A educação para o desenvolvimento sustentável no ensino superior

um diálogo com a literatura

Autores

  • Jardelino Menegat Universidade La Salle
  • Julia Capalonga Franco Universidade La Salle

Palavras-chave:

Crise climática. Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Cuidado com a Casa Comum. Educação ambiental.

Resumo

As enchentes que arrasaram o Rio Grande do Sul, queimadas e a seca em outras regiões demonstram a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O objetivo do artigo consiste em apresentar uma revisão de literatura sobre a EDS no Ensino Superior. De cunho qualitativo, dois eixos de análise mostraram: a) possibilidades da EDS no Ensino Superior: campanhas de sensibilização da comunidade em geral; uso da extensão universitária para a EDS; trabalho em rede, tanto institucional, como interinstitucional, trabalhos e projetos interdisciplinares, estabelecimento de indicadores para a aplicação dos ODS e o uso de Civic Techs para sensibilização e compartilhamento de informações úteis; b) limites da EDS no Ensino Superior: falta de conscientização e sensibilização da sociedade em geral; a fragilidade do trabalho em rede, porque já existem experiências importantes, porém falta articulação (inter)institucional; maior apoio governamental; insuficiente formação docente e melhor uso da Plataforma da Agenda 2030

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jardelino Menegat, Universidade La Salle

Pós-Doutorado em Educação. Doutor em Educação. Doutor em Administração de Empresas. Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Ciências e Matemática. Bacharel em Teologia. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (RS/Brasil) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (RJ/Brasil). Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade. Reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro; Diretor do Colégio La Salle Abel e da Escola La Salle Rio de Janeiro. Avaliador de Curso e Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Integrante da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTA), no Ministério da Educação. Editor da Revista Conhecimento &Diversidade. Parecerista de periódicos nacionais. Foi Diretor de várias instituições educacionais da Rede La Salle e Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB). Presta assessoria a instituições, particularmente na formação permanente, gestão, planejamento e gestão estratégica. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4003-8882

Julia Capalonga Franco, Universidade La Salle

Mestranda em Educação na Universidade La Salle, bolsista Capes/Prosuc. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1190-296X.

Referências

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASTOS, Alexandre Marucci. Dossiê DEDS (2005 a 2014): a década da educação para o desenvolvimento sustentável no Brasil: uma análise pela perspectiva estratégica. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, Campus Araraquara, Araraquara, 2016.

BRANCO, Antonia Francivan Vieira Castelo; LINARD, Zoraia Úrsula Silva de Alencar; SOUSA, Ana Carolina Braga de. Educação para o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Conexões-Ciência e Tecnologia, Fortaleza, p. 25-31, 2011.

BRASIL. PDL 236, de 07 de maio de 2024. Dispõe sobre o reconhecimento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro deste ano. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CACHAPUZ, A. F. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, L. M. de; TOMAZELLO, M. G. C.; OLIVEIRA, H. T de. Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 16 set. 2009

COLOMBO, Fabíola. Objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030 e a interação com as instituições comunitárias de ensino superior (ICES). Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento). Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado, 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp. 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. — (Série Unifreire; 2)

GRIEBELER, Juliane Sapper. Indicadores Para Avaliação Dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (Ods) Em Instituições De Ensino Superior (IES)'. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental). Fundação Universidade De Passo Fundo - UPF, Passo Fundo, 2019.

JUNG. Hildegard Susana. Formação e prática docente: implicações sobre o ensino e a aprendizagem. Canoas, RS: Editora Unilasalle, 2023. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/3528

LENZI, Livia Aparecida Ferreira; GOMES, Marcos Aurelio. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e extensão universitária: ações desenvolvidas no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas. Revista Eletrônica Extensão em Debate, Alagoas, [S. l.], v. 12, n. 15, 2023. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16231/11046

MENDES, Guida. Educação e desenvolvimento: um embrião nas práticas pedagógicas participativas. 2023. In: RODRIGUES, Liliana; SOUSA, Jesus Maria (Org.) Educação e desenvolvimento comunitário. Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), Portugal: Editora Imprensa Académica, 2023. p. 161-170

NOVICKI, Victor. Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?. Linhas Críticas [online], Brasília, vol.15, n.29, 2009, p.215-232.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf.

PABLO II, J. U. A. N. Centesimus annus. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 1991.

PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si´. Rio de Janeiro: Loyola, 2015. - https://www.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si_po.pdf

PAPA FRANCISCO. Pacto Educativo Global. Vaticano, 2019. Disponível em https://www.educationglobalcompact.org/resources/Risorse/vademecum-portuges.pdf

PINHABE, Isadora Sonego; CABRAL, Raquel; GALVÃO, Thiago Gehre. Comunicação e educação para o desenvolvimento sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030. 2022. Organicom, São Paulo, v. 19, n. 39, p. 32-47.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 176 de 6 de maio de 2024, Estado de Calamidade Pública nas regiões atingidas do município. Canoas, RS: Diário Oficial de Canoas, 2024.

RODRIGUES, Acacio Ponciano. A Agenda 2030: Transparência e Opacidade dos/nos Discursos para a Globalização. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, Pouso Alegre/MG, 2019.

ROMANOWSKI, Joana Paulin e ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, [S.l.], v. 6, n. 19, p. p. 37-50, jul. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf

SANT’ANNA, VALERIA TAVARES DE SANT. Sustentabilidade: Civic Tech, formação da cidadania global e instituições eficazes – Agenda 2030 da ONU'. Tese (Doutorado em Ciências da Conservação e Sustentabilidade). Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro - PUC-RJ, Rio de Janeiro, 2023.

THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como movimento articulador no processo

ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.13, n.

, set./ dez. 2008, p. 545-554. https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Unesco, 2017.

Downloads

Publicado

2024-09-09

Como Citar

MENEGAT, J.; CAPALONGA FRANCO, J. A educação para o desenvolvimento sustentável no ensino superior: um diálogo com a literatura. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024011, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1852. Acesso em: 21 nov. 2024.