Breve análise da pesquisa em Educação em Ciências no contexto da Pós-Graduação brasileira

cinco décadas de uma história recente (1972-2018)

Autores

  • Alexandre Shigunov Neto IFSP Itapetininga

Palavras-chave:

Educação em Ciências. Pós-Graduação. Pesquisa. Área de Conhecimento. Estado da Arte.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das pesquisas em Educação em Ciências defendidas Programas de Pós-Graduação no Brasil no período compreendido entre 1972 e 2018, com o objetivo de mapear e compreender os rumos das pesquisas dessa Área de conhecimento. No levantamento de dados, realizado no Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas foram identificadas 8519 pesquisas da área de Educação em Ciências, sendo 6594 dissertações de mestrado acadêmico, 563 dissertações de mestrado profissional e 1311 de teses de doutorado acadêmico. Destacamos que os principais centros de pesquisas em Educação em Ciências se concentram na USP, UNICAMP, UFSC, UFRGS e Unesp – Bauru, todos na região Sudeste e Sul.

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Biografia do Autor

Alexandre Shigunov Neto, IFSP Itapetininga

Doutor em Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Itapetininga. Membro do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec).  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0633-5237

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

SHIGUNOV NETO, A. Breve análise da pesquisa em Educação em Ciências no contexto da Pós-Graduação brasileira: cinco décadas de uma história recente (1972-2018). Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024012, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1862. Acesso em: 26 set. 2024.