Produções acerca do lúdico no ensino de Ciências

um olhar para os trabalhos do VIII ao XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)

Autores

  • Julien Berry Minerbo Universidade de São Paulo
  • Michel Pereira Campos Silva Universidade de São Paulo
  • Valéria Dias Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Atividade Lúdica. Ludicidade. Motivação. Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Apresentamos os resultados de um estudo exploratório sobre o lúdico, que consiste em pesquisa bibliográfica realizada em cinco edições do ENPEC. Objetivamos sistematizar os conceitos de lúdico apresentados; os tipos de atividades consideradas lúdicas; os níveis de ensino focalizados e as contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. A análise de conteúdo realizada em 38 trabalhos selecionados revelou que o termo lúdico, ludicidade ou atividade lúdica apareceu sem definição conceitual em 28 deles. Em nove trabalhos a ludicidade apareceu como característica intrínseca dos recursos ou dos sujeitos. A ludicidade como experiência interna subjetiva do sujeito apareceu apenas uma vez. 53% dos trabalhos foram direcionados para o ensino médio e a motivação foi a principal contribuição esperada do lúdico, seguida de significação, desenvolvimento de habilidades sociais e compreensão de conteúdos conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julien Berry Minerbo, Universidade de São Paulo

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente é mestrando em Ensino de Ciências – PIEC/USP. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-5148-1726

Michel Pereira Campos Silva, Universidade de São Paulo

Licenciado em Física pelo IFSP. Mestre em Ensino de Astronomia pelo IAG/USP. Doutorando em Ensino de Física pelo PIEC/USP. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0208-4944

Valéria Dias Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação para a Ciência pela UNESP. Docente da Universidade de São Paulo e orientadora no PIEC/USP. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8786-5642

Referências

BARBOSA, Márlon Herbert Flora. O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BROUGÈRE, Gilles. Des jeux et des sociétés. Sciences du jeu, Villetaneuse, n. 14, 2021.

BROUGÈRE, Gilles. Lúdico na educação: novas perspectivas. Tradução: Antônio Villar Marques Sá. Linhas Críticas, Brasília, v. 8, n. 14, jan./jun. 2002.

CAMPANINI, B. D.; ROCHA, M. B. Ciência e Arte: contribuições do teatro científico para o ensino de ciências em atas do ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

CAMPANINI, B. D.; ROCHA, M. B. O uso do teatro na formação de professores para trabalhar questões científicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

CASANOVA, M. P.; ALVES, J. M. Teatro e Ciências: a aprendizagem como produção de sentidos subjetivos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

CRESPO, L. C.; GIACOMINI, R. As atividades lúdicas no ensino de química: uma revisão da revista química nova na escola e das reuniões anuais da sociedade brasileira de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

CUNHA, A. L. R. S.; ALVES, J. M. Ludicidade e subjetividade em pesquisas no ensino de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

EIRAS, W. C. S. A Brincadeira na Educação em Ciências no Ensino Fundamental: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

FARIA, R. L.; SHUVARTZ, M. Possibilidades lúdicas em um espaço de educação não formal. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

FERNANDES, H. L.; GUERRA, V. T.; SAITO, R. M. Histórias em Quadrinhos e Formação de Professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

FERREIRA, K. A. A.; GIRALDI, P. M. Histórias em quadrinhos e ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

FERREIRA, Mariane Grando. O lúdico no ensino de ciências e sua inserção no livro didático para os anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática). Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.

FLOR, T. O. et al. Uma revisão integrativa sobre o uso do cinema no ensino de ciências e saúde. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

FONSECA, C. V.; CARDOSO, K. A. Jogos didáticos e pesquisa em ensino de Ciências da Natureza: estudo documental em edições do ENPEC (2007-2015). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

FREITAS, M. R. V. et al. Importância da categorização dos erros no processo de ensino e aprendizagem de reações orgânicas a partir do uso de jogo didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOI, M. E. J.; ELLENSOHN, R. M. Experimentação e Jogos Lúdicos na formação continuada de professores de Ciências da Natureza. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

GUIMARÃES, R. S.; SILVA, C. S. As implicações do Teatro Científico como prática educativa na perspectiva da educação não formal. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

GURGEL, Ivã. Reflexões Político-Curriculares sobre a Importância da História das Ciências no Contexto da Crise da Modernidade. Cad. Bras. Ens. Fís., Florianópolis, v. 37, n. 2, p. 333–350, 2020.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida [org.]. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 8.ed., São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras no Brasil. Espacios en blanco, Buenos Aires, v. 24, p. 81–105, 2014.

LEITE, M. R. V. et al. Histórias em Quadrinhos para abordar a História e Filosofia da Ciência: uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC e ENEQ. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

LOPES, Conceição. Design de ludicidade. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 25-46, 2014, jul./dez. 2014.

