Práticas pedagógicas inclusivas utilizadas com alunos com Transtorno do Espectro Autista

uma análise dos trabalhos apresentados no XVI EDUCERE (2023)

Autores

  • Lucilia Vernaschi de Oliveira Instituto Federal Tecnológico do Paraná - IFPR
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Leila Pessôa da Costa Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Bethânia Vernaschi de Oliveira Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Autismo; XVI Educere; Educação Especial; Inclusão Escolar; PUC/PR.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por alterações no neurodesenvolvimento infantil, com prejuízo na comunicação, interações sociais e comportamento. Nesse sentido, este estudo objetivou investigar o que tem sido produzido sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes com TEA. Para tanto, foram analisados os trabalhos publicados nos anais XVI Educere (2023). Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo. Verificou-se que, no total, há 60 trabalhos disponibilizados nos anais do eixo pesquisado, dos quais nove deles (15%) compõem o presente texto. Dos nove trabalhos analisados, cinco (55,6%) tratam de questões da educação infantil, três (33,3%) são sobre os anos iniciais do ensino fundamental e um (11,1%) se refere ao TEA no ensino superior. Os resultados mostram que nas publicações sobre TEA, foram encontradas as seguintes temáticas: estimulação precoce da linguagem, comunicação e interação social; inclusão escolar de crianças com TEA; a importância da contação de histórias para o neurodesenvolvimento infantil atípico; tecnologias assistivas e estratégias pedagógicas inclusivas para crianças com TEA; alfabetização de crianças com TEA; e, o estudante com TEA no ensino superior, dentre outros. Concluiu-se que os estudos sobre práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes com TEA ainda são escassos no Brasil, especialmente quando voltados para o ensino médio e ensino superior. Ademais, não foram encontrados estudos específicos que envolvam conteúdos de matemática e ciências. Todavia, essas lacunas existentes indicam espaços nos quais será possível ampliar as investigações.

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Biografia do Autor

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal Tecnológico do Paraná - IFPR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Instituto Federal Tecnológico do Paraná (IFPR), Campus de Umuarama/PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Leila Pessôa da Costa , Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática Escolar (GEPEME).

Bethânia Vernaschi de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

OLIVEIRA, L. V. de; YAEGASHI, S. F. R.; COSTA , L. P. da; OLIVEIRA, B. V. de. Práticas pedagógicas inclusivas utilizadas com alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma análise dos trabalhos apresentados no XVI EDUCERE (2023). Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024009, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1841. Acesso em: 26 set. 2024.