Escola, ciências da natureza, religião e suas interrelações

um estudo com estudantes do ensino médio

Autores

  • Saulo Quintana Gomes Universidade Federal do Cariri
  • Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Ciência e religião. Multiculturalismo.

Resumo

As interações entre (ensino de) ciências e religião têm sido objeto de estudo frequente na literatura. O objetivo deste trabalho é aprofundar a compreensão sobre as relações entre ciência e religião no contexto escolar, através das visões de mundo de estudantes do ensino médio: como estes estudantes percebem e interpretam a natureza e como interagem com o binômio ciência-religião ao fazê-lo? A escola interfere nestas relações? Para tanto, utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa: um questionário foi elaborado e aplicado em estudantes de três diferentes escolas e suas respostas foram analisadas. A maioria dos estudantes considera que o planeta e os seres vivos evoluem, bem como acredita que a ciência busca a verdade. Contudo, existe na escola confessional uma maior tendência à visão de mundo religiosa. Mesmo assim, os resultados apontam que o contexto escolar é uma variável relativamente de pouca importância para o estabelecimento de relações entre ciência e religião.

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Biografia do Autor

Saulo Quintana Gomes, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/UNICAMP). Universidade Federal do Cariri. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3663-4227

Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em História Social (USP). Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0791-2232

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

QUINTANA GOMES, S.; FIGUEIRÔA, S. F. de M. Escola, ciências da natureza, religião e suas interrelações: um estudo com estudantes do ensino médio. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024008, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1663. Acesso em: 21 nov. 2024.