A educação para o desenvolvimento sustentável no ensino superior

um diálogo com a literatura

Autores

  • Jardelino Menegat Universidade La Salle
  • Julia Capalonga Franco Universidade La Salle

Palavras-chave:

Crise climática. Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Cuidado com a Casa Comum. Educação ambiental.

Resumo

As enchentes que arrasaram o Rio Grande do Sul, queimadas e a seca em outras regiões demonstram a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O objetivo do artigo consiste em apresentar uma revisão de literatura sobre a EDS no Ensino Superior. De cunho qualitativo, dois eixos de análise mostraram: a) possibilidades da EDS no Ensino Superior: campanhas de sensibilização da comunidade em geral; uso da extensão universitária para a EDS; trabalho em rede, tanto institucional, como interinstitucional, trabalhos e projetos interdisciplinares, estabelecimento de indicadores para a aplicação dos ODS e o uso de Civic Techs para sensibilização e compartilhamento de informações úteis; b) limites da EDS no Ensino Superior: falta de conscientização e sensibilização da sociedade em geral; a fragilidade do trabalho em rede, porque já existem experiências importantes, porém falta articulação (inter)institucional; maior apoio governamental; insuficiente formação docente e melhor uso da Plataforma da Agenda 2030

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Biografia do Autor

Jardelino Menegat, Universidade La Salle

Pós-Doutorado em Educação. Doutor em Educação. Doutor em Administração de Empresas. Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Ciências e Matemática. Bacharel em Teologia. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (RS/Brasil) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (RJ/Brasil). Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade. Reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro; Diretor do Colégio La Salle Abel e da Escola La Salle Rio de Janeiro. Avaliador de Curso e Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Integrante da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTA), no Ministério da Educação. Editor da Revista Conhecimento &Diversidade. Parecerista de periódicos nacionais. Foi Diretor de várias instituições educacionais da Rede La Salle e Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB). Presta assessoria a instituições, particularmente na formação permanente, gestão, planejamento e gestão estratégica. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4003-8882

Julia Capalonga Franco, Universidade La Salle

Mestranda em Educação na Universidade La Salle, bolsista Capes/Prosuc. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1190-296X.

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

MENEGAT, J.; CAPALONGA FRANCO, J. A educação para o desenvolvimento sustentável no ensino superior: um diálogo com a literatura. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024011, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1852. Acesso em: 13 nov. 2024.