Enunciados sobre o estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional de licenciandos em física

Autores

  • Fernanda Keila Marinho da Silva UFSCar - Sorocaba

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente. Licenciatura em física. Formação inicial de professores de física.

Resumo

O presente texto é um recorte de um projeto maior cujo objetivo foi apresentar e discutir aspectos formativos, contextuais e socioculturais do desenvolvimento profissional de professores de física em exercício e em formação. Neste texto discute-se a pergunta: o que futuros professores dizem dos processos formativos iniciais? O trabalho empírico ocorreu junto a turmas de estudantes de licenciatura em Física de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo, entre os anos 2017 e 2019. Foram apresentados questionários aos licenciandos e licenciandas, para explorar a percepção da profissão docente, da licenciatura e do estágio. Para discutir os dados, adotou-se como lente teórica o princípio dialógico de Bakhtin e seu Círculo, a partir do entendimento de enunciado. Os dados indicam que os estudantes avançam no desenvolvimento inicial da futura profissão de modo satisfatório no decorrer dos estágios, a partir de processos dialógicos apresentados nos enunciados.

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Biografia do Autor

Fernanda Keila Marinho da Silva, UFSCar - Sorocaba

Professora. Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Docente do PPGEd-So - Programa de Pós-Graduação em Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5697-8417.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

SILVA, F. K. M. da. Enunciados sobre o estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional de licenciandos em física. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024013, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1850. Acesso em: 13 out. 2024.