Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

um levantamento bibliográfico das pesquisas em Ensino de Ciências

Autores

  • Francisco Thiago Martins dos Santos Universidade de Brasília
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino de Ciências., TDAH, Professores de Ciências

Resumo

O professor de Ciências, frequentemente, não possui uma formação adequada para atender as necessidades pedagógicas dos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico para identificar como as pesquisas têm abordado a relação dos professores de Ciências com os estudantes diagnosticados com TDAH. A pesquisa foi qualitativa com delineamento de levantamento bibliográfico e foram selecionados 11 artigos após busca na plataforma “Google Acadêmico”. Os dados foram analisados com base na “Análise de Conteúdo” e foram elencadas três categorias: “Professores de Ciências e TDAH”; “Recursos didáticos que auxiliam os professores com estudantes com TDAH” e “Diferentes abordagens pedagógicas”. Os resultados indicaram que os professores não se sentem preparados para ensinarem para estudantes com TDAH, mas, buscam utilizar metodologias e estratégias diversificadas para promoverem um ensino inclusivo com diálogos, jogos, atividades lúdicas e práticas, como experimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Thiago Martins dos Santos, Universidade de Brasília

Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1099-1990

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências. Professora Associada da Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1776-5398

Referências

ALVES, R. J. R.; NAKANO, T. C. A dupla-excepcionalidade: relações entre altas habilidades/superdotação com a síndrome de Asperger, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem. Revista de Psicopedagogia, v. 32, n. 99, p. 346-360, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n99/08.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.

AMARAL, M. M. Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores para a Educação Inclusiva no Brasil: O que temos para hoje? Revista Educação Arte e Inclusão, v.13, n. 3, p. 120-140, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9841. Acesso em: 30 jan. 2023.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed 70, 3ª reimpressão da 1ª edição, 2016.

CRUZ, M. G. A.; OKAMOTO, M. Y.; FERRAZZA, D. D. A. O caso Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação: uma análise a partir do relato de pais e professores. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 20, p. 703-714, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/8wZkDY9NRYkHMRMtrwRw5gc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2023.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D.; FONTES, R. S. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Revista do Centro de Educação, v. 32, n. 2, p. 343-355, 2007.

HOFFMANN, S. M. Formação de Professores e os Estudantes de TDAH no Estado de Santa Catarina. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/233998/TCC_Stephanie_final.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 fev. 2023.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2.ed., São Paulo: EPU, 1986.

PEREIRA, R. A. A criança com TDAH e a escola. Associação Brasileira de Déficit de Atenção, 2010. Disponível em: https://tdah.org.br/a-crianca-com-tdah-e-a-escola/#:~:text=Raramente%20os%20profissionais%20encarregados%20da,conseguem%20lidar%20com%20o%20assunto. Acesso em: 29 de jan. de 2023.

SILVA, L.V.; BEGO, A. M. Levantamento Bibliográfico sobre Educação Especial e Ensino de Ciências no Brasil. Ensino de Ciências e Educação Especial, v. 24, p. 343-358, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/LvND66ZbjWXTYFz46DTzyzd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2023.

TINTORI, F.; BAST, D. F.; PITTA, M. R. Jogo na terapia comportamental em grupo de crianças com TDAH. Acta Comportamentalia, v. 19, n. 2, p. 225-239, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/actac/v19n2/a06.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

UHMANN, R. I. M.; ZANON, L. B. Diversificação de estratégias de ensino de ciências na reconstrução dialógica da ação/reflexão docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 3, p. 163-179, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/DPPxbNzKMBXfXhfvZWDJV5Q/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

WUO, Andrea Soares; MARQUES, Luiza Nunes. TDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantes. Práxis Educativa, v. 18, e21382, p. 1-14 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21382. Acesso em: 25 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

SANTOS, F. T. M. dos; ROTTA, J. C. G. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: um levantamento bibliográfico das pesquisas em Ensino de Ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023019, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1530. Acesso em: 19 nov. 2024.