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, 2014, jul./dez. 2014.

LUPETTI, K. O. Teatro e divulgação científica: encontro ciência em cena. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

LUPINETTI, J. M.; OLIVEIRA, A. M. A música como Metodologia de Ensino: Uma análise de 2009 à 2017 dos anais do Enpec. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

MACEDO, Rodolfo Alves. O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem. ID on Line, Crato, v. 14, n. 52, 2020.

MEDEIROS, D. M. S.; HAYDU, V. B. TICs e a função da gamificação na Educação em Ciências a partir de uma visão analítico- comportamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

MELLO, R. V. M.; ARAUJO NETO, W. N. Cinema e Educação: Diálogos entre a Linguagem Cinematográfica e o Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. Ludicidade na Perspectiva Sociocultural: Contribuições para o Ensino e a Aprendizagem dos Conceitos Científicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

MESTANZA, Paulo Enrique Cuevas. Desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de Bioquímica. Dissertação (Mestrado em Bioquímica). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

MINEIRO, Márcia; D’ÁVILA, Cristina. Ludicidade: compreensões conceituais de pós-graduandos em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v.45, e208494, p. 1-21, 2019.

MORAES, Maria Cândida. Ludicidade e transdisciplinaridade. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 47-72, jul./dez. 2014.

MORAES, F. A.; SOARES, M. H. F. B. Jogos no Ensino de Biologia: uma análise sobre os trabalhos presentes no ENPEC (1997-2015). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

NASCIMENTO, L. G.; MOURA, F. S.; FREITAS, L. M. O ensino de biologia através de jogos didáticos nas teses e dissertações nacionais (2005-2014). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

NUNES, F. R.; RODRIGUES, A. Q.; PEDREIRA, A. J. A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências da Natureza por professores da rede pública do DF. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

OJA-PERSICHETO, Aline Juliana. Perspectivas lúdicas para o ensino de Ciências no início da Educação Fundamental. Doxa: Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, v. 19, n. 2, p. 355-370, jul./dez. 2017.

PASSOU, A. S. et al. Fatores que influenciam na utilização de filmes como recurso didático pelos docentes de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

PINHEIRO, A. R.; CARDOSO, S. P. O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia. Rio de Janeiro, v. 3, n. 1. p. 57-76, jan./abr. 2020.

REZENDE, F. A. M.; SOARES, M. H. F. B. Jogos no ensino de Química: um estudo sobre a presença/ausência de teorias de ensino e aprendizagem à luz do V Epistemológico de Gowin. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

REZENDE, M. P. D.; SOARES, M. H. F. B. Elaboração de jogos de biologia por estudantes do ensino médio: O favorecimento do ambiente lúdico à interação aluno/professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

ROCHA, J.; GOIS, J. Aproximações entre as concepções de jogos e a Teoria da Ação Mediada no Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

SANTOS, J. J. A. et al. Jogos digitais no contexto escolar: percepção dos estudantes sobre jogo e o ato de jogar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

SANTOS, V. J. R. M.; GARCIA, R. N. A pesquisa sobre o uso dos quadrinhos no ensino das Ciências da Natureza apresentadas nos ENPECs de 1997 a 2015. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

SILVA, L. A et al. Uso dos Jogos digitais em disciplinas científicas do nível superior: teorias e argumentos para sua implementação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

SILVA, R. M. L; et al. Ludicidade e Ciência: Produção e Divulgação de Jogos Sobre Ciências em um Espaço de Ensino Não-Formal. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011.

SILVA, T. M. F.; MESQUITA, N. A. S. O uso de jogos em contexto de Educação a Distância: caracterização do lúdico digital. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

SOUZA, I.. B. S.; SIMÕES NETO, J. E. Análise de Tendências sobre a Utilização da Música como Recurso Didático no Ensino de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

SOUZA FILHO, L. A.; LAGE, D. A. O ensino lúdico nas Atas do VII-XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

VALLE, L. A.; FLÔR, C. C.; MENEZES, P. H. D. A música, a poesia e o teatro no contexto da educação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

VIDOTTO, T.; SOUZA, R. F.; ANDRADE, M. A. B. S. Jogo didático e Estratégias Evolutivamente Estáveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.

VIEIRA, E. F.; ABIB, M. L. V. S. Histórias em Quadrinhos e Formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

WIPPEL, M.; GEBARA, M. J. F. Ciência e Arte: Uma pesquisa bibliográfica nas Atas do ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

BERRY MINERBO, J.; PEREIRA CAMPOS SILVA, M.; DIAS SILVA, V. Produções acerca do lúdico no ensino de Ciências: um olhar para os trabalhos do VIII ao XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024016, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1738. Acesso em: 21 nov. 2024.