Caracterização do perfil do professor brasileiro quanto ao ensino de Astronomia

em busca do atendimento de suas necessidades docentes

Autores

  • Rodolfo Langhi UNESP/Bauru
  • Eugênio Reis Neto MCTI
  • Josina Oliveira do Nascimento Observatório Nacional/MCTI

Palavras-chave:

Educação em Astronomia. Formação de professores. Stellarium. Análise de Conteúdo. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Resumo

Astronomia é um tema historicamente presente nos currículos escolares de vários países, tornando-se um conteúdo clássico para a formação do cidadão. No entanto, há décadas permanece a preocupação crescente quanto à formação de professores em conteúdos deste tema. Visando investigar esta problemática, esse estudo procura indicadores do perfil do professor brasileiro e suas principais necessidades docentes quanto ao ensino de astronomia em busca do atendimento destas necessidades. Fundamentando-se nos princípios da Análise de Conteúdo – cujo corpus constituiu-se à base das respostas aos questionários enviados aos professores representantes da OBA provenientes de todo o Brasil – os resultados qualitativos e quantitativos desta pesquisa resumidamente apontam para um perfil docente graduado principalmente em Pedagogia, trabalhando em pelo menos uma escola pública, com 6 a 10 anos de magistério, sem conteúdos de astronomia durante sua formação inicial e com raríssimas oportunidades de formação continuada nesse tema, tendo alunos interessados em assuntos relacionados à astronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Langhi, UNESP/Bauru

Doutor em Educação para a Ciência. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física e Observatório Didático de Astronomia. Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-3291-5382

Eugênio Reis Neto, MCTI

Doutor em Geofísica pelo Observatório Nacional/MCTI e Especialista em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fiocruz. Pesquisador colaborador do MCTI. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-6277-2369

Josina Oliveira do Nascimento, Observatório Nacional/MCTI

Doutora na área de Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ, Tecnologista Sênior do Observatório Nacional/MCTI onde é atualmente Gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5480-9636

Referências

ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: questões de teoria e de método. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 29-35, 2005.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2009.

BARROS S. G. La Astronomía en textos escolares de educación primaria. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v.15, n.2, p.225-232, 1997.

BARTELMEBS, R. C. O ensino de astronomia nos anos iniciais: Reflexões produzidas em uma Comunidade de Prática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), FURG, Rio Grande, 2012.

BARTELMEBS, R. C. Ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: como evoluem os conhecimentos dos professores a partir do estudo das ideias dos alunos em um curso de extensão baseado no modelo de investigação na escola. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática), PUCRS, Porto Alegre, 2016.

BARTELMEBS, R. C. Concepções de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Exatas sobre conceitos básicos de Astronomia. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 2, p. 277-296, 28 maio 2018.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto, 1994.

BORGES, C. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. In: Educação e Sociedade, Campinas, ano 22, n.74, abril, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP nº 9/2001, pub no DOU de 18/01/2002. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. O plano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Rede nacional de formação de professores. Brasília: MEC, 2008.

BRETONES, P. S. Disciplinas introdutórias e Astronomia nos cursos superiores do Brasil. Dissertação (Mestrado em Geociências), Instituto de Geociências, UNICAMP, Campinas, 1999.

BRETONES, P.S.; MEGID NETO, J. Tendências de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia no Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 35-43, 2005.

BRZEZINSKI, I (org). Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: INEP/MEC, 2006.

BUFFON, A. D.; NEVES, M. C. D.; PEREIRA, R. F. Formação de Professores na Educação em Astronomia: uma análise do Banco de Dados de Teses e Dissertações do DME/UFSCar. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, 2019.

BUSSI, B.; BRETONES, P. S. Educação em Astronomia nos Trabalhos dos ENPECs de 1997 a 2011. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9, Águas de Lindóia, 2013. Atas... São Paulo: ABRAPEC, 2013.

CASTRO, E.S.B.; PAVANI, D.B.; ALVES, V.M. A produção em ensino de astronomia nos últimos quinze anos. Painel 10, p.65. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 18, 2009, Vitória. Caderno de programa… São Paulo: SBF, 2009.

COÊLHO, M. S.; QUEIRÓS, W. P. Tendências das pesquisas sobre ensino de astronomia na formação de professores em periódicos da área de ensino de ciências. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 21, São Paulo, 2015. Atas... São Paulo: USP, 2015.

DARROZ, L. M.; ROSA, C. W.; ROSA, A. B.; PEREZ, C. A. S. Evolução dos conceitos de Astronomia no decorrer da educação básica. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 17, p. 107-121, 2014.

DIAS, T. C. D. O currículo de Pedagogia em Astronomia e as pesquisas na área: implicações para a alfabetização científica. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Instituto de Ciências Exatas, UNIFESSPA, Pará, 2021.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

GOMES, Y. M. A ausência de estudos astronômicos nas Licenciaturas de Ciências Biológicas e o impacto desta carência na Educação Básica. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas), PUCG, Goiânia, 2020.

GONZATTI, S. E. M. Ensino de Astronomia: cenários da prática docente no ensino fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 16, p. 27-43, 2013.

