A educação para o desenvolvimento sustentável no ensino superior
um diálogo com a literatura
Palavras-chave:
Crise climática. Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Cuidado com a Casa Comum. Educação ambiental.Resumo
As enchentes que arrasaram o Rio Grande do Sul, queimadas e a seca em outras regiões demonstram a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O objetivo do artigo consiste em apresentar uma revisão de literatura sobre a EDS no Ensino Superior. De cunho qualitativo, dois eixos de análise mostraram: a) possibilidades da EDS no Ensino Superior: campanhas de sensibilização da comunidade em geral; uso da extensão universitária para a EDS; trabalho em rede, tanto institucional, como interinstitucional, trabalhos e projetos interdisciplinares, estabelecimento de indicadores para a aplicação dos ODS e o uso de Civic Techs para sensibilização e compartilhamento de informações úteis; b) limites da EDS no Ensino Superior: falta de conscientização e sensibilização da sociedade em geral; a fragilidade do trabalho em rede, porque já existem experiências importantes, porém falta articulação (inter)institucional; maior apoio governamental; insuficiente formação docente e melhor uso da Plataforma da Agenda 2030
Downloads
Referências
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASTOS, Alexandre Marucci. Dossiê DEDS (2005 a 2014): a década da educação para o desenvolvimento sustentável no Brasil: uma análise pela perspectiva estratégica. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, Campus Araraquara, Araraquara, 2016.
BRANCO, Antonia Francivan Vieira Castelo; LINARD, Zoraia Úrsula Silva de Alencar; SOUSA, Ana Carolina Braga de. Educação para o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Conexões-Ciência e Tecnologia, Fortaleza, p. 25-31, 2011.
BRASIL. PDL 236, de 07 de maio de 2024. Dispõe sobre o reconhecimento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro deste ano. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CACHAPUZ, A. F. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, L. M. de; TOMAZELLO, M. G. C.; OLIVEIRA, H. T de. Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 16 set. 2009
COLOMBO, Fabíola. Objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030 e a interação com as instituições comunitárias de ensino superior (ICES). Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento). Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado, 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp. 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. — (Série Unifreire; 2)
GRIEBELER, Juliane Sapper. Indicadores Para Avaliação Dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (Ods) Em Instituições De Ensino Superior (IES)'. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental). Fundação Universidade De Passo Fundo - UPF, Passo Fundo, 2019.
JUNG. Hildegard Susana. Formação e prática docente: implicações sobre o ensino e a aprendizagem. Canoas, RS: Editora Unilasalle, 2023. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/3528
LENZI, Livia Aparecida Ferreira; GOMES, Marcos Aurelio. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e extensão universitária: ações desenvolvidas no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas. Revista Eletrônica Extensão em Debate, Alagoas, [S. l.], v. 12, n. 15, 2023. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16231/11046
MENDES, Guida. Educação e desenvolvimento: um embrião nas práticas pedagógicas participativas. 2023. In: RODRIGUES, Liliana; SOUSA, Jesus Maria (Org.) Educação e desenvolvimento comunitário. Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), Portugal: Editora Imprensa Académica, 2023. p. 161-170
NOVICKI, Victor. Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?. Linhas Críticas [online], Brasília, vol.15, n.29, 2009, p.215-232.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf.
PABLO II, J. U. A. N. Centesimus annus. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 1991.
PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si´. Rio de Janeiro: Loyola, 2015. - https://www.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si_po.pdf
PAPA FRANCISCO. Pacto Educativo Global. Vaticano, 2019. Disponível em https://www.educationglobalcompact.org/resources/Risorse/vademecum-portuges.pdf
PINHABE, Isadora Sonego; CABRAL, Raquel; GALVÃO, Thiago Gehre. Comunicação e educação para o desenvolvimento sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030. 2022. Organicom, São Paulo, v. 19, n. 39, p. 32-47.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 176 de 6 de maio de 2024, Estado de Calamidade Pública nas regiões atingidas do município. Canoas, RS: Diário Oficial de Canoas, 2024.
RODRIGUES, Acacio Ponciano. A Agenda 2030: Transparência e Opacidade dos/nos Discursos para a Globalização. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, Pouso Alegre/MG, 2019.
ROMANOWSKI, Joana Paulin e ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, [S.l.], v. 6, n. 19, p. p. 37-50, jul. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf
SANT’ANNA, VALERIA TAVARES DE SANT. Sustentabilidade: Civic Tech, formação da cidadania global e instituições eficazes – Agenda 2030 da ONU'. Tese (Doutorado em Ciências da Conservação e Sustentabilidade). Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro - PUC-RJ, Rio de Janeiro, 2023.
THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como movimento articulador no processo
ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.13, n.
, set./ dez. 2008, p. 545-554. https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Unesco, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.