Enunciados sobre o estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional de licenciandos em física

Autores

  • Fernanda Keila Marinho da Silva UFSCar - Sorocaba

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente. Licenciatura em física. Formação inicial de professores de física.

Resumo

O presente texto é um recorte de um projeto maior cujo objetivo foi apresentar e discutir aspectos formativos, contextuais e socioculturais do desenvolvimento profissional de professores de física em exercício e em formação. Neste texto discute-se a pergunta: o que futuros professores dizem dos processos formativos iniciais? O trabalho empírico ocorreu junto a turmas de estudantes de licenciatura em Física de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo, entre os anos 2017 e 2019. Foram apresentados questionários aos licenciandos e licenciandas, para explorar a percepção da profissão docente, da licenciatura e do estágio. Para discutir os dados, adotou-se como lente teórica o princípio dialógico de Bakhtin e seu Círculo, a partir do entendimento de enunciado. Os dados indicam que os estudantes avançam no desenvolvimento inicial da futura profissão de modo satisfatório no decorrer dos estágios, a partir de processos dialógicos apresentados nos enunciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Keila Marinho da Silva, UFSCar - Sorocaba

Professora. Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Docente do PPGEd-So - Programa de Pós-Graduação em Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5697-8417.

Referências

AMORIM, C.A. de; VILLAS-BÔAS, L. A.; MORAIS, F. J. de, MATULOVIC, M. Desenvolvimento de um sismógrafo empregando sensores piezoelétricos em plataforma Arduino. Rev Bras Ensino Fís [Internet]. 2021;43:e20210267. Available from: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0267. Acesso em 10 set 2024.

BAKHTIN, M. (Volochinov) (1929) Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução do francês de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BARROSO, M. F.; RUBINI G., SILVA, T. da. Dificuldades na aprendizagem de Física sob a ótica dos resultados do Enem. Rev Bras Ensino Fís [Internet]. 2018;40(4):e4402. Available from: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0059. Acesso em 10 set 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1&pagina=8&totalArquivos=72. Acesso em 28/08/2024.

CAVALCANTE, M. do S. A. de O. O Sujeito Responsivo / Ativo Em Bakhtin e Lukács, – “A língua sob o olhar da Análise do Discurso”. In: MOURA, M. D. (Org:). Os múltiplos usos da língua, Maceió, EDUFAL,1999.

CACHAPUZ, A. F.; SHIGUNOV NETO, A; SILVA, A. C. da. Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação. Rev Bras Estud Pedagog [Internet]. 2020. Jan;101(257):146–63. Available from: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4377. Acesso em 10 set 2024.

CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2004.

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. M. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 5, n. 8, p. 11–23, jan./jun. 2013.

FIORIN, J. L. O dialogismo. In: FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

LASTORIA, A. C.; SILVA, F. K. M. da. O estágio supervisionado em ciências, geografia e história nos anos iniciais: entre o ideal e o real. In: PACÍFICO, S. M. R.; ARAÚJO, E. S. (Orgs.) O Estágio e a produção do conhecimento docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: revista de ciências da educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: <https://unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf >. Acesso em 28 de agosto de 2024.

MORGADO, J. C. Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente: que relação? Avaliação, Campinas, v. 19, n. 2, p. 345-361, July 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 de agosto de 2024. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000200004.

NÓVOA, A.; VIEIRA, P. Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 2, n. 2, p. 25-37, jul./dez.2016. Disponível em: https://www.academia.edu/48348619/Um_alfabeto_da_forma%C3%A7%C3%A3o_de_professores. Acesso em 28 de agosto de 2024.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

SILVA, F. K. M. da. Enunciados sobre o estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional de licenciandos em física. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024013, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1850. Acesso em: 21 nov. 2024.