Experimentos de química
uma proposta contextualizada com a realidade de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola do campo
Palavras-chave:
Experimentos de Química. Materiais Alternativos. Ensino de Química. Educação do Campo.Resumo
Um dos maiores desafios da Educação do Campo, é a articulação do conhecimento científico, partindo da realidade em que a escola está inserida. Portanto, o objetivo desse relato de experiência foi compartilhar os aprendizados e reflexões adquiridos por estudantes do 1o ano do Ensino Médio de uma escola do campo sobre a experimentação problematizadora. A pesquisa foi qualitativa e o corpus de análise crítica deste relato de experiência foram 24 estudantes do 1o ano do Ensino Médio de uma escola do campo. Foram realizados quatro experimentos demonstrativo com base na metodologia problematizadora. Observamos que apesar de algumas dificuldades para a implementação da experimentação problematizadora, foi gratificante observar que as aulas foram um espaço que favoreceu o pensamento crítico, a curiosidade científica e a capacidade de resolução de problemas, que são importantes para a compreensão da Química, consideramos os interesses e a realidade local.
Downloads
Referências
ASSIS, E. B.; BARBOSA, F. F., BORGES, V. F. S.; BORGES, V. F. S. Experimentação no ensino de Química: uma análise na Educação do Campo. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem Estar-RECH, Humaitá, v. 5, n. 2, p. 337-354, 2021.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.
COSTA, D. A.; LOPES, G. R.; LOPES, J. R. Reutilização do óleo de fritura como uma alternativa de amenizar a poluição do solo. Revista Monografias Ambientais – REMOA, Santa Maria, v.14, p.243-253, 2015.
DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: Pietrocola, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2005. p.125-150.
DUMBA, E. G.; RODRÍGUEZ, J. J. M.; FUENTES, M. T. Processo de Ensino-Aprendizagem da Química nas Escolas do Moxico Sustentado no Experimento Químico Escolar. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 251-260, 2016.
GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Experimentação no ensino de química na educação básica: uma revisão de literatura. Revista Debates em ensino de Química, Recife, v. 6, n, 1, p. 136-152, 2020.
JUNIOR FRANCISCO, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, p. 34-41, 2008.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MENDES, M. P. L.; FADIGAS, J. C. O Ensino de Química no Contexto da Educação do Campo: Uma Revisão Bibliográfica nos Anais do ENEQ (2008–2020). Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 9, n. 4, p. 172-185, 2023.
MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Escola do Campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALETENJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 326-333.
REIS, M. Interatividade Química. Coleção Delta Ensino médio, volume único, Brasília: FTD, 2004.
SANTOS, L. R.; MENEZES, J. A. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 12, n. 26, p. 180-207, 2020.
SCHUTZ, D. A Experimentação como forma de conhecimento da realidade. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Química). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SILVA, P. H. F. Leite: aspectos de composição e propriedades. Química nova na escola, São Paulo, n. 6, p.3-5, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.