Caracterização do perfil do professor brasileiro quanto ao ensino de Astronomia

em busca do atendimento de suas necessidades docentes

Autores

  • Rodolfo Langhi UNESP/Bauru
  • Eugênio Reis Neto MCTI
  • Josina Oliveira do Nascimento Observatório Nacional/MCTI

Palavras-chave:

Educação em Astronomia. Formação de professores. Stellarium. Análise de Conteúdo. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Resumo

Astronomia é um tema historicamente presente nos currículos escolares de vários países, tornando-se um conteúdo clássico para a formação do cidadão. No entanto, há décadas permanece a preocupação crescente quanto à formação de professores em conteúdos deste tema. Visando investigar esta problemática, esse estudo procura indicadores do perfil do professor brasileiro e suas principais necessidades docentes quanto ao ensino de astronomia em busca do atendimento destas necessidades. Fundamentando-se nos princípios da Análise de Conteúdo – cujo corpus constituiu-se à base das respostas aos questionários enviados aos professores representantes da OBA provenientes de todo o Brasil – os resultados qualitativos e quantitativos desta pesquisa resumidamente apontam para um perfil docente graduado principalmente em Pedagogia, trabalhando em pelo menos uma escola pública, com 6 a 10 anos de magistério, sem conteúdos de astronomia durante sua formação inicial e com raríssimas oportunidades de formação continuada nesse tema, tendo alunos interessados em assuntos relacionados à astronomia.

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Biografia do Autor

Rodolfo Langhi, UNESP/Bauru

Doutor em Educação para a Ciência. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física e Observatório Didático de Astronomia. Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-3291-5382

Eugênio Reis Neto, MCTI

Doutor em Geofísica pelo Observatório Nacional/MCTI e Especialista em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fiocruz. Pesquisador colaborador do MCTI. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-6277-2369

Josina Oliveira do Nascimento, Observatório Nacional/MCTI

Doutora na área de Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ, Tecnologista Sênior do Observatório Nacional/MCTI onde é atualmente Gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5480-9636

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

LANGHI, R.; REIS NETO, E.; NASCIMENTO, J. O. do. Caracterização do perfil do professor brasileiro quanto ao ensino de Astronomia: em busca do atendimento de suas necessidades docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024010, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1847. Acesso em: 26 set. 2024.