Análise de imagens relacionadas aos biocombustíveis em livros de Química aprovados no PNLEM

Autores

Palavras-chave:

Biocombustíveis. Ensino de Química. Imagens. Livro didático.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar imagens sobre biocombustíveis em livros didáticos de Química de seis coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2018. A análise iniciou-se com a seleção das imagens utilizando palavras-chave. Para o corpus da pesquisa foi analisado o contexto da imagem, selecionando apenas as diretamente relacionadas aos biocombustíveis. As imagens foram classificadas por meio de três referenciais teórico-metodológicos: (1) indícios do valor didático; (2) etiquetas verbais; e (3) grau de abstração. A validação dessas categorias ocorreu coletivamente entre os pesquisadores deste estudo. Como resultado, foram identificadas 87 imagens diretamente relacionadas, das quais 77% demonstravam indícios de valor didático; 92% apresentavam etiquetas verbais e o nível de abstração predominante foi a “fotografia”, representando 32,1% das imagens. A pesquisa evidenciou tendências na representação dos biocombustíveis e sugere perspectivas de pesquisas futuras com imagens nos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Driele Crispiniano Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia e graduação em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, educação, categorização, arte e imagens. Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Agricultura e Ambiente pela UFAL. O foco de sua pesquisa é Adsorção de  poluentes tóxicos de efluentes por meio de biomassa fúngica de isolados de sedimentos Antárticos. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-7380-7933

 

Rafael Saraiva Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em licenciatura em química, Mestre em química inorgânica (catálise heterogênea) e doutor em ciências (química inorgânica e catalise molecular e de superfície). É professor associado da UFAL e atua nas áreas de química inorgânica, catálise, biocombustíveis, compostos de estanho e ensino de química. Atua como professor e orientador do programa de mestrado profissional em química (PROFQUI) da UFAL. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1862-5925

Márcia Brandão Rodrigues Aguilar, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química, Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidade Química). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É membro do Grupo de Pesquisa em Estratégias Didáticas no Ensino de Química (GEEDEQ). Tem experiência na área de Educação, atuando como professora e pesquisadora nos seguintes temas: Ensino de Química, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Identidade Profissional Docente, Representação Social, Educação Ambiental, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no EQ, Currículo, Planejamento e Avaliação, Leitura e Produção Textual, Análise de Livros e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências, Mulheres nas Ciências e Timor-Leste. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0981-8768

Iara Terra de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui Licenciatura em Química, graduação em Pedagogia, mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) e doutorado em Ciência e Tecnologia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Atua na orientação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores na UFAL - Campus Arapiraca. Tem experiência na área de Ensino de Química atuando principalmente nos seguintes temas: estado da arte, cienciometria, sociologia da ciência, educação ambiental com foco no lixo. Realizou estágio de pós-doutoramento em educação ambiental na Universidade de Lisboa (2023) sob a supervisão do prof. Dr. Pedro Reis. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2511-1666

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Publicado

2025-02-21

Como Citar

CRISPINIANO SANTOS, D.; SARAIVA NUNES, R.; BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR, M.; TERRA DE OLIVEIRA, I. Análise de imagens relacionadas aos biocombustíveis em livros de Química aprovados no PNLEM. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025003, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1792. Acesso em: 22 fev. 2025.