Experiências metacognitivas de estudantes do ensino médio na aprendizagem de Física

Autores

  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Nancy Nazareth Gatzke Corrêa Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Metacognição, Experiências metacognitivas, Ensino Médio, Aprendizagem em Física

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa que buscou compreender: de que forma os estudantes do Ensino Médio percebiam e entendiam sua aprendizagem em Física; se eles tinham consciência do que sabiam ou não, de suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem; se tinham ciência das estratégias que utilizavam para aprender e quando estas estratégias eram eficientes ou não. Os dados, analisados por meio da ATD, foram enquadrados em percepções da aprendizagem classificadas em três tipos: Totalidade, Parcialidade ou Não aprendizagem. Emergiram dezessete categorias para a Totalidade, nove para a Parcialidade e doze para o Não aprendizado.

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Biografia do Autor

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Bauru, SP, Brasil. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil – e docente Sênior colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8856-5521

Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil. Docente da SEED, governo do Estado do Paraná, e docente colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Jacarezinho, PR, Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8160-1849

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP, Brasil. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil – e docente Sênior colaborador da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil. E-mail: sergioarruda@uel.br. Com o apoio do CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

PASSOS, M. M.; CORRÊA, N. N. G.; ARRUDA, S. de M. Experiências metacognitivas de estudantes do ensino médio na aprendizagem de Física. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023013, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1150. Acesso em: 18 jun. 2024.