GOUGUENHEIM, L.; McNALLY, D.; PERCY, J. R. (eds.) New Trends in Astronomy Teaching. Proceedings of IAU Colloquium 162 (London), Cambridge University Press, 1998.

GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas: Autores Associados, 2000.

HERRERA, M. A. An astronomy course for Mexican high-school-level teachers. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

IACHEL, G. Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de Astronomia. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009.

IACHEL, G.; NARDI, R. Algumas tendências das publicações relacionadas à astronomia em periódicos brasileiros de ensino de física nas últimas décadas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, p. 225-238, 2010.

IWANISZEWSKA, C. The contribution of amateur astronomers to astronomy education. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

JUSTINIANO, A.; GERMINARO, D. R.; REIS, T. H.; CÂNDITO, S. D. Disciplinas de astronomia nos cursos de formação de professores das universidades federais. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2, São Paulo, 2012. Atas... São Paulo: SAB, 2012.

KANTOR, C. A. A ciência do céu: uma proposta para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Física, USP, São Paulo, 2001.

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004.

LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009.

LANGHI, R. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 2, p. 75-91, 2005.

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presente em livros didáticos de ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 87-111, 2007.

LANGHI, R.; NARDI, R. Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, p. 205-224, 2010.

LANGHI, R.; OLIVEIRA, F. A.; VILAÇA, J. Formação reflexiva de professores em Astronomia: indicadores que contribuem no processo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 461-477, 2018.

LIMA, G. K.; GHIRARDELLO, D.; MACHADO, D. S.; FORTUNATO, R.; LANGHI, R. Investigações sobre educação em astronomia: estado do conhecimento da RELEA, SNEA, RBEF E CBEF. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021.

LOPES, K. V. S. O ensino de astronomia na formação de professores de física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). UFSE, Sergipe, 2017.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU,1986.

MALUF, V. J. A Terra no espaço: a desconstrução do objeto real na construção do objeto científico. Dissertação (Mestrado em Educação). UFMT, Cuiabá, 2000.

MASETTO, M. T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (org). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. (org) Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

NEUMANN, H. L. Astronomy and Astrophysics in the curricula of the german gymnasium. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

NIKOLOV, N. S.; STEFANOVA, T. A project of astronomy teaching in the secondary schools. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. 3.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

OLIVEIRA, F. A. Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em astronomia. Tese (Doutorado em Educação para Ciência), UNESP, Bauru, 2020.

OLIVEIRA, A. A.; FUSINATO, P. A.; BATISTA, M. C. Astronomia nos Currículos dos Cursos de Ciências Biológicas no Estado do Paraná. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, p. 334-342, 2018.

OSTERMANN F.; MOREIRA, M. A. A física na formação de professores do ensino fundamental. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

PACHECO, J. A. B. Formação de professores: teoria e práxis. Portugal: Appacdm, 1995.

PASACHOFF, J.; PERCY, J. Preface. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

PASACHOF, J. M.; PERCY, J. R. Teaching and Learning Astronomy Effective Strategies for Educators Worldwide. EUA: Cambridge University Press, 2005.

PERCY, J. R. (ed.) Astronomy Education: Current Developments, Future Coordination. Astronomical Society of the Pacific Conference Series, vol. 89, 1996.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. 3.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PESTELLINI, M. E. D. The didactic activities of the Italian Astronomical Society. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

PINTO, S. P.; FONSECA, O. M.; VIANNA, D. M. Formação continuada de professores: estratégia para o ensino de astronomia nas séries iniciais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 71-87, 2007.

REIS NETO, E. Relatório de Atividades. Programa de capacitação institucional, PCI/MCTI. Rio de Janeiro: Observatório Nacional, 2021.

ROBERTO JUNIOR, A. J.; REIS, T. H.; GERMINARO, D. R. Disciplinas e professores de Astronomia nos cursos de licenciatura em Física das universidades brasileiras. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 18, p. 89-101, 2014.

SANTOS, E. D. O ensino da astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: implicações no processo de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação), UNIOESTE, Cascavel, 2021.

SANTOS, T. C.; IMIG, D. C. O ensino de astronomia na educação básica e a ausência dessa abordagem nos cursos de licenciatura em ciências biológicas. [L&P]-Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-261, 2021.

SAVALL, A.; DUTRA, C. M. Astronomia no ensino superior: qual sua evidência nos cursos superiores de licenciatura em Física e Ciências da Natureza? Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 6, n. 1, 14 fev. 2020.

SILVA, R. C. O professor, seus saberes e suas crenças. In: GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas: Autores Associados, 2000.

SILVA, S. R.; LANGHI, R. Formação de professores para o ensino de astronomia: efeitos de sentido sobre a prática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 209-224, 2021.

TSUBOTA, Y. Teaching astronomy at Keio Senior High School, Japan. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

LANGHI, R.; REIS NETO, E.; NASCIMENTO, J. O. do. Caracterização do perfil do professor brasileiro quanto ao ensino de Astronomia: em busca do atendimento de suas necessidades docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024010, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1847. Acesso em: 6 nov. 2024.