Ouvindo os estudantes em uma atividade investigativa de uma aula de física

Autores

  • Roberto Barreto de Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Deise Miranda Vianna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sidnei Percia da Penha Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de Física. Atividades Investigativas. Alfabetização Científica. Abordagem CTS.

Resumo

Este artigo analisa as interações verbais de estudantes do Ensino Médio durante uma atividade investigativa sobre as propriedades magnéticas dos ímãs, que foi estruturada utilizando-se de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Objetivando identificar se, quando são dadas as condições para resolverem um problema experimental que envolva o conhecimento físico em questão, os estudantes são capazes de estruturar suas próprias explicações causais a respeito dos eventos observados. A partir de transcrições de registros em vídeo e áudio em salas de aula, foram selecionados e alguns episódios e analisadas as interações verbais dos estudantes, procurando-se encontrar indicadores de enculturação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Barreto de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia Mecânica. Instituto de Física da UFRJ

Deise Miranda Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Instituto de Física da UFRJ. 

Sidnei Percia da Penha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ensino de Ciências. Instituto de Física da UFRJ

Referências

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: Problematizando as Atividades em Sala de Aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

CAPPECHI, M. C. V. M.; CARVALHO, A. M. P. Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 1, 2006.

CARVALHO, A. M. P. Produção do conhecimento científico pelos alunos em aulas de ciências. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências. Bauru, SP, pp. 1-8, 2003.

CARVALHO, A. M. P. Metodologia de pesquisa em ensino de Física: uma proposta para estudar os processos de ensino e aprendizagem. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Jaboticatubas, MG, 2004.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira, 2006.

CARVALHO, A. M. P. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ed. Unijuí, pp. 13-48, 2007.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1993.

CARVALHO, A. M. P.; SASSERON, L. H. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados, vol. 32, n. 94, pp. 43-55, 2018.

CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R.; REY, R. S. Compreendendo o papel das atividades no ensino de Ciências. In: Ciências no Ensino Fundamental: o Conhecimento Físico, Ed. Scipione, pp. 19-25, 2005.

CRUZ, S. M. S. C.; ZYLBERSZTAJN, A. O enfoque ciência, tecnologia e sociedade e aprendizagem centrada em eventos. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física. Florianópolis: Ed. da UFSC, pp. 171-196, 2001.

DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Constructing scientific knowledge in the classroom. Educational Researcher, vol. 23, n. 7, pp. 5-12, 1994.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; BUSTAMENTE, J. D. Discurso de aula y argumentación en la classe de ciencias: cuestiones teóricas y metodológicas. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona, vol. 21, n. 3, pp. 359-370, 2003.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; RODRIGUEZ, A. B.; DUSCHL, R. A. Doing the lesson or doing science: argument in high school genetics. Science Education Hoboken, vol. 84, pp. 757-792, 2000.

KRASILCHIK, M. Ensinando Ciências Para Assumir Responsabilidades Sociais. Revista de Ensino de Ciências, n. 14, pp. 8-10, 1985.

LEMKE, J. L. Aprender a hablar ciencia, Barcelona: Paidós, 1997.

LEMKE, J. L. Multiplying meaning: visual and verbal semiotics in scientific text. In: MARTIN, J. R. E.; VEEL, R. (Org.). Reading Science: funcional perspectives on discourses of Science. London: Routledge, pp. 87-113, 1998.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. Editora pedagógica e universitária, EPU, São Paulo, SP. 1986.

MACHADO, V. F.; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de Ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 12, n. 2, 2012.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B.; AUTH, M. A. Pesquisa sobre Educação em ciências e formação de professores. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, pp. 49-88, 2007.

MARTINS, I.; OGBORN, J.; KRESS, G. Explicando uma explicação. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 1, n. 1, 1999.

MOREIRA, H. Critérios e estratégias para garantir o rigor na pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 11, n. 1, pp. 405-424, 2018.

PENHA, S. P. A Física e a Sociedade na TV. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, CEFET-RJ, Rio de Janeiro, 2006.

PENHA, S. P. A Física e a Sociedade na TV. In: VIANNA, D. M. (Org.). Novas Perspectivas para o Ensino de Física: Proposta para uma formação cidadã centrada no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Rio de Janeiro: Gráfica UFRJ, pp. 31-116, 2008.

PENHA, S. P.; CARVALHO, A. M. P.; VIANNA, D. M. Laboratório didático investigativo e os objetivos da enculturação científica: análise do processo. Revista de Educação, Ciência e Matemática, vol. 2, n. 2, 2015.

PEREIRA, B. B. Experimentação no ensino de ciências e o papel do professor na construção do conhecimento. Cadernos da Fucamp, v. 9, n. 11, 2010.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 13, n. 3, pp. 333-352, 2008.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, vol. 17, n. 1, pp. 97-114, 2011.

TAO, P. K.; GUNSTONE, R. F. The process of conceptual change in force and motion during computer-supported physics instruction. Journal of Research in Science Teaching, New York, vol. 36, n. 7, pp. 859-882, 1999.

VIANNA, D. M.; BERNARDO, J. R. R. Temas para o Ensino de Física com abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Bookmakers Ed., Rio de Janeiro, 2012.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

BARRETO DE MORAES, R.; MIRANDA VIANNA, D.; PERCIA DA PENHA, S. Ouvindo os estudantes em uma atividade investigativa de uma aula de física. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020019, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/234. Acesso em: 21 nov. 2024.