Pesquisa em ensino

Autores

  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Estadual de Roraima - UERR

Palavras-chave:

Pesquisa em ensino. Pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa. Compatibilidade paradigmática. Dificuldades e desafios.

Resumo

Este texto é uma adaptação de uma apresentação em PowerPoint, sobre a pesquisa em ensino, dirigida a pesquisadores, estudantes de pós-graduação e professores. Portanto, é um texto bastante esquemático, resumido e, muitas vezes, apenas destacando certos aspectos da pesquisa em ensino, sem entrar em detalhes, mas são dadas as referências pertinentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ph. D. Instituto de Física – UFRGS. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2989-619X

Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Estadual de Roraima - UERR

PPG em Ensino de Ciências - UERR. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0982-2698

Referências

BERICAT, E. La Integración de los Métodos Cuantitativo y CualitativoenlaInvestigación Social.Barcelona: Editorial Arriel, 1998.

DONOVAN, M. S. Generating improvement through research and development in education systems.Science, Vol. 340, 317-319, 2013.

ERICKSON, F. Qualitative Methods of Research on Teaching.In Wittrock, M.C. (Ed.).Handbook of Research on Teaching. (3rd. ed.) New York: Macmillan Publishing Co., 1986.

FIRESTONE, W. A. Meaning in method: The rhetoric of quantitative and qualitative research. Educational Researcher, 16(7): 16-21, 1987.

GOWIN, D.B. Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1981.

JACOB, E. Qualitative research traditions: a review. ReviewofEducationalResearch, 57(1): 1-50, 1987.

KERLINGER, F. N. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo e Brasília: EPU – EDUSP e INEP, 1980.

MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. Pesquisa qualitativa em educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: o Vê epistemológico de Gowin. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1990.

MOREIRA, M.A. A pesquisa em educação em ciências e a formação permanente de professor de ciências. In Sánchez, J.M., Oñorbe T. y Bustamante, G. I. (Eds.) Educación Científica. Servicio de Publicaciones de laUniversidad de Alcalá, 1998.

MOREIRA, M.A. Pesquisa básica em educação em ciências: uma visão geral. Revista Chilena de Educación Científica, 3(1): 10-17, 2004.

SMITH, J. K. Quantitative versus qualitative research: an attempt to clarify the issue. Educational Researcher, 12(3): 6-13, 1983.

WIEMAN, C. (2013). Grand Challenge: Undergraduate teaching. Science, Vol. 340: 292-296, 2013.

WIEMAN, C. et al. Grand Challenges in Science Education. Science, Vol. 340: 291-323, 2013.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

MOREIRA, M. A.; RIZZATTI, I. M. Pesquisa em ensino. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020007, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/59. Acesso em: 1 nov. 2024.