatinamente, deixem de ser “outros” e façam parte da rotina do trabalho pedagógico na formação docente.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia (UNESP). Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-7528

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

FORTUNATO, I. Coisas que gostaria de trabalhar na formação de professores de ciências e matemática, mas não sei como. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020013, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/115. Acesso em: 25 abr. 2024.