Ouvindo os estudantes em uma atividade investigativa de uma aula de física

Autores

  • Roberto Barreto de Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Deise Miranda Vianna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sidnei Percia da Penha Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de Física. Atividades Investigativas. Alfabetização Científica. Abordagem CTS.

Resumo

Este artigo analisa as interações verbais de estudantes do Ensino Médio durante uma atividade investigativa sobre as propriedades magnéticas dos ímãs, que foi estruturada utilizando-se de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Objetivando identificar se, quando são dadas as condições para resolverem um problema experimental que envolva o conhecimento físico em questão, os estudantes são capazes de estruturar suas próprias explicações causais a respeito dos eventos observados. A partir de transcrições de registros em vídeo e áudio em salas de aula, foram selecionados e alguns episódios e analisadas as interações verbais dos estudantes, procurando-se encontrar indicadores de enculturação científica.

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Biografia do Autor

Roberto Barreto de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia Mecânica. Instituto de Física da UFRJ

Deise Miranda Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Instituto de Física da UFRJ. 

Sidnei Percia da Penha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ensino de Ciências. Instituto de Física da UFRJ

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Publicado

2020-10-20

Como Citar

BARRETO DE MORAES, R.; MIRANDA VIANNA, D.; PERCIA DA PENHA, S. Ouvindo os estudantes em uma atividade investigativa de uma aula de física. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020019, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/234. Acesso em: 25 abr. 2024.