Breve análise da pesquisa em Educação em Ciências no contexto da Pós-Graduação brasileira
cinco décadas de uma história recente (1972-2018)
Palavras-chave:
Educação em Ciências. Pós-Graduação. Pesquisa. Área de Conhecimento. Estado da Arte.Resumo
Este artigo apresenta uma análise das pesquisas em Educação em Ciências defendidas Programas de Pós-Graduação no Brasil no período compreendido entre 1972 e 2018, com o objetivo de mapear e compreender os rumos das pesquisas dessa Área de conhecimento. No levantamento de dados, realizado no Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas foram identificadas 8519 pesquisas da área de Educação em Ciências, sendo 6594 dissertações de mestrado acadêmico, 563 dissertações de mestrado profissional e 1311 de teses de doutorado acadêmico. Destacamos que os principais centros de pesquisas em Educação em Ciências se concentram na USP, UNICAMP, UFSC, UFRGS e Unesp – Bauru, todos na região Sudeste e Sul.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria José Pereira. Monteiro. Meio século de Educação em Ciências: foco nas recomendações ao professor de Física. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.
BARCELLOS, Marcília e KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Licenciatura em física: as novas tendências e a pesquisa em ensino. In: VII ENPEC. UFSC, Florianópolis, 2009.
BARCELLOS, Marcília E. Conhecimento Físico e Currículo: Problematizando a Licenciatura em Física. Tese (Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
BORTOLETTO, A.; SUTIL, N.; BOSS, S. L. B.; IACHEL, G.; NARDI, R. Pesquisa em ensino de Física (2000-2007): áreas temáticas em eventos e revistas nacionais. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis. Anais ... Florianópolis, 2007.
BRASIL. Lei n.9394/1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em Ciência às orientações para o ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, Bauru, v.10, n.3, 2004, p. 363-381.
CAMPOS, Daniela Bertolucci de. Projetos de educação ambiental em contextos educacionais não escolares: uma análise a partir de teses e dissertações. Tese (Doutorado em Educação). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.
CEDOC. Centro de Documentação em Ensino de Ciências. Unicamp. Campinas, 2022. Disponível em https://www.cedoc.fe.unicamp.br/sobre/historico.
DIAS, Carolina Mandarini. Práticas pedagógicas de educação ambiental em áreas protegidas: um estudo a partir de dissertações e teses (1981-2009). Tese (Doutorado Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
FERES, Glória Georges. A pós-graduação em ensino de ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010.
FERES, Glória Georges; NARDI, Roberto. A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: trajetórias e dimensões. In: NARDI, Roberto e GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. A Pós-graduação em ensino de ciências e matemática no Brasil: memórias, programas e consolidação da pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p.206-278.
FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências nas séries iniciais da escolarização (1972-2005). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago, 2002.
FRACALANZA, Hilário et al. A. Educação Ambiental no Brasil: panorama Inicial da Produção Acadêmica. IN: V ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005. Bauru, SP: ENPEC. Atas... Bauru, p. 1-12. CD-ROM, 2005.
GATTI, Bernadete Angelina. Pós-graduação e pesquisa em Educação no Brasil 1978-1981. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 44, p. 3-17, fev, 1983.
GUÇÃO, Maria Fernanda Bianco; JESUS, Andréa Cristina Souza de; TAKAHASSHI, Bruno Tadashi; CARNIO, Michel Pisa e NARDI, Roberto. Um panorama sobre a temática da formação de professores de física presente em periódicos da área de ensino de ciências na última década. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Manaus, 2011,
LIEVORE, Caroline; PICININ, Claudia Tania; PILATTI, Luiz Alberto. As áreas do conhecimento na pós-graduação stricto sensu brasileira: crescimento longitudinal entre 1995 e 2014. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.25, n. 94, p. 207-237, jan./mar, 2017.
LORENZETTI, Leonir. Estilos de pensamento em Educação Ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
MEGID NETO, Jorge (coord.). O ensino de Ciências no Brasil: catálogo analítico de teses e dissertações, 1972-1995. Campinas: UNICAMP/FE/CEDOC, 1998.
MEGID NETO, Jorge. Origens e desenvolvimento do campo de pesquisa em educação em ciências no Brasil. In: NARDI, Roberto; GONÇALVES, Terezinha Valim. Oliver. A pós-graduação em ensino de ciências e matemática no Brasil: origens, características, programas e consolidação da pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 98-139.
MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
MEGID NETO, Jorge. Três décadas de pesquisas em Educação em Ciências: tendências de teses e dissertações (1972-2003). In: NARDI, Roberto. (Org.) A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 341-354.
MEGID NETO, Jorge; CARVALHO, Luiz Marcelo de. Pesquisas de estado da arte: fundamentos, características e percursos metodológicos. In: DURÁN, Maria LuisaEschenhagen. (org.) Construcción de problemas de investigación: diálogos entre El interior y el exterior. Colômbia, Editora da Universidade Pontificia Bolivariana, 2018.
MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário; FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo. O que sabemos sobre a pesquisa em Educação em Ciências no Brasil (1972-2004). Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5, 2005: Bauru/SP. Atas... Bauru: Abrapec, CD ROM, 2005.
MOREIRA, Marco Antônio. A área de ensino de ciências e matemática na Capes: panorama 2001/2002 e critérios de qualidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 36-59, 2002.
MOREIRA, Marco Antônio. Ensino de Física no Brasil: retrospectivas e perspectivas. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 91-99, 2000.
NARDI, Roberto e GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. A Pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática no Brasil: memórias, programas e consolidação da pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
NARDI, Roberto. (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007
NARDI, Roberto. A área de ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. Bauru, Tese (Livre - Docência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005a.
NARDI, Roberto. A educação em ciências, a pesquisa em ensino de ciências e a formação de professores no Brasil. In: ROSA, Maria Inês P.S.R. (Org.). FORMAR: encontros e trajetórias com professores de ciências. São Paulo: Escrituras, 2005b. p. 89- 141.
NARDI, Roberto. A pós-graduação em ensino de ciências e matemática no Brasil, o ensino de ciências e as licenciaturas na área: encontros e desencontros. Revista Tecné, Episteme Y Didaxis TED, Bogotá, n.30, 2012.
NARDI, Roberto. Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de Física. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.10, n.1, p. 63-101, 2005c.
NARDI, Roberto. Origens e evolução da pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: uma retrospectiva histórica. In: SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA, 4, 2001. Anais ... Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, 2001.
NARDI, Roberto.; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro. Formação da área de ensino de Ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.4, n.11, 2004, p.90-100.
NARDI, Roberto.; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro. Investigações em ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem. ProPosições, Campinas, v. 18, n. 1(52), p. 213-226, jan./abr, 2007.
NARDI, Roberto; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro. Formação da área de ensino de ciências no Brasil: fatores que contribuíram para a constituição e consolidação da pesquisa e suas características segundo destacados pesquisadores brasileiros. In: NARDI, Roberto; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. A pós-graduação em ensino de ciências e matemática no Brasil: origens, características, programas e consolidação da pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 17-55.
RAMOS, Clériston Ribeiro e SILVA, João Alberto. A emergência da área de ensino de Ciências e Matemática da CAPES enquanto comunidade científica: um estudo documental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n.2, p.363-380, 2014.
RINK, Juliana. Ambientalização curricular na Educação Superior: tendências reveladas pela pesquisa acadêmica brasileira (1987-2009). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
RINK, Juliana; MEGID NETO, Jorge. Tendências dos artigos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 235-263, 2009.
SALEM, S.; KAWAMURA, M.R.D. Ensino de Física no Brasil - Dissertações e Teses (1972-1992) - Catálogo Analítico. São Paulo, USP, 1992.
SALEM, S.; KAWAMURA, M.R.D. Ensino de Física no Brasil - Dissertações e Teses (1992-1995) - Catálogo Analítico. São Paulo, USP, 1996.
SALEM, Sonia e KAWAMURA, Maria Regina D. Estado da arte dos estados da arte da pesquisa em ensino de Física. VII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação de Ciências. Florianópolis, 2009.
SALEM, Sonia. Perfil, Evolução e perspectivas da pesquisa em Ensino de Física no Brasil. 2012. Tese (Doutorado Interunidades em Ensino de Ciências). Universidade de São Paulo, 2012.
SALEM, Sonia; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Contribuição para a caracterização da pesquisa em Ensino de Ciências. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Atas... Bauru: UNESP, 2005.
SATO, Michele; SANTOS, José Eduardo dos. Tendências nas pesquisas em educação ambiental. p.253-283. In: NOAL, Fernando Oliveira; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima (Orgs.). Educação Ambiental e Cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.
SAVIANI, Dermeval. A Pós-Graduação em educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-19, jan./jun, 2000.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez & Moraes, 1986.
SHIGUNOV NETO, A. Revisitando as pesquisas do tipo “estado da arte” no Brasil: memória dos 24 anos de investigações apresentadas nos Encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (1997-2021). EduSer, Bragança, Portugal, v. 16, n. 1, 2024.
SHIGUNOV NETO, Alexandre. Gênese e desenvolvimento das pesquisas em Educação em Ciências nos programas de pós-graduação da área de Ensino da CAPES: estudo da produção e do perfil profissional e acadêmico. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022.
SILVA, Dayane dos Santos. Ambientalização nas Instituições de Ensino Superior: um estudo sobre teses e dissertações em Educação Ambiental no Brasil (1981-2018). Tese (Doutorado em Educação). UNESP, Rio Claro, 2021.
SOUZA FILHO, M. P. et al. Tendências da pesquisa em ensino de física em publicações e eventos recentes. In: V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Anais... Bauru: UNESP, 2005, p. 1-12.
TRINDADE, Hélgio. As universidades frente à estratégia do governo. In: TRINDADE, Hélgio (org.). Universidade em ruínas: na república dos professores. 2.ed. Petrópolis, Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.